Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Colégio 7 de Setembro
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Colégio 7 de Setembro


Em setembro de 1935, um jovem professor e acadêmico de Direito com apenas 21 anos começou a viver um sonho de educação. Naquele mês, o Professor Edílson Brasil Soárez iniciava sua obra com apenas dois alunos, numa sala cedida pela Igreja Presbiteriana de Fortaleza.
Durante 40 anos, o Dr. Edílson, voltado para seu objetivo maior - preparar para a vida jovens cearenses - buscava os melhores professores, analisava cada detalhe do funcionamento e participava pessoalmente de todos os eventos da Escola. Com esses esforços, passo a passo, organizou o Colégio como um estabelecimento escolar padrão onde seus alunos recebiam uma sólida formação curricular em um ambiente de disciplina e respeito. Em 1946, o Dr. Edílson, então já um dos nomes mais conceituados da Educação do Ceará, com dinamismo e fé em Deus, duas de suas principais características, mudou a sede do Colégio, para a Av. do Imperador, 1330 onde, até hoje, funciona a sede Nila Gomes de Soárez (NGS).

A foto antiga data de 1938 e mostra o prédio que serviu de sede, por muitos anos, ao Colégio Sete de Setembro, na Rua Floriano Peixoto nº 875

Em 1975  faleceu o Dr. Edílson. A sua morte suscitou, além de um grande vazio, uma dúvida: o que aconteceria com o Colégio 7 de Setembro? A resposta não tardou. Sua esposa, Professora Nila Gomes de Soárez, juntamente com seus filhos, Ednilton e Ednilze, entenderam que a maior homenagem a prestar ao inesquecível mestre seria continuar a sua obra. A aliança estabelecida entre a família Soárez, professores e demais colaboradores, em grande parte ex-alunos, foi e continua sendo o ponto-chave que explica o sucesso do 7 de Setembro.
A década de 90 trouxe a expansão da infra-estrutura escolar. Em 1993 foi inaugurada na Aldeota a sede Edílson Brasil Soárez (EBS). Em 1994 decidiu-se pela construção de uma segunda sede no Centro da cidade, denominada Diplomata Ednildo Gomes de Soárez (EGS), onde passaram a funcionar o Ensino Médio e o Pré-Universitário. Em 1998 realizou-se a modernização da sede NGS e a inauguração do Centro de Desenvolvimento Educacional (CDE), em Pajuçara. Em 2000, nasce a FA7 - Faculdade 7 de Setembro, e em 2007 inaugura-se o novo Núcleo Infantil na sede da Aldeota (EBS).



 Sede Avenida Imperador, 1330

Entre 1990 e 2005, a família Soárez, numa demonstração de comprometimento com o ideal dos fundadores, incorporou à equipe gestora Ednilo e Ednísio Gomes de Soárez, filhos de Edílson Brasil Soárez, e Edilson, Alessandra e Henrique, seus netos.



2005 foi um ano marcado por vitórias e também duras perdas. Em julho, a FA7 colou grau das suas primeiras turmas de Pedagogia e Administração. As celebrações dos 70 anos de existência do Colégio 7 de Setembro foram interrompidas quando, num intervalo de 29 dias, faleceram Ednísio, engenheiro responsável, dentre outros, pela construção do CDE, e Nila, principal responsável pela continuação da obra do Dr. Edílson.



Em outubro de 2006, tem início a reescrita do Projeto Político Pedagógico. Sob a orientação da Professora Estrela Fernandes, a comunidade escolar investiu 2 anos de trabalho para discutir e estabelecer as diretrizes pedagógicas da escola para os próximos anos. Além de escolher rumos para o futuro, a comunidade setembrina emerge, em dezembro de 2008, fortalecida pelos momentos de estudo e entrosamento proporcionados pelos trabalhos de articulação do PPP.


Durante 2008 o Colégio inovou com a introdução do Sistema de Tempo Integral Bilíngue na sede da Aldeota. Neste mesmo ano, a FA7 foi confirmada pelo MEC como a melhor faculdade do Ceará (segundo resultados no ENADE e no IGC), e pode consolidar o Instituto FA7 como referência cearense em estudos da gestão empresarial através de parcerias com o COPPEAD, a PUC-SP, entre outros.

O 7 de Setembro reafirma o ideal de oferecer à sociedade uma educação de qualidade, que forme cidadãos participativos e solidários e que, primordialmente, valorize o potencial de cada um dos seus alunos.
Em 2007 foi criado um núcleo infantil, onde os alunos até o primeiro ano da sede E.B.S. foram transferidos, possuindo fazendinha, mini - cidade, brinquedotecas, um pátio para as crianças e um auditório. Também próximo foi instalado um núcleo esportivo, com piscina semi-olímpica e quadra de futebol gramado.

Foto de Zemakila

O Colégio 7 de Setembro teve laços muito fortes com a vida cultural fortalezense e seu próprio fundador, Dr. Edílson Brasil Soárez inseriu a SEMANA DA PÁTRIA NO CEARÁ, onde se comemora o Dia da Independência e o aniversário de fundação da instituição Colégio 7 de Setembro.

Fotos Históricas -Acervo Agnello Bernardo

























Fonte: Site do colégio

16 comentários:

  1. Olá Leila!

    Estava procurando algumas coisas sobre o bairro Parangaba e cai no seu blog! Adorei :)
    E por coincidencia, comento no post do colégio que estudei durante 10 anos! Muitas saudades daquela fardinha!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cibele, que bom que gostou, fico feliz!

    10 anos é uma vida, deve bater uma saudade
    boa de sentir, né? Eu amo lembrar do colégio que estudei durante 11 anos...tempos bons!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Procurando algo sobre o Colégio 7 de Setembro, cheguei a este Blog. Estudei 08 anos no colegio (1960/1968) e sinto orgulho de ter sido pupilo do saudoso professor Edilson Edilson.Pareabens por seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, minha irma, leda maria ramos martins, gostadia de ter oticias das ex. alunas ano 1963, 3° ano primario

      Excluir
  4. É muito bom saber um pouco mais sobre a história desse colégio, não sei nem oque falar 12 anos estudando nessa instituição e esse ano terminou meu ciclo nesse colégio.
    Já estou sentindo saudades por que desde a alfabetização até o terceiro ano se passaram 12 ano de muita alegria e por incrivel que pareça de muita saudade.

    ResponderExcluir
  5. Leila, adoro teu blog e esta publicação foi maravilhosa sobre o Colégio 7 de Setembro. Meu pai e tios estudaram lá e eu e meus irmãos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Alberto Alencar Portela27 de setembro de 2020 às 17:30

      Estudei de 1960 a 1966, muitas saudades.

      Excluir
  6. Estudei no antigo Ginasio 7 de Setembro de 1962 a 1967, não teria sido o profissional que sou se não tivesse a base que tive la. Gostei das fotos.Muita saudades daquele tempo.

    ResponderExcluir
  7. Estudei no Ginásio 7 de Setembro onde cursei o admissão ao Ginásio em 1970 ( no salão 6 da escola) e a primeira série ginasial em 1971, tendo como diretor o Dr. Edílson que era também presbítero e superitendente da escola dominical da Igreja Presbiteriana de Fortaleza. No ano de 1970 desfilei na Avenida Duque de Caxias no desfile cívico militar de 7 de Setembro por essa renomada Escola. Bons tempos.
    Luzimar Soares de Freitas Filho

    ResponderExcluir
  8. Estudei no Ginásio 7 de Setembro onde cursei o Admissão ao Ginásio em 1970 e a primeira série do Ginasial em 1971. No ano de 1970 participei do desfile cívico militar na Avenida Duque de Caxias por essa renomada escola. Bons tempos. Saudades.

    ResponderExcluir
  9. Alguém tem fotos dos primeiros alunos, que ficavam na escola???

    ResponderExcluir
  10. Cursei o exame de admissão ao ginásio em 1960 e início de 1961, tive como professores : Ubiratan Aguiar(português), Chaves(matemática), Hélder(história)que também era o Jonassecretário do ginásio, Manassés(me parece ciências), e mais alguns que ao lembro os nomes agora, tinha também os auxiliares de disciplina(bedéis), que eram o Jonas, o Juju e o Manelito.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Como é bom voltar no tempo e relembrar bons tempos nesse colégio. Estava procurando fotos de fardas antigas do SABIDINHO e me direcionou para este blog. Foi uma viagem no tempo maravilhosa. Owww saudade!
    Se alguém puder e tiver fotos das fardas antigas do SABIDINHO preferência pela blusa branca e short quadriculado laranja (foi a minha) posta aqui por favor.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Encontrei esse blog por um acaso numa pesquisa de fardas antigas do SABIDINHO. E foi viagem de volta ao passado maravilhosa. Se alguém tiver essas fotos do ano de1978(qdo comecei a estudar lá) até os anos 1988 ficarei muito grata.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: