Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Exposição Corações & Mentes da Praia de Iracema
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Exposição Corações & Mentes da Praia de Iracema


Amigos, a tão aguardada exposição Corações e Mentes da Praia de Iracema estará prontinha para apreciação amanhã (15/12). Espero e torço que todos consigam se fazer presente e prestigiar esse maravilhoso evento!

A exposição será companhando o calçadão, iniciando no Largo Luiz Assunção e indo até o Estoril/Pirata, com algumas coisas próximos da atual Casa Cor. A idéia é que as pessoas possam ser estimuladas a percorrer o calçadão.

A exposição tem como tema "Corações e Mentes da Praia de Iracema". A idéia é falar do lado poético, da boemia e também das movimentações e discussões políticas que muitas vezes se deram por lá.

Além das maravilhosas fotos, haverá vários depoimentos também. A ideia é espalhar os
textos junto com imagens da praia em tempos distintos e também fatos históricos que ocorreram por lá.

Eu estarei lá e você?







A exposição ficará até março de 2012 


x_3bd10d58


Agradecimentos: 

Luis Carlos Sabadia
Daniel Arôxa e
Daniel Costa


5 comentários:

  1. Trabalho feito sem critério histórico,excetuando apenas fotos.A ausência de depoimentos de moradores foi substituída por frequentadores de bares;Rogaciano Leite,Alano,Serginho e outros que não tem a menor identificação com a Praia.A pobreza cultural é tanta que nem os familiares de Jacaré(herói do mar),são citados.Sobre o Estoril,o nome de José Pequeno(falecido) é esquecido.Olha,ali foi nosso lar,onde nossos sonhos tornaram-se história de voces."Vale a intenção da semente", mas bem plantada,e Luis Assunção é maranhense,e não cearense

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, nada agrada a todos e opinião não se discute, mas eu vi depoimentos de pessoas que não são frequentadores de bares, como da filha dos donos do famoso Restaurante Lido, que relata uma história linda vivida por ela e o irmão na Praia de Iracema. Eu tbm não sou frequentadora de bares e tbm dei meu depoimento!

    Luis Assunção nasceu no Maranhão, mas foi no Ceará que ele se encontrou e foi aqui que seu talento foi reconhecido, ele era cearense de coração e escolheu nossa Fortaleza para viver e brilhar!

    Sem sombra de dúvida, muitas pessoas ficaram de fora, mas não teria como colocar todos que fizeram história na Praia de Iracema, para isso teríamos que ter milhares de exposições exaltando a Praia de Iracema e mesmo assim, muitos ainda ficariam de fora, fato!¬¬


    Abraços e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. Eu também senti falta de muitos nomes, mas sei que a intenção foi das melhores! :)

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Leila querida

    Fiquei emocionada ontem a noite (20-12-2011) ao ver as fotos de meus pais, Charles e Lucia Paulette DELL'EVA expostas ali na Praia de Iracema onde suas vidas, nossas vidas, começaram realmente em Fortaleza. É uma grande homenagem prestada aos meus pais e para toda minha família. Agradeço de coração a toda a equipe da Acesso Comunicação pelo belissimo trabalho. Em termos de fotos, qualidade e harmonia, está maravilhoso, parabéns aos organizadores, é uma grande trabalho de equipe e espero que os visitantes apreciem. Senti falta de policiamento, é uma pena, pois receio que este fabuloso trabalho fique prejudicado (furtos, pichações, vandalismo etc). Adorei rever um dos mais antigos moradores dali, um grande amigo de meus pais, Oderico, grande testemunho do passado; valeria a pena ver e ouvir varias pessoas que moram ali a mais de 50 anos, suas historias e lembranças ainda vivas...(estou de acordo com nosso anonimo aqui em cima), sem duvida uma morador antigo da Praia de Iracema.
    Amei ter conhecido o Daniel que ainda estava terminando detalhes, e ter encontado a Tereza que morou durante mais de 50 anos na "casa amarela" ao lado do Lido, na realidade foi a casa do primeiro telégrado em Fortaleza (pertecente aos correios e telégrafos),tombada como patrimonio historico...porém hoje...são escritorios de arquiterura Luciano Cavalcante...a qual foi totalmente modificada ! (sans commentaire)...monumentos historicos devem ser restaurados e nao modificados ou modernizados .

    Beijos a todos
    Joanna Alice Dell'Eva
    Fortaleza 22-12-2011

    ResponderExcluir
  5. Vc viu que maravilha, amiga?
    Eu amei tudo, as fotos, as histórias,
    os depoimentos...
    Vc viu como as fotos do Lido estavam bem
    molduradas? Coisa linda de se ver!:)
    Sabe o que seria bem legal? Colocarem plaquinhas em frente aos imóveis, para que as pessoas ficassem cientes do que funcionou alí. Por exemplo, uma placa no muro do Ed. Lido com os dizeres "NESSE LOCAL ENCONTRAVA_SE O RESTAURANTE LIDO" e na casa que funcionou o cais Bar, outra placa exaltando isso. Seria demais e saberíamos exatamente onde funcionou cada estabelecimento do lindo passado da praia de Iracema. :D

    Beijos Joaninha e fico sempre muito feliz quando sou prestigiada com a sua ilustre presença. :)

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: