Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pavilhão Atlântico - Ponte Metálica




A princípio, o edifício originalmente esteve montado como coreto na Praça Marquês de Herval (hoje, José de Alencar) como se vê na foto ao lado.


Foto antiga da praça ainda com o belíssimo coreto

Foi transferido para a área portuária de Fortaleza, próximo à Ponte Metálica*, era o local de espera para os passageiros e/ou tripulantes em trânsito ou que iriam embarcar no Porto de Fortaleza (Ponte Metálica). Este tinha até restaurante. Servia de local de espera para as embarcações que estavam chegando ou partindo.




A edificação hoje encontra-se cercada, devido à alterações sofridas por agregados, que deixa à mostra somente a coberta do Pavilhão. O edifício original permanece ilhado sem alterações profundas, mas necessitando de restauração.



Toda a estrutura é de madeira e o edifício possui belíssimos lambrequins, o elemento arquitetônico mais rebuscado do mesmo. O conjunto abriga hoje um posto de saúde municipal.



*Existia antigamente, na entrada da Ponte Metálica, hoje abandonada e em completa decadência, uma praça que trazia no centro um quiosque estilo art-nouveau, com lambrequins, no formato retangular com cantos arredondados, onde quem esperava a chegada de navios ou a saída dos mesmos ficava tomando um café, tomando uma sopa, almoçando, jantando ou merendando, batendo papo, etc.
Era uma espécie de estação de chegada e saída de navios. Tinha uma calçada onde ficavam mesas e cadeiras e alguns combustores de iluminação a gás hydrogeno-carbonado.


Dito restaurante teve o nome de Pavilhão Atlântico e vários proprietários e gerentes, tendo por algum tempo como administrador o comerciante Ramon Romero de Castro, que depois foi proprietário de um restaurante também na Praia de Iracema com o nome de Restaurante Beira-Mar, na Rua dos Pacajus nº 71, inaugurado em 1926, que na verdade era da firma Ramon & Barbosa, que tinha como sócio Antônio Barbosa, mas ficou conhecido por Restaurante do Ramon.

Ramon Romero de Castro era espanhol vindo do Pará e iniciou sua vida em Fortaleza dirigindo o restaurante Art Nouveau, de José Rola, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira, local onde hoje fica a Tok Discos.

Em cima dos alicerces do antigo pavilhão existe hoje um prédio que foi por algum tempo lavanderia pública administrada por umas freiras, época da segunda foto, depois Posto de Saúde Edmilson Barros de Oliveira, do Lions Club de Fortaleza - Assunção, e hoje abriga a Escola Infantil Francisca Fernandes Magalhães, da Prefeitura Municipal, tendo o prédio sofrido alterações. Ainda existe o Posto de Saúde com o mesmo nome, mas o Lions que administra é o da Praia de Iracema. A última foto é de Osmar Onofre.


Crédito: Ofipro, Portal do Ceará e Arquivo Nirez

Um comentário:

  1. Pelamordedeus Prefeitura de Fortaleza! Restaure o edifício e a memória da cidade.

    ResponderExcluir