Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Hospital Geral de Fortaleza - 1991-2000 (III parte)
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Hospital Geral de Fortaleza - 1991-2000 (III parte)





1991
Entrava em funcionamento o Serviço de Comunicação por rádio do HGF, com as ambulâncias do Grupo de Socorro de Urgência – GSU da Secretaria Municipal da Saúde.As atividades da Terapia Ocupacional ampliavam-se com atendimentos na Unidade de Internação Pediátrica. O Setor de Psicologia atuava junto ao ambulatório do Programa de Assistência ao Adolescente.

1992
Inaugura-se o novo prédio da Emergência que possuía 3 andares, com 48 leitos para  atender casos clínicos, traumato-ortopédicos, cirúrgicos, traumatismo de tórax e abdômen, hemorragias digestivas e urgências oftalmológicas.



1993
Criada a Divisão de Qualidade Total, com início da implantação do Plano Gerencial de Base e o desenvolvimento do Planejamento Estratégico para definição da Missão, Visão e Valores do HGF. Enfrentava-se a 1ª epidemia de Cólera. Foi criada e lançada a 1ª Conta Hospitalar Pública do Brasil, tornando-se referência para o Ministério da Saúde. Passou-se a utilizar o aparelho “Cell Saver” nas cirurgias de grande porte, possibilitando a reutilização do sangue para o próprio paciente. Instalado o Projeto de Musicoterapia na hemodiálise. Lançado o Manual de Normatização do Uso de Antimicrobiano pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Instala-se a Coordenação de Psicologia, expandido o atendimento aos diversos serviços do hospital. Iniciam-se as atividades de Fonoaudiologia e implantação do ambulatório de Terapia Ocupacional. Foi promovido o I Treinamento em Atendimento ao Público para funcionários do HGF.


1994
O hospital enfrenta a 2ª epidemia de Cólera e um surto epidêmico de Dengue. Participou na Campanha Nacional de Reabilitação Visual do Idoso – Projeto Catarata, com a realização de 170 exames clínicos e 50 cirurgias. Comemorou-se o Jubileu de Prata do hospital, durante a XXV – Reunião Anual do HGF, com o tema “25 anos de luta pela saúde”. O evento contou com a apresentação do coral formado por servidores. Na ocasião, foram promovidas atividades de prevenção e orientação à população na praça ao lado do hospital. Foi implantado o Programa de (Re)construção – A Melhoria a partir das pessoas. O ambulatório de Hipertensão promoveu mais uma caminhada no Parque do Cocó com grande adesão dos pacientes e funcionários.  


1995
O Hospital torna-se um Centro de Referência em Transplante Renal para o Norte e Nordeste, aumentando significativamente a média de transplantes realizados. Começa a implantação de um Sistema de Apuração de Custos Hospitalares. O Conselho de Gestão do hospital dá os primeiros passos em direção à autonomia e ao controle social. Após reforma em sua estrutura física são reinaugurados o Centro Obstétrico, o Pavimento da Mulher e o Centro de Nutrição. Promovia-se a XXVI Reunião Anual do HGF com o tema: A Luta pela Cidadania.  Os funcionários e profissionais do HGF elegem nova Direção da Instituição, Dr. Silvio Paulo Araújo da Rocha Furtado.


1996
Revisão do processo do Planejamento Estratégico, reavaliando estratégias e metas. Realização da Assembléia Geral do Conselho Político do HGF para analisar, deliberar e aprovar o anteprojeto do Estatuto do Conselho Político. Os funcionários participaram de animada festa em comemoração ao Dia do Funcionário Público. Realizava-se a XXVII Reunião Anual do HGF.



1997
Realizada a I Pesquisa de Satisfação dos Usuários e Profissionais do hospital. Criação do grupo de apoio a mães de crianças recém-nascidas e internadas em UTI neonatal. Implantação do Grupo de Mães de Crianças do Programa de Estimulação Precoce. Instituída a primeira Comissão de Atendimento e Prevenção aos Maus-tratos em Crianças e Adolescentes. Realizado o I Curso para Adolescentes Gestantes assistidas no pré-natal e planejamento familiar que foi ministrado pela equipe multidisciplinar. Criada a Associação dos Hipertensos, com o objetivo de socializar os pacientes e viabilizar melhoras no atendimento. Inaugura-se nova área no ambulatório de Hipertensão Arterial. Realiza-se a I Semana de Controle e Prevenção da Hipertensão dos Funcionários do HGF, com distribuição de cartilha educativa. Com o tema Direito à Saúde. Exercício de Cidadania foi comemorada a XXVIII Reunião Anual do HGF e equipes multiprofissionais realizaram ações de promoção à saúde com atividades na praça ao lado do hospital.

1998
Criado o Grupo Operativo de pacientes e familiares da hemodiálise. O Setor de Neurocirurgia introduz cirurgias de tumores de hipófise pelo método endoscópico. O Programa de Residência Médica em Oftalmologia recebeu prêmio de destaque pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. O Setor de Serviço Social promove o II Fórum da Cidadania no Setor Saúde com o tema “Saúde: Garanta esse direito”. O Setor de Ginecologia participa da campanha de combate ao câncer de colo de útero através da priorização de cirurgias indicadas para esse tipo de patologia. Implantado o Serviço de Ouvidoria no HGF.  Realização da XXIX Reunião Anual do HGF com as atividades: Culto Ecumênico, HGF na Praça, Programação Científica, Apresentação de Talentos. Concluída a reforma e ampliação da UTI Neonatal.

1999
O Programa de Assistência Domiciliar – PAD iniciou suas atividades dando continuidade ao tratamento de pacientes após alta hospitalar. O Serviço Social realizou a II Pesquisa de Satisfação do Usuário. O hospital recebeu Menção Honrosa no Qualihosp'99, promovido pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e Hospital Israelita Albert Einstein. Lançado o Projeto SOS-Re-criação com o slogan – HGF Reciclando Atitudes e implantada a Coleta Seletiva de Lixo. Realizaram-se mutirões nas especialidades de oftalmologia (cirurgia de catarata), cirurgia geral (hérnia) e cirurgia pediátrica. Implantado o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT. Lançava-se a Cartilha para Orientação de Familiares de pacientes na UTI. O serviço de Hipertensão promoveu a III Caminhada da Liga de Hipertensos. Foram lançados o Manual de Rotinas e Procedimentos do Serviço de Fisioterapia e o Manual de Normatização de Procedimentos – Módulo de Enfermagem - a equipe de saúde a caminho da transdisciplinaridade. Iniciava-se o Programa de Educação de Adultos no hospital. Durante as comemorações da XXX Reunião Anual do HGF são homenageados os ex-Diretores e à 1ª turma de residentes. Criado o Comitê de Ética em Pesquisas – CEP com Seres Humanos, credenciado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP. Iniciava-se o Serviço de Cirurgia Oncológica e o de Cirurgia da Cabeça e Pescoço. Os serviços de Neurologia, Psicologia, Enfermagem e Terapia Ocupacional realizaram mutirões especiais de atendimento à criança com convulsão, coordenado pela Dra. Márcia Menezes.


2000
O projeto de revitalização é aprovado pelo Governador Tasso Jereissati. O hospital recebeu os prêmios Hélio Beltrão e TOP MARCA - no seguimento Hospital Público. Foi criada a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. Implantado o Grupo Operativo da Oncologia, vinculado à Cirurgia Geral. O HGF promoveu o Fórum de Integração sobre Maus-tratos domiciliar na Infância e Adolescência da Rede Hospitalar da SESA. Realizava-se o I Encontro de Ações de Capacitação para os Servidores de Apoio da Emergência e o Setor de Farmácia apresenta o Manual de Padronização de Medicamentos usados pelo hospital. Foi instituída a Comissão de Educação Continuada em Enfermagem. Após reforma de ampliação foi reinaugurada a Emergência. O convênio do REFORSUS possibilitou a renovação do parque radiológico. Foram criados o Serviço de Urodinâmica e o Grupo Operativo de mães e acompanhantes na Unidade de Internação Pediátrica. O Setor de Urologia realiza a primeira nefrectomia por laparoscopia e primeira cirurgia de orquidopexia laparoscópica, inédita no Ceará. Introduz-se o atendimento fonoaudiológico no berçário. A equipe da nefrologia promoveu o I Encontro de Pacientes Renais Crônicos da Unidade de Diálise. O Projeto Educação de Adultos formou a 1ª turma de Alfabetização de Adultos e Implantou o Telecurso 2000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: