Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


domingo, 16 de janeiro de 2011

Colégio Christus



O Colégio Christus foi fundado, em 1951, pelo professor Roberto de Carvalho Rocha, recém-chegado dos Estados Unidos, onde passou cinco anos estudando na Universidade de Washington para formar-se em Teologia e Educação. Nessa época, essa instituição escolar foi denominada como Instituto Christus.




       Nesse ano, a sede em que funcionava essa casa de educação era alugada, localizava-se na Rua Silva Paulet, 1222, e recebia alunos do Jardim da Infância, da Alfabetização e das séries do Curso Primário: 1ª, 2ª e 3ª.




       Como houve significativo acréscimo no número de alunos nos anos de 1953 e de 1954, o Instituto Christus passou a funcionar na Avenida Santos Dumont, 1890, ainda em prédio locado. Entretanto, a partir de 1955, a referida instituição conquista a primeira sede própria, situada na Rua João Carvalho, 630, que se denominou Ginásio Christus, por ter recebido autorização do Ministério de Educação para o funcionamento do Curso Ginasial. 




       Em 1961, uma nova autorização lhe é concedida: o funcionamento do Curso Colegial. A instituição passou a se chamar, então, Colégio Christus.




       A partir de 1989, o Colégio Christus começou a se expandir por vários locais de Fortaleza. Há, atualmente, unidades dessa instituição nas seguintes regiões: Aldeota, Dionísio Torres, Parquelândia e Cambeba/Lagoa Redonda.




       Hoje, o Colégio Christus recebe crianças desde o Infantil II até o 3º Ano do Ensino Médio (Pré-Universitário).



Apresentação do Christus em 1976 a terceira é a bailarina Madiana Roncy

       O nome Christus remete à razão de ser de sua fundação e existência: levar crianças e jovens a conhecer e viver os ensinamentos de Jesus Cristo. Todos que se integram a essa instituição deverão estar conscientes de que irão ser, continuadores da missão de Jesus: estabelecer, na Terra, o Reino de Deus, Reino de Fraternidade e Paz.


Marcha do Christus em 1971


Rachel de Queiroz no pátio interno do Christus da João Carvalho.

       
Site do colégio: http://www.christus.com.br e Fotos da Fan Page Oficial do Christus

4 comentários:

  1. Fui seu aluno de 81 a 88, ensino rígido e puxado, mesmo que você não quisesse estudar, entrava "por osmose". Fez toda diferença, em muitos momentos da minha vida, me deu muita base. Coordenadora Suzana e seus olhos (quem lembra, sabe do que falo).
    Gostaria de ver alguma coisa sobre o saudoso Colégio General Osório e a Escolinha José de Alencar (ou era Educandário? não lembro), que ficava na José Lourenço com Catão Mamede, ainda existe a casa, mas está completamente abandonada. Nessa escola fiz Jardim I e II na década de 70, era praticamente um sítio com vários animais. Leila, você e seus colaboradores fazem algo grande e de valor, podem ter certeza!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel, muito obrigada mesmo!
    Vou pesquisar sobre o Colégio
    General Osório, se eu tiver
    êxito, faço uma postagem. rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço ex alunos do colégio general Osório. Se tiver interesse aqui está meu contato: renatajmacedo@gmail

      Excluir
  3. Que orgulho saber que fiz parte dessa história em 2012! estou em uma dessas fotos!!!

    ResponderExcluir