Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Casa de Cultura Alemã


Anos 60

A Casa de Cultura Alemã foi fundada em 1962. Durante todos esses anos, além de uma programação intensa e metódica no plano do ensino, tem divulgado as artes com apresentação de sucessivas exposições plásticas, a realização de concertos, a projeção de filmes de interesse educativo, a difusão da música de boa qualidade, fazendo ao mesmo tempo, a divulgação da língua,  história e civilização alemãs. É também oportuno assinalar o papel da alta significação que essa Casa de Cultura vem desempenhando, como intermediária de cooperação entre nossa Universidade e instituições universitárias germânicas, como o serviço  Alemão de Intercâmbio Acadêmico - DAAD, o Instituto Goethe e a Sociedade Alemã de Pesquisa, entres outras.

Portanto longe de pretender ostentar uma exportação unilateral da cultura germânica, a Casa de Cultura Alemã, graças às suas ofertas diversificadas, se constituiu em mais um meio de vinculação teuto-brasileira. Durante todos esses anos, cultivou a imagem peculiar de ambos os países, com seu feitio e índole próprios, através de programas, estudos e festas com atuação bilateral, gerando destarte novos impulsos para benefício mútuo.

 anos 70

 As relações entre a Casa de Cultura Alemão e o DAAD são tão antigas quanto a própria Casa de Cultura. Os leitores do DAAD tiveram participação tanto na sua fundação quanto no seu desenvolvimento. A Profa. Dra. Wiebke Röben de Alencar Xavier , é décima segunda enviada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. O primeiro foi  Helmut Feldmann. A principal função do Leitor é a divulgação da cultura e a orientação didático-pedagógica do corpo docente da referida Casa. O leitor dá aulas de alemão e trabalha no campo da Literatura Alemã. O ensino é baseado em métodos científicos modernos.

Além de suas funções culturais e de ensino da língua, a Casa de Cultura Alemã também serve de campo de formação para os estudantes inscritos para a disciplina de Prática de Ensino de Língua Alemã, atendendo assim não só a necessidade de divulgação cultural mas contribuindo ativamente para a formação de melhores profissionais no campo do ensino.

CCA atualmente

O número de alunos que atende todos os anos vale por uma demonstração vigorosa da qualidade do trabalho desenvolvido pela CCA. Atualmente, estão matriculados 551 alunos nos Cursos de Língua da Casa de Cultura Alemã.






2 comentários:

  1. Esse casarão, onde funciona a Casa de Cultura Alemã, é muito bonito. Alíás, esse "pedaço", próximo à Reitoria da UFC,é encantador. Que bom que se preservou alguns prédios.

    Tentei aprender alemão,logo que foi inaugurada a CCA, mas desisti nos 1ºs meses...as "declinações", das quais fugia no ginásio, com o Latim, foi a causa rsrs.

    Importante saber que a CCA é campo de Prática de Ensino pra os alunos de Letras, da UFC.

    Boa matéria, amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A primeira foto me deixou boquiaberta, é maravilhoso esse casarão!

    Bom vê-la por aqui, amada! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir