Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Clube Líbano Brasileiro - Fatos Históricos
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Clube Líbano Brasileiro - Fatos Históricos




O Clube Líbano na rua Tibúrcio Cavalcante, 271 - Foto de 1956 do Arquivo Nirez

Em 17 de março de 1923, é fundada a União Síria, funcionando em prédio na Rua Major Facundo nº 55 (altos).
Depois, a União Síria juntou-se à União Libanesa, formando a União Sírio-Libanesa, quando se mudou para a Avenida Santos Dumont, esquina com Rua João Cordeiro.
Quando mudou o nome para Clube Líbano Brasileiro, em 1947, mudou-se para a Avenida Santos Dumont, esquina com Avenida Barão de Studart, onde esteve até mudar-se para a sede própria, na Rua Tibúrcio Cavalcante nº 271.


No dia 15 de julho de 1947, nasce o Clube Líbano Brasileiro, sob a presidência de Aziz Ary (primeiro vice-cônsul libanês).



Década de 60 - Arquivo Pedro Leite

Em 22 de novembro de 1947, inaugura-se a sede provisória do Clube Líbano Brasileiro - seção do Ceará, na Avenida Santos Dumont nº 1028, na Aldeota.



Avenida Santos Dumont nº 1028, provavelmente local onde funcionou o Líbano na Aldeota - 
Foto Viny321


No dia 23 de abril de 1955, foi lançada a pedra fundamental da nova sede do Clube Líbano Brasileiro, na Rua Tibúrcio Cavalcante, na Praia do Meireles.

A equipe de basquetebol do Clube Líbano Brasileiro, enfrentou a equipe do Náutico em 21 de janeiro de 1955, quando o Náutico Atlético Cearense - NAC sagra-se tricampeão cearense de basquetebol, ao vencer por 41 x 36.
Quadros e cestinhas: Náutico: Chiquinho (4), Bruno (2), Carlos (10), Carlito (2), Newton (6), Luizão (10), Faria (1) e Bebeto (6); Líbano: Joca (1), Geraldo (11), Luciano (8), Pinga (10), Ferreira (1), Edilberto (5) e Fuzil.




Festa de coroação da Rainha da Imprensa no Clube Líbano Brasileiro em 18 de junho de 1960.  Foi coroada Regina Sampaio Meyer.



Em 17 de fevereiro de 1962, é coroada a Rainha da Imprensa, em festa realizada no Clube Líbano Brasileiro, Maria Luísa Barbosa Chaves (Maria Luísa Chaves), e as princesas Stela Cabral de Araújo e Ismene Soares, com atuação da cantora Leny Eversong e do tenor Vicente Celestino.  

No dia 04 de julho de 1966, morre aos 63 anos de idade, o comerciante Aziz Ary, cônsul do Líbano no Ceará, um dos fundadores e ex-presidente do Clube Líbano Brasileiro.  Nasceu em Zahle, Líbano, em 16 de abril de 1903, vindo em 1909 para o Brasil com seus pais, que se fixaram no Ceará. Casou-se em 1932 com Neuza Romcy, de cujo consórcio houve 9 filhos.



Fontes: Cronologia Ilustrada de Fortaleza e Revista do Instituto do Ceará 
(Histórico, Geográfico e Antropológico) - 1985

12 comentários:

  1. Oi Leila!
    Adorei seu blog! Super interessante!
    Sou neta de Aziz Ary e Neuza Romcy e fiquei muito feliz em ler sobre eles no seu blog porque, realmente, eles fizeram parte da historia de Fortaleza.
    Se me permite, duas pequenas correções: Ary (com y) e ele nasceu em Zahle (lê-se 'Zarle').
    Parabens!!!!
    Mirela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirela, sempre fico muito feliz de receber um comentário de algum parente de homenageados e mais ainda, quando a postagem cumpre o seu papel, que é o de homenagear!
      Já fiz as correções, e agradeço a ajuda! :)

      Forte abraço

      Excluir
  2. Leila, hoje que tomei conhecimento do seu trabalho de pesquisadora. Magnífico. Resgatar a história de nossa Fortaleza é para poucos. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Leila, é sempre louvável resgatar nossa história. Vivi minha infância e adolescência no clube Líbano, era frequentadora diária, e tenho grandes e boas recordações dá época. Fiquei feliz em ver a foto do clube.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns leila, eu também fico grata porque vc me fez lembrar de minha adolescência, porq nessa época eu vivia por la... Amei vê a foto porq na epépo eu nao tirei nenhuma... Que saudades desse lugar 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suely, fiquei feliz demais pelo seu comentário! <3

      Excluir
  5. Aziz Ary chegou do Líbano logo depois do final da primeira guerra mundial,em 1920,com 18 anos de idade. Sou o segundo filho dele, me chamo Cesar Aziz Ary. Abrs

    ResponderExcluir
  6. Cesinha, a pimeira Rainha da Imprensa do do Ceará foi a minha irmã Nycinha Fecury.

    ResponderExcluir
  7. A nossa Leila é uma estrela de primeira grandeza. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Quanto ao Clube Líbano Brasileiro, o primeiro diretor não libanês a ser admitido, consta-me ser o meu pai, Geraldo Nunes Teixeira,

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: