Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Armazéns A. Santos & Comp.



Fachadas dos grandes Armazéns A. Santos & Comp.- Funcionava na Rua General Bezerril, na Praça General Tibúrcio.

Notícia de 1925 com gráfia da época:



Em 1914 foi assignado o primeiro contracto da sociedade commercial, sob a razão de A. SANTOS & COMP. para a exploração do ramo de commissões e representações, sendo seus fundadores os actuaes socios: Alcides de Castro Santos* e Alberto Jacques Klein, cujos nomes são bastantes conhecidos. Entrou, depois, para a firma, tendo permanecido nas successivas renovações do contracto, o socio Alberto Jayme do Amaral.

Depressa a nova firma foi alargando o circulo da sua actividade e dentro de poucos annos, elevava-se ao plano das casas mais importantes do Estado.

Em 1919 a Ford Motor Company nomeava A SANTOS & COMP. seus agentes no Ceará.

Graças á actividade o tino administrativo dos seus socios, a firma tem se desenvolvido com admiravel rapidez depois de sua fundação, ha apenas 11 annos.

Presentemente, A. SANTOS & COMP. têm filiaes em Aracaty e Sobral, no estado e em Mossoró, Rio Grande do Norte, achando-se ainda em relações de negocios com algumas praças do Piauhy.

O estabelecimento administrativamente, divide-se nas seguintes secções: Agencia Ford, representações e importação.

A Secção - Agencia Ford - tem sub-agencias nos municipios mais importantes do estado, o  que prova o seu amplo desenvolvimento.
A secção de representações inclúe entre os seus representados, firmas das mais importantes da Bahia, Rio, São Paulo e outros estados, com os quaes mantem ininterruptamente o intercambio commercial.

A secção de importação comprehende motores a kerosene e electricos, bombas, arados, etc.

O estabelecimento, que se encontra situado á Praça General Tibúrcio, 152 e 154, está installado em dois espaçosos edificios contiguos de dois pavimentos cada um, cuja fachada apparece estampada nesta noticia. (Foto à cima)

Agentes dos automoveis e caminhões Ford e tractor Fordson, dos pneumaticos e camara de ar Goodyear, do cinema Pathé-Baby e dos Grammophones Victor.

Hoje, a firma A.Santos & Comp., tem o capital registrado de R$ 300:000$000 e gosa de optimo conceito não só no estado como tambem no resto do paiz e no estrangeiro, achando-se classificada entre as firmas de primeira ordem da cidade de Fortaleza.




*Alcides de Castro Santos:

Filho do político e professor Agapito Jorge dos Santos, Alcides Santos estudou na Europa de onde trouxe a paixão pelo futebol.

Foi próspero comerciante, sendo sócio e fundador de diversas empresas cearenses, e primeiro representante da Ford Motor Company no Brasil. Foi fundador da Sociedade Cearense de Filatelia e Numismática. Comprou e doou ao Fortaleza Esporte Clube o campo do Alagadiço (próximo onde hoje é a Igreja de São Gerardo), Construiu o Campo do Prado (onde hoje é a Escola Técnica) e o doou a Federação Cearense de Futebol (fundada em 23 de março de 1920, sob a liderança de Alcides Santos, presidente da Assembléia de fundação). Trouxe o 1º atleta de fora do estado para jogar no futebol cearense, Nelsindo, em 1919).

Alcides Santos foi nadador, ciclista (correu por duas vezes a Tour de France) e atleta de remo do Flamengo, quando morou no Rio de Janeiro com o pai, deputado federal.

Hoje dá nome ao estádio do Fortaleza, o estádio Alcides Santos.



Fatos Históricos:


  • Maio de 1915 - Funda-se, em Fortaleza, o Stela Foot-ball Club, tendo na presidência Alcides de Castro Santos (Alcides Santos).


  • 30 de maio de 1915 - Fundada a Liga Metropolitana Cearense de Futebol, que teve na presidência interina Alcides de Castro Santos (Alcides Santos), presidente do Stela. Foi escolhido para presidente da Liga, o Heitor Augusto Borges e para vice o Clodoveu Morais. Os clubes fundadores foram: Stela, Ceará (que oficialmente ainda era Rio Branco), Rio Negro e Maranguape.

  • 14 de julho de 1935 -Funda-se a Sociedade Numismática Cearense, sob a presidência de Alcides de Castro Santos (Alcides Santos). Depois se fundiu com o Clube Filatélico do Ceará, passando a denominar-se Sociedade Numismática e Filatélica Cearense, em 1938, continuando Alcides de Castro Santos na presidência.

  • 27 de outubro de 1971 - Morre, em Fortaleza, aos 81 anos de idade, o filatelista, desportista e comerciante Alcides de Castro Santos (Alcides Santos), primeiro presidente do Fortaleza Esporte Clube - do qual foi fundador, da Sociedade Cearense de Filatelia e Numismática e da Liga Metropolitana de Fortaleza. Era sócio da firma Studart & Cia Ltda. Era cearense de Maranguape, filho do jornalista e deputado Agapito dos Santos. Foi um dos introdutores do futebol no Ceará e trouxe da Inglaterra a primeira bola específica para o jogo. Hoje é nome de rua em Parangaba e do estádio do Fortaleza Esporte Clube.


x_3b94cea3


Fonte:  Livro Terra Cearense 1925, Portal da História do Ceará e Wikipédia

4 comentários:

  1. Faltou vc dizer que ele fundou o Fortaleza Esporte Clube em 18/10/1918

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em fatos históricos, favor clicar no primeiro link 'STELA FOOT-BALL CLUB'

      Abraços e obrigada pelo comentário

      Excluir
  2. Leila,

    Parabéns .estou procurando aprofundar a história de Alcides Santos,como neto e também torcedor do Fortaleza.Se puder me ajudar.

    abelardopetter@terra.com.br

    ResponderExcluir