Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


domingo, 12 de setembro de 2010

Expresso de luxo




Foi a Expresso de Luxo responsável pela implantação em Fortaleza dos transportes interestaduais, desafio assumido pelos irmãos Raimundo de Paula Joca e José de Paula Joca, no dia 17 de agosto de 1950, quando pela primeira vez colocaram suas duas camionetes Fargo no percurso Fortaleza-Recife, numa estrada carroçável, viagem difícil e duradoura. Assim surgiu uma empresa que entrou para a história do transporte de passageiros não só do Ceará, mas de todo o Nordeste.


Primeiro carro da empresa

Tudo começou quando os irmãos Joca formaram uma sociedade na qual adquiriram duas camionetes Fargo, com capacidade de 15 a 17 passageiros. Dispondo de um capital de apenas Cr$ 200 mil, a empresa iniciou sob a razão social de “Irmãos Paula Joca Ltda”. Em 1951, a empresa transferiu-se para a rua senador Pompeu, 474, onde funcionou a agência de passagem e toda a estrutura inicial da empresa.

Com a expansão da empresa em um curto período de tempo, fez com que em 1958 a “Irmãos Paulo Joca” já com o nome fantasia “Expresso de Luxo”, possuísse 8 carros operando também nas linhas Fortaleza-Teresina e Fortaleza-São Luis, marcando o início do ingresso dos carros Mercedes-Benz em sua frota.


EXPRESSO DE LUXO Mercedes-Benz

Em 1968, a Expresso de Luxo adquiriu o controle acionário da Expresso Fortaleza. Na época a Luxo tinha 47 carros e a Fortaleza 45 unidades. Enquanto a Expresso Fortaleza fazia as linhas Fortaleza/ Rio /São Paulo a luxo também já avançava, aumentando seu número de linhas ligando Fortaleza a Recife, Parnaíba, Campina Grande e quase todas as capitais do nordeste.

No ano de 1972, convidam Pedro Paulo Carapeba para fazer parte das duas empresas, com a dedicação do novo sócio começam uma nova fase. Naquele ano, a Luxo inaugurava a linha Fortaleza-Recife-Fortaleza (Via litoral), proporcionando maiores vantagens aos passageiros, obedecendo ao roteiro turístico da Emcetur. Para o trecho foram utilizados confortáveis ônibus leito e semi-leito.



EXPRESSO DE LUXO SCANIA VABIS

No ano de 1973, a Expresso Fortaleza, então com 40 ônibus, foi vendida para o Sr. Camilo Colla, proprietário da Viação Itapemirim. Com o dinheiro da venda, Raimundo de Paula Joca, que detinha o maior número de ações da Expresso Fortaleza, adquiriu do seu irmão, José de Paula Joca, o controle acionário da Expresso de Luxo. Em 1978 a Luxo trouxe o primeiro rodoviário articulado do nordeste, expondo em sua garagem um Marcopolo III B-111RS de 18 metros de comprimento, cedido pela própria Scania para divulgação na região nordeste.


EXPRESSO FORTALEZA E EXPRESSO DE LUXO

Na ida ao Castelão em julho de 1980, o Papa João Paulo II utilizou um dos ônibus cedidos pela Expresso de Luxo à Casa Civil. O Papa presidiu a celebração eucarística na parte da tarde e na volta ao Seminário da Prainha. Inicialmente destinado à condução dos membros da comitiva, a escolha do Papa era permanecer o mais próximo do seu povo, além de representar uma opção para recuperar o atraso da programação desde o seu desembarque em fortaleza.


EXPRESSO DE LUXO PAPA

Com muito empenho de seus fundadores, diante de todas as dificuldades, a Expresso de Luxo cresceu e se tornou uma gigante do nordeste, conquistando a preferência de seus usuários, pioneira nos mais diferentes aspectos relacionados ao transporte rodoviário. Foi ela a primeira a patrocinar a reciclagem dos seus motoristas, com cursos de direção defensiva e relacionamento com o público. Pioneira também com o serviço de “corujões”, ônibus que viajam preferencialmente à noite proporcionando maior conforto aos passageiros devido à menor temperatura ambiente. Motoristas educados e rodomoças especialmente treinadas, tripulando veículos de primeira categoria, com ar-condicionado e música-ambiente, transportavam os passageiros com conforto e segurança pelas estradas nordestinas.



EXPRESSO DE LUXO LIDER

Ao completar 37 anos em 1987, a Luxo tinha uma frota de 138 ônibus, dos quais 53 eram Marcopolo Viaggio. Além de interligar as principais capitais nordestinas e cidades interioranas da região, dedicava também especial atenção à organização de viagens turísticas pelo Brasil e exterior.


EXPRESSO DE LUXO MARCOPOLO  III

José de Paula Joca morreu em 1987, depois de transformar a pequena camioneta numa frota de mais de uma centena de ônibus, a ligar as capitais e as cidades do interior nordestino. Hoje ele faz parte do quadro da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro, da CNT. O reconhecimento nacional pelo seu pioneirismo.



UM EXPRESSO DE LUXO CARGAS EM SEGUNDO PLANO

Em 1992 seus 111 ônibus e 16 linhas foram vendidos para o grupo carioca Jacob Barata, passando então todas as atividades do transporte rodoviário de passageiros para a Expresso Guanabara S/A. O transporte de passageiros ficou sendo administrado por Daniel Barata, filho de Jacob Barata. Foi acertado verbalmente o aproveitamento dos funcionários da Expresso de Luxo que trabalhavam no setor de transportes. A Expresso de Luxo continuou somente no setor de cargas, ampliando o setor com abertura de uma filial em São Paulo. O Grupo Irmãos Paula Joca atuava também nos setores de confecção, informática, agropecuária e representação comercial com as marcas Bosch e Cummins. A venda do setor de transporte de passageiros significou o fim da atividade inicial do grupo, fundado em 1950.


EXPRESSO DE LUXO EM FRENTE A RODOVIÁRIA


EXPRESSO DE LUXO ANTIGO - 160 CIFERAL 


GARAGEM DA EXPRESSO DE LUXO - Arquivo César Maia

Arquivo César Maia

Arquivo César Maia

Arquivo César Maia

Arquivo César Maia

Arquivo César Maia

Arquivo César Maia

Itinerário da Expresso de Luxo - Arquivo César Maia




Agradecimento aos amigos do Fortalbus

27 comentários:

  1. Adorei a matéria !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. JPedro, o crédito é todo da Fortalbus como consta na postagem.

    ResponderExcluir
  3. Tive o grande prazer de trabalhar nesta empresa, entrando como auxiliar de supervisor, passando pra supervisor, auditor e gerente de cargas em Recife, uma empresa familia maravilhosa, só trago boas recodações, do Sr. Raimundo Joca e Antonio Joca, pessoas de bem, empresários e familia maravolhosos. Amei a materia PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. Oi Muniz, boa tarde!

    Como é bom trabalhar numa empresa assim, bem família, que valoriza os funcionários. Nda melhor que ter a oportunidade de crescer dentro de uma empresa.

    Um caloroso abraço e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  5. césar nogueira maia5 de janeiro de 2012 17:36

    Não poderia deixar de fazer meu registro aqui, de quando trabalhei na Expresso de Luxo. Fiquei emocionado relembrando a história da empresa. Trabalhava como Inspetor de Tráfego. Agradeço a oportunidade ao Dr. Lamartine, ao Sr. Sobreira e aos AMIGOS MOTORISTAS, GERENTES, CARREGADORES, DESPACHANTES, FUNCIONÁRIOS do período de 1987 a 1989 em todos os lugares que passei (DE FORTALEZA para Recife, Campina Grande, São Luis, Parnaiba, Teresina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem muitas fotos?
      Qual o seu orkut?

      Excluir
    2. Não tenho orkut.
      Vc encontra o Fortaleza Nobre no
      Facebook e Twitter. Ambos os endereços
      encontram-se no próprio blog.

      Abraços

      Excluir
  6. césar nogueira maia5 de janeiro de 2012 17:41

    Amiga Leila, no meu orkut voce vai encontrar mais fotos de minha passagem por lá e fique a vontade para publicar no seu site, será imenso prazer. César Maia - http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=7381559285737652402&aid=1285420459

    ResponderExcluir
  7. Nossa, César, que delícia de comentário, muito bom relembrar um passado tão bonito e de certa forma, reviver tudo novamente!

    Já que fui autorizada, vou agora mesmo vasculhar suas fotos da época, muito obrigada pela permissão, amei! :D rsrs

    Um forte abraço amigo

    ResponderExcluir
  8. Na minha infância, viajava todas as férias, na linha da Expresso de Luxo- Fortaleza - São Luis/MA.
    Tenho muita saudades, dos bonitos ônibus da Expresso de Luxo, da garagem que tinha em Tianguá e em Teresina. Estou mandando confeccionar 1 miniatura da expresso de luxo com o modelo do Marcopolo III.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de pronto, compartilha com a gente, Silvio! rsrs

      Abraços

      Excluir
    2. Claro que Sim!
      Na minha última pesquisa no GOOGLE, vi uma foto da garagem da Expresso de Luxo, em Fortaleza. Agora, já tentei várias vezes. Por favor, os meus colegas, teriam alguma foto da garagem da empresa, com os ônibus estacionados?

      Excluir
  9. As fotos q tenho são essas.
    Coloquei uma da garagem, espero q goste.
    É do arquivo do amigo César Maia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO! UM DOS FATORES POR TER CHEGADO À FORMAÇÃO DE ENGENHEIRO MECÂNICO, É A PAIXÃO PELOS ÔNIBUS DA EXPRESSO DE LUXO!

      Excluir
    2. Eu que agradeço seu comentário! :)

      Excluir
    3. OBRIGADO LEILA PELAS FOTOS. MEU PAI FOI MOTORISTA NA EXPRESSO DE LUXO,TENHO MUITAS SAUDADES DA LUXO, POIS FOI NA SUA ÉPOCA A MELHOR EMPRESA DO CEARA,COMO ERA DIFÍCIL ENTRAR NELA, O CHOFER TINHA QUE SER BOM, O NOME DE GUERRA DO MEU PAI ERA BARRETO, ALÉM DE EXCELENTE MOTORISTA ERA MECÂNICO, FALECEU EM MAIO DE 2014.

      Excluir
    4. Foi um imenso prazer falar um pouco dessa empresa maravilhosa! :)

      Beijo grande

      Excluir
  10. como eis funcionario adorei rever estas fotos obrigado pois esta empresa estar nas minhas lembranças e no meu coraçao

    ResponderExcluir
  11. Caramba!!!!! raro tantos elogios a uma empresa de onibus, realmente de admirar!

    ResponderExcluir
  12. A Expresso de Luxo foi um marco no setor de transportes desse país... eu era muito pequeno, mas ainda peguei o finalzinho... utilizei o setor de cargas... e como era bom o atendimento daquela empresa... Parabéns a todos que fizeram parte da familia Expresso de Luxo!

    ResponderExcluir
  13. Estou encomendando um G7 6x2 com a pintura da Expresso de Luxo.

    ResponderExcluir
  14. Legal deu saudades, viajamos muito de Fortaleza para Recife na Expresso de Luxo os ônibus da Scania andavam muito quando ia viajar fica torcendo para ser um Scania 113.

    ResponderExcluir
  15. Legal deu saudades, viajamos muito de Fortaleza para Recife na Expresso de Luxo os ônibus da Scania andavam muito quando ia viajar fica torcendo para ser um Scania 113.

    ResponderExcluir
  16. Trabalhei na LUXO de 1986 a 1993 e depois voltei em 1995.No início 2 anos como auxiliar de escritório e a seguir como supervisor de cargas. Tenho ótimas lembranças, uma empresa muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Eu tbm tenho boas recordaçoes dessa empresa fui funcionario de 1992 a 1995 trabalhei de motorista carreteiro fazia a linha fortaleza sao paulo recife belem ate hoje sinto saudades dessa empresa meu nome de guerra era Candido apelido Faustão

    ResponderExcluir
  18. Também viajei Muito nesses carros com o prefixo Recife X Fortaleza.
    Até hoje lembro desses ônibus.
    Tenho muitas saudades das cores "Vermelho escuro e Beje"

    ResponderExcluir