Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Jornal A Oposição Constitucional - Ano: 1836 [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Jornal A Oposição Constitucional - Ano: 1836



Publicada em fortaleza para combater a administração Alencar, orgão, portanto, do partido carangueijo ou conservador, como o Correio da Assembléa Províncial a era do partido chimango ou liberal.

Redatores: Jerônimo Martiniano Figueira de Mello, José Antônio Pereira Ibiapina, padre Antônio Pinto de Mendonça e Manoel José de Albuquerque. Impressor e tipografo: Aureliano Marco!íno de Mello, natural de Minas Gerais e no tempo do Ministro Vasconcelos nomeado escrivão de órfãos de Ouro Preto .
Acabou no número 7, porque o presidente Alencar recrutou o impressor e o enviou para o Pará. O exemplo vinha de longe e era aplicado aos jornalistas; já em 27 de janeiro de 1824 o padre Batista da Fonseca, redator do Liberal da Bahia, era agarrado por ordem do presidente Francisco Vicente Vianna e remetido para Pernambuco à bordo de uma escuna. Demais eram bem recentes as perseguições feitas ao Correio da Assembléa Provincial.


Fonte: Instituto do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: