Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Cidade 2000 [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sábado, 9 de outubro de 2010

Cidade 2000



Uma verdadeira cidade do Interior com ruelas estreitas, casas grudadas umas nas outras e muitas praças. Assim é a Cidade 2000, bairro de Fortaleza fundado na década de 1970 como um conjunto que fazia parte do Papicu
Feito sob protesto dos ecologistas, por ser uma área de preservação ambiental, o conjunto Cidade 2000, projetado pelo arquiteto Rogério Fróes, só foi concretizado com a condição de ser erguido horizontalmente.
Uma das peculiaridades da área é sua divisão em 46 quadras, com duas alamedas cada uma, que levam nomes de flores. Segundo a dona de casa e moradora do bairro há 31 anos, Fátima Boto Muniz, a disposição, além de favorecer a localização das casas, facilita a amizade entre os vizinhos por causa da proximidade. Tanto assim que todos se conhecem no local.


Alamedas estreitas com nomes de flores e a divisão em 46 quadras são pontos de identificação da localidade 


O apego ao bairro é o sentimento da maioria das 7.885 pessoas que o habitam. "Quem se muda daqui geralmente volta porque sente falta", destacou o policial civil aposentado, José Luciano Freire. Um dos motivos é unânime entre eles: a tranquilidade. "Não é como antigamente, mas se comparada a outros locais de Fortaleza, a Cidade 2000 é bem melhor", observou Fátima Muniz. Na localidade, ainda é possível encontrar pessoas sentadas nas calçadas das casas até tarde da noite.


A Cidade 2000 oferece lazer dentro do próprio bairro. A praça principal, localizada na Avenida Central, fica repleta de pessoas diariamente que vão à procura de iguarias como o acarajé, comidas típicas, pastel, churrasco e outros.


Paróquia do Divino Espírito Santo



O bairro foi construído na década de 70 a fim de abrigar trabalhadores que se deslocavam diariamente para trabalhar no Centro da Cidade e no bairro da Aldeota. O nome Cidade 2000 faz referência ao ano 2000, pois, em 1970, todos usavam o termo 2000 como sinônimo de futuro, prosperidade e avanço.
Hoje a Cidade 2000 perdeu muitas de suas características originais, e perdeu algumas quadras por causa da especulação imobiliária.
Situa-se perto da Praia do futuro, Iguatemi, Cidade fortal. Enfim é um bairro bom de se morar, um bairro perto de tudo.

A pracinha da Cidade 2000 é uma praça de alimentação em espaço público. Todas as noites o local é tomado por várias bancas e barracas oferecendo docinhos, trufas, pratinhos de comida, espetinhos, crepes e acarajés. Além disso, é possível comprar bijuterias e moda íntima.  Crédito: overmundo

Recentemente um ex-morador e amigo do bairro prof. Alexandre Pinheiro,  lançou um DVD contando a história do bairro, inclusive com fotos antigas, depoimentos e fotos de moradores, o trabalho se intitula: "Memórias do Foto Argentina",por ter sido sua mãe a ter o primeiro estúdio fotográfico do bairro.
A criação "oficial" do bairro deu-se com a publicação da Decreto Legislativo nº 382, de 1 de julho de 2009, no Diário Oficial do Município de 2 de setembro de 2009. O decreto estabelece como limites da Cidade 2000 "ao norte, Rua Nogueira Paes; ao sul, Avenida das Adenanteiras; a leste, Avenida das Castanholeiras; e, a oeste, Avenida dos Flamboyantes".

Feira Livre da Cidade 2000 – Óelo s/ Tela - Cláudio Dickson

Feira 2

O progresso trouxe para a Cidade 2000 muitos beneficios como: Transporte Coletivo (Centro da Cidade e Terminal do Papicu), Supermercado, Farmácias, Loteria, Clinicas Dentárias, Restaurantes etc.
Atualmente construções em torno da Cidade 2000, como condomínios fechados e blocos de apartamentos causaram uma grande especulação imobiliária. Em parte originada pelos moradores do bairro, por outro lado pelo aquecimento do próprio setor imobiliário de Fortaleza. Estudiosos do setor acreditam que a Copa de 2014 com sede no Brasil seja, em contrapartida, a grande responsavél por esta especulação.

Lagoa do Gengibre enfrenta muitos problemas em decorrência da ocupação desordenada de suas margens

A Cidade 2000 tentou manter as tradições e a estrutura, dividida em quadras e alamedas, mas, com o tempo, as pessoas foram ampliando suas casas, descaracterizando, assim, a arquitetura local.

Através de reformas, as construções avançam sobre calçadas e vias, num flagrante desrespeito aos espaços públicos e à cidadania

Nem mesmo as manifestações culturais conseguiram sobreviver por falta de investimentos públicos. O bairro era sede da Escola de Samba Império Ideal. Um grupo de Maracatu, o Nação Gengibre, é um dos poucos que ainda conseguem se manter vivos.



Fonte: Wikipédia, Diário do Nordeste e pesquisas de internet

6 comentários:

  1. Estou morando neste singularísssimo bairro há quase um ano. É simplesmente ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Sou uma adoradora do nosso bairro, porém lamento que nos ultimos anos a insegurança venha tomando conta dos moradores e o prazer de sentar nas calçadas para um papo descontraido tenha dado lugar ao medo. È triste que as crianças na nova geração não possam usufruir da liberdade que tivemos na nossa infância. Quem nunca desceu de bicicleta na ladeira da igreja ou de carrinhos de rolimã nos morros que aqui existiam? Muito boa essa época! Espero que as autoridades olhem para o nosso bairro com mais carinho e zelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos votar em Marcelo Augustus 2016 pra melhorar!

      Excluir
  3. Muito interessante seu Blog Leila Nobre , parabéns . Você tem o contato do professor Alexandre Pinheiro , citado no blog ? Sou professor e estudante de mestrado e atualmente estou produzindo um artigo sobre o Bairro e gostaria de adquirir este DVD que conta a história do Bairro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Eduardo!

      Tenho o e-mail dele: agopin@agopin.com

      Abraços

      Excluir
  4. Caros moradores da Cidade 2000. Para quem como eu vem do exterior passar umas férias aí no Brasil e chega nessa Cidade 2000, fica com a sensação que entra numa cidade de interior dentro da cidade grande de Fortaleza. Vos digo que a Cidade 2000 é uma preciosidade. Ela tem gente boa, pracinhas (que necessitam um pouco mais de arranjo) com restaurantes e lojas, mercantil, centro de saúde, a praia bem perto, enfim... tudo para quem (como eu) gosta de coisas simples, não pode deixar de gostar e voltar. Partilho da preocupação de muita gente relativamente à falta de segurança, o que, em bom rigor, existe em toda a Fortaleza. Hoje em dia no Brasil (e em muitos países da America do Sul) existem muito poucos lugares seguros. Em todo o caso é uma felicidade sempre que regresso com a família à Cidade 2000.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: