Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Colégio Cearense Sagrado Coração - O Marista [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quarta-feira, 24 de março de 2010

Colégio Cearense Sagrado Coração - O Marista




Fundado em Janeiro de 1913 pelos padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé, o Colégio Cearense foi uma das escolas mais tradicionais do Estado do Ceará. Ao longo de quase um século de existência, o Colégio Cearense tem uma das mais belas páginas do ensino particular de Fortaleza e registra em seus arquivos a passagem de nomes que fizeram história na vida política, econômica e social do Estado do Ceará.
O Marista não resistiu ao tempo...

As novas redes de escolas particulares que surgiram nos últimos 30 anos fizeram sucumbir escolas tradicionais, como o Marista e o Colégio Dorotéias.


Arquivo Nirez

"Vinda de uma outra escola, a menininha perguntou ao então diretor do Colégio marista Cearense o motivo pelo qual não se elegia a rainha do Colégio Cearense. Com paciência de santo, o diretor respondeu que não era necessário, pois todas as alunas da escola eram rainhas do Colégio Cearense. Não sei se de início a garota aceitou muito bem, mas depois, com certeza.

Ver o diretor catando papel na hora do recreio ou até mesmo “batendo uma bolinha” com os alunos, era coisa mais que comum naquela escola: a pedagogia da presença, sabíamos.

Na maioria das escolas, meninos e meninas não vêem a hora de ir pra casa. Não lá. Ao contrário, “precisavam ser mandados embora”, pois se dependesse deles, não arredariam pé. Aqueles que estudavam à tarde chegavam cedo, quase pela manhã. Os que estudavam pela manhã entravam pela tarde. Chegava a noite e, meninos e meninas ainda preenchiam de alegria as quadra e pátios do Colégio Cearense.



Fachada do Colégio Cearense Sagrado Coração, fundado pelos esforços do cônego Climério Chaves, padre Misael Gomes da Silva, monsenhor Otávio de Castro e monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé) no dia 04/01/1913. Funcionou na Rua da Amélia nº 146 (Rua Senador Pompeu), Rua 24 de Maio, na praça Marquês do Herval (atual Praça José de Alencar), onde depois esteve a Rádio Iracema, indo depois para a Rua Barão do Rio Branco, no local onde hoje se levanta o Edifício Diogo e por fim foi para prédio próprio na Avenida Duque de Caxias nº 37(antigo, hoje 101), em 1917. Em 1916, a administração passara para os Irmãos Maristas, sendo seu primeiro diretor o Irmão Epifânio. Em 1931, editou a revista "Verdes Mares...". Encerrou suas atividades já com o nome de Colégio Marista Cearense em 31/12/2007. A foto data dos primeiros anos da década de 30. Nirez

Para quem não teve a chance de estudar ou trabalhar lá é difícil compreender exatamente o que era tudo aquilo. No coração de Fortaleza ( como imaginar uma cidade sem coração?), “por Deus, pela Pátria e por Maria...”, o Cearense formou muita gente boa. Dizem que muita gente que é importante ( todo mundo é importante!) e famosa passou por lá. Mas fiquemos apenas com os bons. E por formar gente boa o Cearense pagou um preço muito alto. 



Turma de Edson Queiroz - 1932 - Arquivo Nirez

Formar cidadãos exige responsabilidade, respeito e ética. O Cearense jamais negociou o “passe” dos seus alunos, jamais os dividiu em vencedores e perdedores, nem estampou seus rostos, como produtos, pelos quatro cantos da cidade. Assim, como diz a canção: “ o preço que se paga às vezes é alto demais”. Dessa forma, o anúncio de que o Colégio Cearense fechou suas portas no dia 31 de dezembro de 2007, além de enlutar o coração daqueles que lá conviveram, deveria servir de motivo para debates acerca das escolas que temos, do ensino que oferecem. Mas afinal, que educação precisamos? Mas como sempre acontece, nada será feito. No máximo, algumas pobres notas nos jornais. Um abraço no Colégio? Talvez.

O mais importante mesmo é que o Colégio Cearense fecha, mas não acaba. Ele estará sempre nos corações e nas atitudes de cada homem e de cada mulher, que quando menino, menina, jovem ocupou seus bancos, suas quadras, seus pátios... Seu ventre."

Carlos Carvalho


Acervo pessoa de Alexandre Verino

Uniformes da década de 80:


Uniforme feminino de vôlei 8ª série




Uniforme 7ª série 




Crédito: blog do Luciano Dídimo

No dia 31de Dezembro de 2007 o colégio encerrou suas atividades e fechou suas portas.
Os alunos, professores e funcionários foram informados através de uma nota entregue pela UNIÃO NORTE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO – UMBEC.

De acordo com o documento, o motivo foi decorrente à evolução do tempo, à expansão da cidade, a diminuição das áreas residenciais adjacentes que tornaram inviáveis a manutenção da escola. O Marista no Ceará estará presente com a Faculdade Católica do Ceará, com o Colégio Marista do Mondubim e os projetos sociais na casa de acolhida de Abreulândia e das cidades de Aracati, Iguatu, Maranguape e casas provinciais.


Segundo materia publicada no jornal O Povo, a queda no número de alunos foi um dos fatores determinantes para o fechamento da escola. O Marista chegou a ter 5,2 mil alunos na década de 70. Antes do fechamento, estava apenas com 549.


PLACA EM HOMENAGEM AOS ALUNOS QUE ESTUDARAM DA ALFABETIZAÇÃO AO 3o CIENTÍFICO - Ano: 1988




Crédito: blog do Luciano Dídimo

"No corredor que leva à sala da diretoria, há fotos de turmas de alunos de diversos anos, como as de 24, 42 e 60. A foto da turma de 2007, quando for colocada, será a última. No dia 31 de dezembro de 2007, o Colégio Marista Cearense, no Centro, fechará suas portas definitivamente. No local, será mantida apenas a Faculdade Católica do Ceará (FCF). A unidade do Colégio Marista no Mondubim continuará funcionando.

Para o diretor-geral da instituição, o irmão Ailton Arruda, a falta de alunos foi determinante para o fim das atividades. "Quando fui diretor daqui pela primeira vez, na década de 80, havia 4,4 mil alunos. Hoje, são 549 e apenas no turno da manhã. Vários fatores levaram a isso. Não soubemos acompanhar a mudança do tempo", comenta.

Segundo o diretor, a possibilidade de fechamento vinha sendo cogitada há cerca de oito anos. Nesse período, argumenta, houve várias tentativas de reverter a situação, como as mudanças ocorridas na administração, mas elas não surtiram efeito. "Houve uma melhoria na administração. Antes, só uma pessoa era responsável pelo colégio e dependíamos muito de quem estivesse à frente. Hoje, temos várias gerências específicas".

Sem alunos, as finanças entraram em colapso. No primeiro semestre deste ano, a entidade mantenedora do Marista Cearense, a União Norte Brasileira de Educação e Cultura (Unbec), teve de desembolsar cerca de R$ 500 mil para manter o colégio funcionando. O diretor nega, no entanto, que o colégio tivesse encerrado suas atividades por causa de dívidas. "Não devemos a nenhum dos nossos fornecedores. Agora, em vez do dinheiro da Unbec estar sendo usado para investimentos, ele estava sendo usado para a manutenção escolar. Tivemos, então, de tomar a decisão estratégica de fechar".

Ainda segundo o religioso, a folha de pagamento ultrapassa em 8% a receita do colégio. O Marista tem cerca de 150 funcionários e a grande maioria não poderá ser reaproveitada na Faculdade Católica por falta de qualificação depois do fim das aulas. Para os que trabalhavam em tempo integral, ele afirma que haverá um trabalho de recolocação profissional. A estimativa é que a instituição terá de gastar R$ 1 milhão em encargos trabalhistas. "


Olimpíada no Marista, uma verdadeira alegria


Turma do Grêmio José de Alencar - 1987


Foto de 1985


Crédito das fotos: blog do Luciano Dídimo


Fátima Araújo, avó de aluno:


"É triste ver um colégio com quase 100 anos fechar suas portas. Tá sendo muito difícil aceitar isso. É uma escola tradicional, com uma integração familiar que você não acha nas outras. Não me conformo."

Rafael Holanda, ex-aluno:


"É uma triste realidade. Mas o fechamento do colégio não apagará a missão Marista. A presença dessa congregação em Fortaleza não morre. Ela continua no Colégio Marista do Mondubim e na Faculdade Católica."

Sebastião Freitas, ex-funcionário:


"Estou muito sentido, trabalhei durante 13 anos no Cearense. Hoje estou na Faculdade, mas ainda assim vou sentir, pelos alunos, os funcionários. Mas tenho certeza de que a missão continuará. Quem é Marista sabe."


Relíquias preciosas para quem fez parte do colégio e que estarão sempre bem guardadas ...



Carteira de estudante - 1986



Boletim escolar 1977 


Boletim - 1981



Boletim 1982


Crédito: blog do Luciano Dídimo

Nota:

- A Congregação Marista foi criada em 1817, na França, pelo padre Marcelino Champagnat e chegou ao Brasil em 1897, em Congonhas do Campo (MG).

- O Colégio Cearense foi fundado em 1913 pelos padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé. Dois anos depois, foi entregue aos missionários maristas.

- A instituição funcionou em dois endereços diferentes (ruas 24 de Maio e Barão do Rio Branco) antes de ser transferida sua sede definitiva, na avenida Duque de Caxias, 101, em 1917.

- Em 1926, foi concluída e inaugurada a grande capela. Em 1935, foram acrescentados os dois martelos, onde ficavam localizados os dormitórios para 250 internos e o atual auditório.

- Entre os princípios que norteiam a educação marista está a educação integral do ser humano, contemplando o plano físico, intelectual e espiritual.

A história completa pode ser encontrada
aqui


Fotos do final da década de 70 e começo da déc. de 80:



Alfabetização - 1977


Desfile da abertura das olimpíadas de 1980



1980



Também das olimpíadas de 1980

Renata (rainha da 1ª série) ainda menina desfilando na abertura das olimpíadas de 1980.


Essa menininha é Renata Maria Braga de Carvalho que faleceu em 28/12/1993 devido a um tiro disparado por Wladimir Lopes Porto, sendo o crime conhecido como "o caso da Bailarina" .

Desfile de abertura das olimpíadas - 1982



Abertura das olimpíadas de 1982



Desfile da abertura das olimpíadas de 1982 - 6ª série

Crédito das fotos: blog do Luciano Dídimo

Depois de décadas dedicadas ao ensino, ele fechou suas portas, deixando saudades em quem passou boa parte atrás daqueles portões...

Alunos em protesto ao não fechamento do colégio

" A lição já sabemos de cor, só nos resta aprender"










Colégio Cearense no Programa Irapuã Lima :

 

Crédito Haroldo Tajra

Se você é ex aluno e gostaria de reencontrar antigos amigos, pode se cadastrar nesse site:  Ex Alunos


Editado em 19/10/2013:

O Colégio Marista anunciou fim das atividades do ensino superior. Espaço pode ser demolido para virar um shopping center. :( Vamos deixar?

Uma ex-aluna do Colégio Marista, de Fortaleza , colhe assinaturas em uma petição On-Line pelo tombamento do prédio da escola, na Avenida Duque de Caxias, Centro de Fortaleza. A petição também pretende evitar que o prédio seja demolido para dar lugar a um shopping. Nesta semana, foi anunciado o fim das atividades no local, que depois de abrigar uma tradicional escola de ensino médio, passou a ser uma universidade.
“Essa notícia nos deixou extremamente tristes e inconformados. Como uma instituição, ou melhor, um prédio histórico que possui 100 anos de história pode simplesmente ser derrubado sem nenhuma reivindicação”, questiona a autora da petição, Laura Andrade.
O objetivo é coletar 10.000 assinaturas. Até a manhã deste sábado, a petição havia alcançado 1.049 assinaturas . O objetivo é chamar atenção dos vereadores de Fortaleza para que aprovem o tombamento do prédio, o que impediria, por força de lei, a demolição do prédio.


43 comentários:

  1. Muito rico em informações este site. Parabens. Como faço para conseguir fotos de outras turmas?? agradeço

    ResponderExcluir
  2. Olá! Muito obrigada pelo comentário e pelo elogio :)
    Entra nesse blog: colegiocearense1988.blogspot.com lá vc irá encontrar várias fotos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas fotos...Será será um Escola especial, não podem fazer isso com essa instituição. Olhando esses arquivos você fica com água nos olhos. Imagina o povo dessa época vendo esses arquivos e lembrando de tempos bons e pensar que podem destruir essa escola que foi maravilhosa na vida de muitos. Não vamos deixar isso aconter...

      Excluir
  3. Mocidade do Colegio Marista
    aa sombra do estandarte de Maria,
    avante marchemos pela conquista
    do saber do sublime ideal,
    marchemos na estrada do saber,
    por Deus, pela Patria, por Maria (2x)
    sempre trabalhar, sempre trabalhar,
    lutar e vencer.

    Fui aluno do Colegio Cearense de 1966 ateh 1979,
    da alfabetizacao ao terceiro cientifico. Fiquei muito triste com o fechamento do colegio. Hoje sou Americano/Brasileiro, vivo em Massachusetts-USA, devo todo o meu sucesso aqui, nas terras do Tio Sam, aa educacao que me foi dada por este grande e inesquecivel Colegio Cearense.
    Francisco de Castro e Silva Jr - "Chiquinho".

    ResponderExcluir
  4. Como poderia receber fotos do Cearense da epoca de 1944 a 1952, quendo fui aluno desse inesquecível momento de minha vida.
    Marcelo Soares de Aguiar, Mauricio Soares de Aguiar, Abelardo Soares de Aguiar,Fernando Soares de Aguiar. Como eu gostaria junto com os mesu irmãos das coisa mais antigas que convivemos.

    ResponderExcluir
  5. Como seria possivel, colocar-se em uma sala da Faculdade Marista, um Memorial não só fotos mais documentos originais existentes nos chamados arquivos mortos, que sei existirem, pois em uma das visitas feitas ao predio, localizei o Certidão de Nascimento de um primo e irmão, que não me foi possivel resgatar


    Marcelo Soares de Aguiar
    Um sempre Marista

    ResponderExcluir
  6. Em um livreco escrito por mim recordo os anos de 1944 a 1952
    Lembrando esses tempos de emoção e saudade, revivendo essa epoca de ouro da educação Marista, que tive a honra de pertencer.

    74 anos mas, continuo Marista de coração



    Marcelo Soares de Aguiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sogro estudou na sua epoca,stelio aguiar

      Excluir
  7. Oi Marcelo, seria sem dúvida maravilhoso se fizessem uma exposição como a que vc sugeriu, tenho certeza que todo ex aluno gostaria de ter resgatado esse pedaço de sua história e recordar o próprio passado!

    Eu sou apenas uma humilde "curiosa", nem ex aluna eu sou, mas pode ter certeza, amaria conhecer mais sobre o Marista e estaria na primeira fila pra apreciar essa exposição rsrs

    Abraços e obrigada pelos comentários

    ResponderExcluir
  8. É, pelo visto, uma vez Marista, sempre Marista, né? rsrs
    Deve ser muito interessante esse livro que vc escreveu...

    ResponderExcluir
  9. Trabalhei no Colégio Marista Cearense,(no SOE), durante algum tempo e é interessante perceber que, tudo o que aprendemos, enquanto lá estivemos, ainda hoje é alicerce e rota para nossas vidas,(educandos e educadores). É verdadeira formação afetiva. Afinal, "Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos" (Marcelino Champagnat), não é para quem quer...é para quem sabe! Quem conhece um ex-funcionário, ex-professor ou um ex-aluno Marista, sabe que o Colégio Marista Cearense não acabou. Ele vive em nossas vidas, em nossos corações!

    ResponderExcluir
  10. Estudei no Marista Cearense de 1980 a 1985. Foi muito bom. Pena que não consigo me relacionar com ex-colegas nos dias de hoje. Tem algum site??

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Só conheço o blog do Luciano Dídimo,
    talvez ele saiba melhor que eu te dar
    alguma notícia sobre ex alunos.

    http://colegiocearense1988.blogspot.com

    Abraços e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  12. Sou do rio de janeiro meu pai era joaõ jucá neto filho de joão juca filho e cecilia anastacia jucá estou a procura desses meus parentes aunica coisa que sei deles é que eles moravam no marista e estudaram no marista, pô me ajuda ai se souber de alguma informação meu email é deiltonjuca@live.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Deilton! Vou torcer que
    apareça alg com alguma notícia sobre
    seus parentes, a esperança é sempre a
    última que morre, por isso, não perca
    nunca a fé de encontrá-los. Se tiver algo
    que eu possa fazer, pode pedir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Leila,

    Para quem quiser saber mais informações das turmas tem o site http://www.exalunos.com/ que relaciona os ex-alunos que se cadastraram nesse site. É só clicar no ano que a pessoa concluiu/concluiria o segundo ano do segundo grau no colégio cearense, aparecerá no lado esquerdo a opção "cadastrados nessa turma", para ter acesso aos emails do pessoal, acho que a pessoa tem que se cadastrar.

    Abraço,

    Jaymesson

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Jaymesson!
    Nossa, muito interessante
    esse site!
    Que notícia maravilhosa vc
    trouxe para inúmeras pessoas que procuram
    por seus amigos, obrigada mesmo!

    Abraços e mais uma vez, muito, muito
    obrigada pela informação, vou incluir
    na postagem.

    ResponderExcluir
  16. olá, eu sou aluna da faculdade católica antigo colégio cearense e lendo essa materia percebi uma coisa, é incrivél como esse clima marista continua lá algumas colegas estudaram lá nos tempos de colégio e hoje ainda estão lá fazendo faculdade. quem bebe da agua do colegio nunca deixa de ser marista.

    ResponderExcluir
  17. Não fui aluna mas lembro bem do colégio. Seu site é bem interessante. gostaria de saber como faço para localizar um amigo que estudou lá por volta do 1980 ou 1982. Não localizei aqui na relação. talvez ele nunca tenha entrado em contato, mas nos arquivos é possivel encontrar pistas? O nome dele ITALO PEREIRA NETO (jogava baquete pelo colégio também, depois fez economia na ufc. Mas eu perdi o contato há muitos anos.

    ResponderExcluir
  18. Oi! Bom dia!

    No final da postagem tem um link para procurar ex alunos por turma, vc já viu?
    Basta fazer um cadastro para ter acesso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. LEILA NOBRE, TAMBEM FAÇO PARTE DESTA IRMANDADE MARISTA, POIS TODA MINHA BASE EU AGRADEÇO AO COLEGIO CEARENSE POIS SEM ELE EU ACHO QUE NÃO TERIA CONDIÇÕES DE ESTA ENFRENTADO O QUE EU ESTOU.

    DECADA DE 1958 A 1968.

    ABRAÇOS. WALTERIO CAVALCANTI FILHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua base é ótima, sinal q o colégio é muitooooo bom mesmo! :)

      Se fosse outra pessoa, com outra cabeça e sem a sua formação, já teria desistido e se deixado vencer!

      Lhe admiro muito, amigo Valtério!

      Abraços

      Excluir
  20. SOU EX ALUNO TURMA 1982. TENHO MUITAS SAUDADES, COMO GOSTARIA DE REVER FOTOS DE EVENTOS DE 1977 A 1982

    ResponderExcluir
  21. Fui aluna do cursinho em 1975. gostaria ver a lista dos alunos noturno dessa época

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final da postagem, tem um link para ex alunos.

      Abraços

      Excluir
  22. Oi Leila,
    por favor queria saber onde comprar a blusa para o centenário do colégio? Vc sabe?

    Silvana Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, bom dia!

      Eu não sei, mas vc pode se informar na página do evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/187538728053151/

      Abraços

      Excluir
  23. Fico feliz por ter sido citada! E espero que todos assinem e compartilhem a petição nas redes sociais. Já passamos de 1 mil, não é difícil conseguir. Vamos preservar nosso querido colégio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte com o Fortaleza Nobre, Laura. Vamos lutar para conseguir reverter essa situação.

      Abraços

      Excluir
  24. Estudei de 1970 a 1981. Lamento profundamente o fim do Colégio Cearense. Foi um colégio sem comparação com qualquer outro. Alexandre Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Alexandre!

      Abraços e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  25. Meu marido já estudou no Cearense e tenho uma amiga que tbm estudou. Fico impressionada com o carinho que eles sentem pelo colégio. Eu nunca estudei lá e tbm gosto do colégio só pelas boas coisas que ouço de lá. É uma pena :'(

