Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Mucuripe - A vila de pescadores que virou um dos bairros mais famosos de Fortaleza (Parte I)
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mucuripe - A vila de pescadores que virou um dos bairros mais famosos de Fortaleza (Parte I)


Planta do Ceará com destaque para a Ponta do Mucuripe - 1629

Essa belíssima foto é de 1945

Uma das mais belas vistas da Capital pertence ao Mucuripe.

Uma pequena vila de pescadores que virou um dos bairros mais famosos e com uma das mais belas vistas da Capital.
Da época em que ainda era vila, pouca coisa ainda resiste: a igrejinha de São Pedro, o padroeiro dos pescadores continua lá. Os prédios tomaram conta do bairro.
O Mucuripe virou bairro de Fortaleza na década de 40. Mas a história do lugar é bem mais antiga. Historiadores contam que foi nestas areias que colonizadores pisaram pela primeira vez em terras brasileiras. E tudo ainda acontece pertinho da praia. A culinária, o movimento de pessoas, tem até cabeleireiro à beira-mar.
O maior mercado de peixes da Capital também fica aqui.
O Mucuripe é um bairro pequeno: tem menos de 1 km quadrado mas tem uma grande importância para a cidade por causa do turismo. É do Mucuripe que os visitantes podem ter uma das mais lindas vistas da Capital.
A praia teria sido o cenário do romance entre a índia Iracema e o colonizador português. A estátua é o símbolo da cidade. A praia de mar tranquilo é encantadora impressiona até quem nasceu por aqui.
Pouco mais de 13.600 habitantes vivem neste bairro de contrastes. De um lado, o luxo dos apartamentos, casas e hotéis da Beira-Mar, do outro, as humildes casas das áreas de risco.



Foto bastante antiga, não sei a data mas parece ser do começo do século passado

Situado ao leste do centro da cidade, cerca de 4 kms deste, é um bairro com muita história. Acredita se que em 1500, o navegador espanhól Vicente Yáñez Pinzón, desembarcou neste cabo antes da viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e o batizou de Cabo de Santa Maria de La Cosolación. Em 1501, André Gonçalves e Gonçalo Coelho chegaram à enseada do Mucuripe tendo Américo Vespúcio na tripulação.

Quando os holandeses, chegaram ao Ceará em 1649, o Mucuripe foi o porto de ancoragem de sua embarcação.

Durante a consolidação de Fortaleza como cidade, a enseada e a ponta do Mucuripe receberam diversas fortificações: Fortim de São Bartolomeu, Fortim de São Bernardo do Governador (Fortim de São Luís), Fortim da Bandeira, Bateria da Princesa Carlota e Bateria de São João do Príncipe, Bateria de São Pedro do Príncipe; que assim completavam a estrutura militar de defesa do Forte de Nossa Senhora da Assunção. E ainda no século XX, na ponta do Mucuripe foi construído o Farol do Mucuripe, como apoio e complemento do Porto de Fortaleza e em 1891 uma estação de trem.



Antigo farol - Foto de 1942

A então Vila de pescadores, teve dois centros habitacionais, um à margem esquerda do Riacho Maceió e um outro à margem direita. À margem esquerda do Riacho Maceió, à beira-mar, foi construída uma igrejinha que ficou conhecida como a Capela dos Percadores e à margem direita do Riacho Maceió no alto da duna, foi construído a Igreja de Nossa Senhora da Saúde e em 1912 o segundo cemitério público de Fortaleza(Cemitério São Vicente de Paula).

Nos anos 40 do século passado, o Mucuripe é escolhido como o local para a construção do Porto do Mucuripe, o ramal ferroviário foi reformado para atender ao porto. Nos anos 50, este bairro deixa de ser um bairro de pescadores e expandiu-se. Hoje é uma das áreas de maior especulação imobiliária de Fortaleza. 



Clique para ampliar

Mesmo com toda esta transformação no bairro, neste ainda acontece às quinta-feira a famosa Feira do Mucuripe
.

Final dos anos 60 - praia do Mucuripe

Postal noturno do Mucuripe inicio da década de 80


Leia a segunda parte AQUI



Fonte: Tv Verdes Mares e pesquisas de internet

14 comentários:

  1. oi.. gostei muito da sua postagem.. é que estou fazendo um trabalho sobre O Mucuripe e queria saber se você poderia me dar dicas de onde posso encontrar essas informações e fotos!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo essas fotos.

    ResponderExcluir
  3. muito legal mesmo. meio q moro no mucuripe e tava procurando saber mais sobre a sua historia... VC TA DE PARABENS!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nasci e mim criei no mucuripe saudades da minha infância bairro que eu amo

    ResponderExcluir
  5. Massi no mucuripe sou de uma família tradicional e fundadora dessa beleza. Moro a 46 asnos em Santos SP mais não esqueco minha infância.

    ResponderExcluir
  6. É incrível como se fala em um processo de remoção com tanta pompa. "Uma vila de pescadores que virou um bairro famoso" Às custas de um doloroso processo de remoção que perdura até hoje, com ameaças ao Serviluz, ao Titanzinho e dezenas de comunidades praianas.

    ResponderExcluir
  7. Foi no ano de 1966 que cheguei em Fortaleza e conheci o Mucuripe Antigo, e graças a Deus estou tendo o privilégio de acompanhar o seu progresso , parabéns pra todos nós.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: