Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Hospital Geral de Fortaleza - 1980-1990 (II parte)
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Hospital Geral de Fortaleza - 1980-1990 (II parte)





1980
Adquire-se para o Serviço de Endoscopia um Colonoscópio, realizando-se os primeiros exames no Estado do Ceará. Realizava-se também o primeiro procedimento terapêutico endoscópico de eletrocoagulação de ectasias vasculares.



1983
Realizava-se o primeiro transplante renal realizado com pioneirismo pela equipe chefiada pelo Dr. João Evangelista Bezerra Filho e inaugurava-se o Laboratório de Human Leukocyte Antigen - HLA. Aconteceu o IV Jornada Regional de Saúde do INAMPS – CE e XII Encontro Anual do HGF, com apresentação da produção científica do hospital e congregação de seus profissionais e comunidade acadêmica. Os Centros de Estudo são substituídos pelos Centros de Aperfeiçoamento das Equipes de Saúde (CEAPES), publicava-se o primeiro boletim informativo e promovia-se o curso sobre Trabalho Científico.


“No momento em que se realiza em Fortaleza a 4º Jornada Regional de Saúde do INAMPS do Ceará e o 12º Encontro Anual do Hospital Geral de Fortaleza, destaco a importância e adequação desses eventos na medida em que a Previdência Social, através do INAMPS, implanta no país o novo plano de reorientação de assistência a saúde”.
 Dr. Antero Coelho Neto
Superintendente do regional doINAMPS-Ceará

1984
O atendimento aos usuários amplia-se nos Serviços de Pediatria, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Endocrinologia, Endoscopia, Neurocirurgia, Nefrologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia, Proctologia, Oftalmologia, Obstetrícia, Anestesiologia, Gasoterapia e Serviço de Terapia Intensiva. Continuam a serem realizados os transplantes renais. O Serviço de Pacientes Externos (ambulatório) contava com 120 consultórios médicos e um consultório odontológico. Realiza-se a XIII Reunião Anual do hospital, com apresentação do coral composto por servidores. Realizava-se o curso de Pediatria Social.

1985
Homenageava-se com o título de Médico do Ano, o Dr. Vladimir Távora Fontoura Cruz, cirurgião plástico, por ocasião do Dia do Médico. Lançava-se a Revista Médica do HGF com uma tiragem de 4.000 exemplares.

1986
Criava-se o Ambulatório de Homeopatia e o Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica, instituíndo-se em seguida o Programa para atendimento às crianças em uso de hormônio do crescimento e formação da Associação dos Pais de Crianças com déficit de hormônio de crescimento. Dispensava-se a apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social e Carteira de Identidade de Beneficiário por parte dos pacientes que vinham procurar assistência hospitalar ou ambulatorial nas Unidades do INAMPS.


1987
Iniciavam-se as obras para construção de uma nova Emergência. Foi criada a primeira Residência Médica em Endoscopia Digestiva do Brasil.



1988
Realizava-se o primeiro concurso para residência médica em endoscopia digestiva no HGF. A Constituição de 1988 foi um marco na história da saúde pública brasileira, ao definir a saúde como “direito de todos e dever do Estado”. A implantação do SUS foi realizada de forma gradual: primeiro veio o SUDS; depois, a incorporação do INAMPS ao Ministério da Saúde.


1989
Criava-se o Setor de Contas Médicas por determinação do Governo Federal, que exigia apresentação sistemática dos gastos hospitalares e ambulatoriais de toda rede pública nacional. O setor foi organizado em quatro seções distintas e interdependentes - auditoria interna, faturamento hospitalar, processamento (transmissão para o DATASUS) e acompanhamento. O Serviço de Planejamento Familiar iniciava suas atividades com atuação de equipe multiprofissional, atendendo adolescentes e adultos.


1990
Com a extinção do INAMPS, o HGF passa a fazer parte do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando a rede assistencial da Secretaria Estadual da Saúde (SESA).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: