Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : O triste fim de Eva... [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sábado, 12 de novembro de 2011

O triste fim de Eva...


Boneca Eva no Estacionamento do Shopping Iguatemi em 1984.
Acervo pessoal de Ivan Gondim

Eva, a boneca que encantou toda uma geração de crianças nos anos 80, hoje encontra-se desmembrada e esquecida numa mata de Maia, uma cidade portuguesa no Distrito do Porto.

"O jardim do Zoo da Maia deixou de contar com a presença da famosa Boneca Eva, que durante vários anos mostrou a milhares de crianças como é e como funciona o corpo humano.

Apesar da sua importância, em termos educacionais, não teve o destino mais digno. Depois de lhe terem retirado todos os materiais com valor, acabou desmembrada numa mata do setor IV da Zona Industrial da Maia, em Moreira. Após denúncia anônima, o jornal online Primeira Mão foi encontrá-la em pedaços, distribuídos por nove amontoados, numa zona de mata, que funciona como depósito ilegal de resíduos, na Rua Carlos Teles de Meneses. Esta infração incorre numa multa que pode ir dos 1500 euros aos 3740 euros, no caso de pessoa singular.


O que foi apurado, é que a Boneca Eva foi retirada do jardim do Zoo, por um alegado negociador de ferro velho e sucatas de Vila Nova da Telha, a pedido da Junta de Freguesia da Maia, responsável pela gestão do jardim zoológico.

Foto enviada por Diego Sampaio - Acervo de Rossy

Ao jornal Primeira Mão, o presidente da junta, Carlos Teixeira diz não ter qualquer responsabilidade no sucedido. Explica que, através de um acordo verbal, o sucateiro comprometeu-se a retirar a boneca do local em troca do ferro que iria retirar, e que depois, “a mandava para os fornos em Santo Tirso”. Confrontado com o não cumprimento do acordo, apesar de ter sido apenas por palavras, Carlos Teixeira rejeita quaisquer responsabilidades.

Apesar de se tratar de uma situação de infração ambiental, contactada pelo jornal, a responsável pelo Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara Municipal da Maia, Helena Lopes, disse desconhecer o caso. O que se sabe é que, no âmbito de uma ação de fiscalização nas zonas florestais e matas do Concelho, a GNR da Maia esteve no local, tendo emitido um auto de contra-ordenação contra o infrator, neste caso o sucateiro. E de acordo com fonte do Destacamento da GNR de Matosinhos, o auto foi encaminhado para a Câmara Municipal da Maia."


Crédito: Newave

"Eva era uma boneca gigante que visitava as capitais do país em uma espécie de feira de ciências para crianças. Podia-se entrar dentro do corpo da boneca e vivenciar uma aula sobre o corpo humano, percorrendo os órgãos, tecidos e ossos... tudo bem kitsch, como ditava a moda dos anos 80. Um detalhe é que a boneca estava grávida e era possível ver o feto dentro do útero. Li na net que a boneca teve a filha e que se chama Camila. Camila tem passaporte colombiano e anda passando umas temporadas no México e no Peru. Camila também dispõe de elevador para levar os visitantes até a boca e é politicamente correta: ensina que as mulheres só devem engravidar quando se sentirem preparadas, fala sobre controle de natalidade e ainda diz que grávidas não devem fumar nem usar drogas."


Fiquei muito triste ao receber essa notícia da Karine Kira, que gentilmente me mandou o link do Jornal.
A Eva saiu do Brasil para nunca mais voltar?

Fonte: Jornal Primeira Mão

5 comentários:

  1. volta eva volta volta tem crinças querendo te ver linda eu tenho 9 anos por favor o meu sonho e ir em vc volta pro brazil volta fofa

    ResponderExcluir
  2. eu to muito triste de vc ter saido do brazil volta tem muitas crianças com saldades de vc como eu aminha mae falol de vc pra mim e eu quero te ver por favor vaz outra ou entao volta volta por favor volta fofo eu tenho 9 anos e eu quero te conhecer por favor volta por mim

    ResponderExcluir
  3. voolta eva eu estou super curiosa pra te ver volta com a sua filha!!!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito triste em saber o triste fim de Eva pois eu era adolescente quando ouvi falar de Eva mas não tive a oportunidade de ve-la .Agora é tarde.

    ResponderExcluir
  5. A boneca Eva foi reconstruída e recentemente foi inaugurada no alto do teleférico da cidade de Nova Friburgo RJ

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: