Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Henrique Jorge - O primeiro conjunto habitacional construído em Fortaleza [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Henrique Jorge - O primeiro conjunto habitacional construído em Fortaleza


Inaugurado no dia 3 de maio de 1950, com o nome de Núcleo Presidente Vargas. Algum tempo depois passou a chamar-se de Casa Popular, devido ao grande número de construção de casas de um mesmo estilo.


Foto aérea do bairro - Por Paulo Targino Moreira

A história do bairro Henrique Jorge retorna ao século XIX, quando aquelas terras faziam parte da Parangaba e naquela área transitavam os rebanhos de gado pela estrada Barro Vermenho-Parangaba. Esta estrada ligava o Barro Vermenho (Antônio Bezerra) - Parangaba. Deste período da história ainda é possível ver o restante desta estrada, que agora é denominda Estrada do Pici e que é um dos limites do bairro; bem como a casa centenária que fica ao lado do Centro Social Urbano César Cals e o Riacho Cachoeirinha.


Riacho Cachoeirinha - Foto de Daniel Roman

Nos anos vinte do século XX, o advogado Daniel de Queiroz Lima, pai da escritora Raquel de Queiroz, adquire o Sitio do Pici, como sítio de veraneio para sua família, que localiza-se no território deste bairro. O casarão centenário do Sítio do Pici ou Sítio do Papai, ainda existe (Rua Antonio Ivo). A área do sítio foi loteada no anos 1970, expandindo assim os limites do bairro.



Linha Henrique Jorge - Foto da década de 60/70 - Arquivo Cepimar

Na década de 50, o bairro tinha poucas casas, tendo como proprietário de grande parte de suas terras o pai de Rachel de Queiroz, que também foi moradora do bairro, onde escreveu parte de seu livro "O Quinze", em seu quarto iluminado por uma lamparina. Ainda hoje a casa continua sendo propriedade da família.



Casa da família da escritora Raquel de Queiroz, no Henrique Jorge 
 Arquivo Diário do Nordeste


Nos anos 1950 do século XX, é construído um conjunto habitacional para os sargentos do 23° Batalhão de Comando, denominado Casa Popular, com os seguintes limites: ao norte rua Prof. Edigar de Arruda; ao leste rua Prof. Heribaldo Costa; ao sul rua Porto Alegre e ao oeste ao rua Maceió.


Rua Professor Paulo Lopes - Arquivo Jangadeiro Online

Na década de 60, o bairro mudou de nome: antes era Casas Populares e agora seria Henrique Jorge, em homenagem ao maestro nascido em Fortaleza, pai do governador Paulo Sarasate, amigo de Rachel de Queiroz e que era casado com Albanisa Sarasate e esta filha de Demócrito Rocha.
Henrique Jorge¹ era um maestro conceituado e admirado em Fortaleza, sendo posteriormente fundador da Escola de Música Alberto Nepomuceno na capital cearense.

Nos anos 1970, com a expansão imobiliária, expandiu os limites deste para as ruas: Teresina, Franco Rocha, Heribaldo Costa, 30 de Outubro, Brigadeiro Torres, Porto Velho, Matos Dourado, Chuí, Rio Maranguapinho, São Luís, Belém e Av. Perimetral.

Rua Eurico Medina - Foto de Rapper Ouriço

O bairro é composto por ruas que têm na sua maioria nome de capitais, apenas algumas têm o nome de pessoas ilustres. A antiga Rua Brasília, é a principal do bairro e atualmente chama-se Av. Senador Fernandes Távora, a antiga Salvador passou para Eurico Medina, que foi um líder comunitário do bairro. A rua Recife passou a ser Av. Audizio Pinheiro em homenagem ao proprietário da fábrica Unitextil localizada na referida rua.

Av. Senador Fernandes Távora

Com área de 1.344m2, o Henrique Jorge é um bairro da Zona Oeste de Fortaleza e faz parte da Secretaria Executiva Regional - SER III.

Datas históricas

seta.gif02 de junho de 1952 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF doa grande terreno para construção de um conjunto de 456 casas populares no Pici, pela Fundação da Casa Popular, ficando a cargo da prefeitura a urbanização, pavimentação e energia. Foi o Conjunto Habitacional Casa Popular, hoje denominado bairro Henrique Jorge.

seta.gif20 de outubro de 1953 - Inauguração do conjunto habitacional da Fundação da Casa Popular, no Pici, feito em cooperação com a Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, num total de 456 casas.

seta.gif01 de Novembro de 1963 - O bairro da Casa Popular de Fortaleza passa a denominar-se Henrique Jorge em homenagem ao musicista cearense.

seta.gif07 de novembro de 1963 - Publicado no Diário Oficial do Município - Diom nº 2.900 o texto da Lei nº 2.487 de 29/10/1963, projeto do vereador Sebastião Praciano, que denomina de Henrique Jorge o bairro conhecido por Casa Popular.

seta.gif30 de outubro de 1963 - Solenidade no Grupo Escolar Mariano Martins, com as presenças do governador Virgílio Távora, do prefeito Murilo Borges Moreira, do deputado Paulo Sarasate e do jornalista João Jacques Ferreira Lopes, que muda o nome do bairro Casa Popular para Henrique Jorge, homenagem ao maestro violinista Henrique Jorge Ferreira Lopes, pai de Paulo Sarasate Ferreira Lopes e João Jacques Ferreira Lopes, iniciativa do vereador Sebastião Praciano.
Na ocasião o prefeito Murilo Borges Moreira inaugura a avenida que liga o bairro ao Joquei Clube, com o nome de Avenida Brasília, hoje denominada Avenida Senador Fernandes Távora. 


seta.gif24 de novembro de 1971 - Inaugura-se o primeiro Centro Comunitário de Fortaleza, no bairro do Henrique Jorge, na Rua Coronel Matos Dourado s/n, recebendo a denominação de Centro Comunitário Governador César Cals de Oliveira Filho.
As senhoras Creusa do Carmo Rocha e Albaniza Sarasate descerraram a placa comemorativa da inauguração.
Hoje chama-se Centro Social Urbano Governador César Cals.


seta.gif08 de novembro de 1973 - Morre, aos 56 anos de idade, o empresário Audísio Pinheiro, fundador da Companhia de Expansão A. Pinheiro - Ciapan; Milarte Confecções Ltda; e Unitêxtil - União Industrial Têxtil, ex-deputado federal de 1962 a 1966, pela legenda PSD - PTB.
Foi sepultado no mesmo dia.
Nascera em Quixadá a 10/07/1917.
Tem hoje uma rua com seu nome no Henrique Jorge.


seta.gif16 de outubro de 1975 - Morre, às 17h30min, vítima de derrame cerebral, aos 51 anos de idade, na Casa da Saúde São Raimundo, o professor de direito José Miramar da Ponte, Procurador Judicial do Ceará, cearense de Sobral.
Nascido a 07/12/1923. Foi sepultado no Parque da Paz.
Existe hoje uma rua em sua homenagem no Henrique Jorge e João XXIII.


seta.gif30 de agosto de 1984 - Inaugurada a Unidade de Reabilitação do Deficiente Motor Dr. João Alberto Gurgel, no Centro Social Urbano Governador César Cals, no Henrique Jorge, com a presença do Ministro da Saúde, Waldir Arcoverde.

seta.gif05 de outubro de 1988 - Criadas, pelo Decreto nº 7.824, publicado no Diário Oficial do Município nº 8.970, a Escola de 1º Grau Santa Maria, funcionando na Rua Cuiabá nº 1465, no Henrique Jorge - Era a antiga Escola Reverendo Teixeira Rego - e a Escola de 1º Grau Alvorada, na Rua Angra dos Reis, nº 234, no Conjunto Alvorada.


¹Saiba mais sobre o homem que deu nome ao bairro:

Henrique Jorge Ferreira Lopes nasceu no dia 10 de fevereiro de1872, em Fortaleza.
Filho do pianista Victor Jorge Ferreira Lopes. Tornou-se um dos mais considerados violinistas do país, tendo desenvolvido sua arte praticamente sozinho, pois teve apenas as teorias iniciais.
Residiu alguns anos em Recife, onde fundou e manteve um conservatório.
Em Fortaleza, fundou o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.
Pertenceu a um dos mais significativos movimentos literários do Ceará - A Padaria Espiritual, com o pseudônimo de Sarasate Mirim.
Excursionou de Norte a Sul do Brasil, levando sua arte e recebendo os mais entusiasmados comentários da imprensa.
Organizou e dirigiu várias orquestras sinfônicas neste Estado.
Pai de dois eminentes cearenses, o Governador Paulo Sarasate e o cronista e jornalista João Jacques Ferreira Lopes.
Seu nome crisma um dos bairros mais populosos de Fortaleza.
Henrique Jorge faleceu em Fortaleza, em 6 de outubro de 1928 aos 56 anos de idade.
O féretro do maestro saiu de sua residência na Rua Barão do Rio Branco nº 298 para o Cemitério de São João Batista.


x_3bc6b2ba


Fontes: HJ Notícias, http://www.bairroantoniobezerra.com.br, Wikipédia, Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez, Revista do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) - 1983

24 comentários:

  1. Leila minha amiga me embriaguei na leitura, que riqueza de pesquisa... teu blog é uma biblioteca viva da nossa terra do sol... Desculpe o sumiço amiga, mas o trabalho está osso, com a mudança de prédio da depol e outras coisas navegar rareou, só que sou festeira e, como vem chegando o natal Vim te convidar para as brincadeiras BLOGUEIRO OCULTO e o MAGIA DO NATAL que estou lançando no salão azul da Ilha, o convite e o link se encontram lá... um beijo no coração e que tenhas um FDS "porreta" :)

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo amiga, o tempo anda corrido por essas bandas tbm! rs

    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  3. sou estudante do curso de História da UECE, gostaria muito de saber onde conseguiste essa informação acerca de ser o bairro H.J. o primeiro conjunto habitacional de Fortaleza. Desde já grato pela informação.

    ResponderExcluir
  4. Sou Jose Floriano, o estudante do curso de história. Te fiz uma pergunta e espero sua resposta o meu e-mail é joseflorianomotaneto@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José Floriano, boa tarde!

      O Henrique Jorge é o antigo Casa Popular e este foi o primeiro conjunto habitacional construído em Fortaleza.
      Vou te explicar melhor por e-mail, ok?

      Forte abraço

      Excluir
  5. Olá Leila, me chamo Vládia, sou estudante do curso de Geografia da UFC, estou fazendo minha monografia e tem muito a Haver com o processo histórico de formação do Bairro Henrique Jorge, estou com muitas dificuldade de encontrar mais informações, você poderia me informar as fontes desta pesquisa? desde já te agradeço muito. meu email é: vladinha28@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fontes, estão no final da postagem, Vládia!

      Forte abraço

      Excluir
  6. Leila, mas voc~e poderia me explicar a informação de que este bairro foi o Primeiro Conjunto Habitacional de Fortaleza? É muito importante para a minha monografia essa informações, desde já te agradeço.
    Ass: Vládia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vládia, o Henrique Jorge é o antigo 'Casa Popular' e este foi o primeiro conjunto habitacional construído em Fortaleza. O conjunto é da década de 50 e todos os outros, vieram depois dele.

      Abraços

      Excluir
  7. olá Leila, me explica uma coisa, o bairro foi inaugurado no dia 3 de maio de 1950, mas o terreno só foi doado pela prefeitura em 1952?

    Ass: Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi clara, boa noite!

      Em 03 de maio de 1950, é inaugurado o então Núcleo Presidente Vargas. No dia 02 de junho de 1952, a prefeitura doa terreno para a construção de 456 casas, criando assim o Conjunto Habitacional Casa Popular que depois recebeu o nome de Henrique Jorge.
      A segunda data, marca a doação do terreno para a construção das casas, ok?

      Abraços

      Excluir
    2. eu morei em herique jorge, nasci la e morei até 1976.

      Excluir
  8. gostaria q vc contasse a historia do conjunto alvorada

    ResponderExcluir
  9. Tenho 65 anos de idade, nossa família chegou ao bairro Casa Popular no dia 10 de agosto de 1954. Fomos oficialmente a terceira família a morar no bairro. Tenho muitas lembranças como era o bairro. Estou escrevendo um livro sobre o bairro. Nossa família tem muita a haver com o bairro, tenho muito o que contar. Minha infância, adolescência e juventude foram todas aí. Fazemos parte da história do bairro. Depois eu me identifico, por enquanto fico no anonimato. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa q legal,gostaria de ler seu livro sobre esse bairro,que já mudou tanto, tenho 29 anos e desde q nasci moro aki!!

      Excluir
  10. Leila, você é uma pesquisadora, sabe da história do bairro, eu sei de acontecimentos no bairro. Minha vida foi aí. Cheguei no bairro com 05 anos de idade. Sei tudo do início do bairro, suas famílias, moradores, fatos históricos do bairro, enfim, tudo sobre o bairro, isto é, até o ano de 1979 que foi quando vim para São Paulo. Depois eu me identifico, por enquanto fico no anonimato. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Leila, boa noite, amei a história, moro no Henrique Jorge há muitos anos, meu marido confirmou muita coisa que eu li aqui, uma coisa interessante que ele falou foi que o Sitio do Papai levou este nome porque o dono doava gentilmente muitas frutas das árvores. Estou fazendo um trabalho com meu filho de 8 anos, gostaria de colar uma dessa fotos antigas para enriquecer mais seu trabalho, mas no site não me permite. Vc sabe como devo fazer? Parabéns pelo trabalho e te agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bom dia!!!

      Me diz seu e-mail que envio as fotos para usar no trabalho do seu filho!

      Abraços e obrigada, que bom q gostou! :)

      Excluir
    2. Leila, bom dia
      Eu estou escrevendo um livro sobre o bairro Henrique Jorge. Atualmente moro em São Paulo. Minha infância, adolescência e juventude foi aí. Nós, nossa família temos história. Nós fomos oficialmente a terceira família a chegar no bairro. Preciso um contato com você. Eu sou a pessoa que já mandou comentários sobre o bairro. Já tenho um livro lançado, e estou terminando este novo trabalho. Meus E-mail é: mdomingosrocha@gmail.com, estou no aguardo. Manoel Rocha.

      Excluir
    3. Saudades de mais ainda lembro da casa da minha vó que tinha as características das casas populares

      Excluir
  12. Leila,Qual é a sua idade,Desculpe-me pela pergunta.

    ResponderExcluir
  13. Como é bom ter uma pessoa assim como você Leila, que é Nobre até no nome. Que ama a nossa cidade parabéns.

    ResponderExcluir
  14. O colégio Demócrito Rocha não foi sequer citado, estranho, por que !!??

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: