Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lojas Parente


Foto do Álbum de Fortaleza 1931

Há mais de 95 anos, a Casa Parente é protagonista não apenas de sua própria trajetória de sucesso, mas de quase um século de história do comércio em Fortaleza

Sobrado do comendador Machado onde no lugar foi construido o Excelsior Hotel

Fundada em 10 de junho de 1914, em duas portas do antigo casarão Gradvohl (onde mais tarde seria construído o edifício Excelsior), no Centro, ela nasceu como símbolo da coragem e da tenacidade do povo cearense. Na época, Inácio Parente decidiu enfrentar um mercado dominado por estabelecimentos com nomes importados e onde raros eram os empreendimentos que logravam deixar raízes duradouras na Cidade. Em pouco tempo, no entanto, a Casa Parente se firmou no comércio de Fortaleza e passou também a deixar marcas relevantes nos grandes movimentos da classe comercial e da sociedade de Fortaleza.

Edifício Parente

Parente nos anos 70- Foto de Nelson Bezerra

Em 1923 mudou-se para a  Barão do Rio Branco com Rua Guilherme Rocha. Em 1936 é inaugurado o Ed. Parente no mesmo endereço. O prédio foi construído pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe em estilo Art Déco.

Arquivo Almanaque do Ceará de 1924

Hoje, a Casa Parente possui quatro lojas nos principais shoppings da cidade  ( Iguatemi, Benfica, Aldeota e Center Um), além da Parente Casa, unidade localizada na Avenida Senador Virgílio Távora e voltada para produtos de casa e de cama, mesa e banho. Em todas elas, respira-se o ar da modernidade; não a modernidade fugidia, efêmera, que ergue e destrói coisas belas, como dizem os versos do poeta, mas uma modernidade que, de olho no presente e nos desafios do futuro, se alicerça na tradição e na sólida relação de confiança e respeito que a marca estabeleceu com o público fortalezense. 


Loja do Iguatemi

Loja do Center Um

Loja do Shopping Aldeota

Do Shopping Benfica




Fonte: Site da loja

Um comentário:

  1. Eu não conheci a Casa Parente mas vi a logomarca dela estampada em abrigos de ônibus de concreto espalhados pelas ruas da cidade.

    ResponderExcluir