    ResponderExcluir
  26. E AGORA NO FINAL DESTE ANO A FACULDADE IRÁ FECHAR AS PORTAS TAMBÉM. ESTÃO FALANDO QUE O PRÉDIO CENTENÁRIO SERÁ DEMOLIDO E SERÁ CONSTRUÍDO UM SHOPPING. TÁ ROLANDO UM ABAIXO-ASSINADO NO SITE https://secure.avaaz.org/po/petition/Tombamento_do_Colegio_Marista_Cearense_Diga_nao_a_construcao_do_Shopping/?sZbLKfb
    ASSINEM, POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  27. Amiga LEILA NOBRE, meus respeitos!
    Também estudei no excelente Colégio Cearense, lá pelos idos de 50, 51 e 53. E nem preciso lhe
    dizer da minha saudade imensa! A notícia de sua extinção e a consequente derrubada de suas
    colunas deixou-me perplexo! Foi um golpe profundo no meu coração já enfraquecido. Jamais
    imaginei, nos meus 80 anos de vida, fosse presenciar tamanho descaso de nossas autoridades
    no ensino, em não encontrar uma solução positiva para um Educandário de tamanha
    expressão para o ensino no nosso País, como o Cearense! Não me canso de enaltecer os
    maravilhosos ensinamentos proporcionados pelos Irmãos Maristas do Cearense. Desculpe-me
    a repetição mas, é lastimável o acontecido, esse descaso! Não encontrar uma solução plausível
    para o não fechamento dessa Instituição de ensino ímpar, foi de uma incompetência
    incompreensível. Na luta pela vida, minha amiga, tive alguns sucessos graças ao que aprendi
    naquele Educandário. Minha alma está de luto, meu coração entristecido. Que posso eu dizer
    aos meus netos para que mantenham a esperança no futuro, se exemplos como esse se
    repetem Brasil a fora? Como vou dizer a eles que um Colégio de excelência, como o Marista,
    fechou suas portas por falta de recursos financeiros? Amiga Leila Nobre, desculpe meu
    desabafo! Já me alongo muito, amiga, e o seu tempo vale ouro. Prossiga nesse trabalho
    inestimável que Você presta aos amigos de Fortaleza, no resgate fecundo de nossa história!
    Meus cumprimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compartilho dessa imensa tristeza que sentes, pois sei do valor inestimável dessa instituição de ensino.

      É lamentável que no nosso país não exista uma lei de proteção para escolas como o Cearense que tanto já fez pela educação de nossa cidade. Vários ilustres dessa terra já passaram pelas salas do Colégio, tantos nomes fizeram história e com certeza, muito desse mérito se deve ao Cearense.

      Um absurdo sem tamanho, difícil mensurar o sentimento de todos q já passaram por lá ou mesmo o meu, q mesmo sem nunca ter estudado na instituição, sei do seu valor!

      Forte abraço

      Excluir
  28. QUE BELA COMEMORAÇÃO O CENTENARIO MARISTA.
    TIVE A HONRA DE ESTAR PRESENTE E JAMAIS ESQUECEREI ESSE MOMENTO MARAVILHOSO
    MARCELO AGUIAR - 1944 1 952 - ALUNO-

    ResponderExcluir
  29. A pedagogia Marista ainda pode ser vivida na Escola Marista Sagrado Coração, situada na Maraponga. Escola Social sem fins lucrativos.

    ResponderExcluir
  30. Esse colégio já fechou, se sim, como conseguir segunda via do comprovante de conclusão do ensino médio ?

    ResponderExcluir
  31. Leila quase chorei ao ver irmão Urbano,tudo o que aprendi de bom de belo de nobre foi nos corredores e salas no campo na antiga cantina do Português Sr Alcino.Minha professora de português era Madge Eschalmam,Deus como podem pensar em demolir um património Sagrado para quem foi é e sempre aluno Marista? Um crime.Mas por Deus pela patria e por Maria...ninguém rouba ,apaga o que nos foi semeado com amor disciplina.Amor é o que sinto.Com profunda saudade e respeito saúdo a todos.
    Leila você é exemplo do que somos e apredemos.Agora que encontrei este sítio voltarei sempre.WG.S ,RPAG onde está você. meu inesquecível amigo. 85,86,87?
    Liga para mim,VCS cadê vc amada?

    ResponderExcluir
  32. Leila quase chorei ao ver irmão Urbano,tudo o que aprendi de bom de belo de nobre foi nos corredores e salas no campo na antiga cantina do Português Sr Alcino.Minha professora de português era Madge Eschalmam,Deus como podem pensar em demolir um património Sagrado para quem foi é e sempre aluno Marista? Um crime.Mas por Deus pela patria e por Maria...ninguém rouba ,apaga o que nos foi semeado com amor disciplina.Amor é o que sinto.Com profunda saudade e respeito saúdo a todos.
    Leila você é exemplo do que somos e apredemos.Agora que encontrei este sítio voltarei sempre.WG.S ,RPAG onde está você. meu inesquecível amigo. 85,86,87?
    Liga para mim,VCS cadê vc amada?

    ResponderExcluir
  33. Quem poderia me informar quem era o diretor do cearense em 1982? Wbajr@hotmail.com Wilson Junior

    ResponderExcluir
  34. Valério Uchôa.
    Fui aluno desse fabuloso Colégio. Época do irmão Luís(Diretor) irmão Ovídio, irmão Urbano, irmão Valentin e tantos outros.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: