Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sábado, 23 de outubro de 2010

FM 93

A FM 93 foi fundada em 24 de setembro de 1976, sob o mote “pouco papo, só sucesso”, e é líder de audiência há décadas. Atualmente responde por 5,54% da audiência do rádio FM em Fortaleza, no período de 6h às 19h, segundo relatório do IBOPE (fevereiro a abril de 2010). No material publicitário da emissora consta a informação de que é a rádio de maior audiência percentual em todo o Brasil. O principal programa da emissora, Disque e Toque(*), apresentado pela radialista Samantha Marques, tem em média 298 mil ouvintes por minuto.

Samantha Marques


Em 2006, nos festejos de 30 anos, passou a utilizar o slogan “FM 93 é show”.
Uma característica bem marcante dessa emissora é a utilização de anúncios testemunhais, especialmente da comunicadora Samantha Marques, o que a torna a principal locutora da emissora e que por isso, já foi convidada diversas vezes a concorrer a cargos públicos nos períodos eleitorais.
Depois de décadas no ar, a emissora, que no início realizava programação voltada para o público jovem e tinha características mais pop, hoje assume uma marca regional bem definida, com atuação de diversos comunicadores populares, como Beto Porto Alegre e Evaldo Costa.

Beto Porto Alegre

Evaldo Costa

A emissora, com 30 kw de potência, faz parte do Sistema Verdes Mares que reúne ainda o Jornal Diário do Nordeste, a Rádio Verdes Mares AM , Tamoio FM (Rio de Janeiro, mas transmitindo programação direto de Fortaleza), TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo) e TV Diário, além de empresas de água mineral, gás de cozinha, refrigeradores e agropecuária.


Disque toque




Das 8 da manhã ao meio-dia, já virou tradição do cidadão brasileiro sintonizar na FM 93 para conferir a experiência e simpatia de Samantha Marques. É o programa Disque e Toque, que traz pela manhã um verdadeiro show de variedades para a sua casa.
Veteraníssima, Samantha comanda o programa há nada menos que 14 anos, sempre com seu jeito único e carinhoso de tratar o ouvinte, que durante todo esse tempo a considera uma amiga inseparável do dia-a-dia.

O Disque e Toque é entretenimento  diversificado: músicas dos mais variados estilos, de sucessos do momento a flashbacks, tudo passando por um rigoroso sistema de pesquisa de gosto e pedidos do público. Dos forrós atuais até Roberto Carlos, tem som para todos os gostos.

Mensagens de otimismo para animar o dia do ouvinte; notícias nacionais e internacionais quentinhas; além de um quadro de fofocas do maior fofoqueiro do país, Nelson Rubens, marcam o clima alegre do programa.

A interatividade é bem presente: diariamente há o “Júri Pupular”, em que uma carta sobre um fato polêmico é selecionada e o ouvinte mostra sua voz ao vivo dando sua opinião sobre o assunto. Há também o “Pediu, ouviu, ganhou”, em que o participante apresenta uma canção de sua escolha e ainda participa de um sorteio de prêmios. Não poderia faltar também a clássica brincadeira do “De quem é a voz ?”, sempre dando muitos prêmios.

A participação do ouvinte é tamanha que o programa já atingiu índices de 21 mil ligações por minuto. Alguém ainda duvida que o Disque e Toque é recorde de audiência? Bem, pesquisas indicam uma “singela” marca de 310 mil ouvintes por minuto.

Para Samantha, tudo é uma recompensa por seu esforço, “Agradeço a Deus por ser uma mulher iluminada. Me sinto realizada, pois o trabalho é meu vício”.


Discoshow

Na hora do almoço, sintonizou FM 93, é dose certa de sucesso! A partir do meio-dia, você fica com a boa companhia de Beto Porto Alegre, animando com seu “Ligação Direta.”
Você não poderia começar a tarde melhor do que ouvindo boa música, participando da pergunta da tarde valendo muitos prêmios e pedindo sua música ao vivo.

No programa, o ouvinte é quem tem vez, pedindo a música que quer ouvir na FM.  As mais pedidas - seja de qual estilo for - obviamente, terão espaço garantido no “Discoshow”, com direito a um alô do locutor para quem deu sua participação.

Grande conhecedor de música, Beto admite: “Eu tenho poucos discos em casa, mas todos rarirades, coisas finas”.


Informasom

O programa Informasom, no ar de segunda a sábado, de 5 às 8 da manhã, com Evaldo Costa,  tem a missão de levantar o povo brasileiro com muita animação.
Há nove anos no comando do programa, Evaldo não abre mão do jeito descontraído de ser, buscando sempre fazer brincadeiras com o ouvinte para fazê-lo acordar e ficar disposto para o dia.

Na programação, músicas bastante variadas, sucessos nacionais e internacionais de ontem e hoje. Além das canções para levantar o astral, o Informasom traz as notícias que estampam as manchetes dos jornais do dia. Para já amanhecer dando risadas, há quadros de humor com os famosos personagens do programa Garras da Patrulha.





Fontes: Panorama do Rádio em Fortaleza (Andréa Pinheiro, Nonato Lima e Paula Marques) - UFC, Site FM 93

Um comentário:

  1. CURSO DE PERICIA JUDICIAL AMBIENTAL, 21 E 22 DE SETEMBRO,MAGNA PRAIA HOTEL E CONVENTION,AV. Historiador Raimundo Girão, 1002. OPORTUNIDADE RARA, MAIS INFORMAÇOES NO SITE. WWW.GLOBOVERDEAMBIENTAL.COM.BR

    ResponderExcluir