Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Loja A Espingarda



Fachada da Loja no início da década de 50 - Arquivo Nirez

Em março de 1931 abre-se em Fortaleza a loja A Espingarda, especializada na venda de armas e munições, artigos para caça e cutelaria, localizada na Rua Barão do Rio Branco nºs 954/958, com frente também para a Rua Guilherme Rocha, da firma Damião Fernandes & Filho, formada por Damião Fernandes* e César Fernandes.

Edifício Vitória

A loja ficava nos baixos do Edifício Vitória, onde funcionou também a Sorveteria Cabana. No segundo andar funcionavam os estúdios da Rádio IracemaHoje no local se encontra a loja A Esmeralda.

Foto atual de Francisco Edson Mendonça Gomes

* O Coronel Damião Fernandes nasceu no dia 27 de setembro de 1879 em Luís Gomes, Rio Grande do Norte. Filho de D. Isabel Fernandes.
Foi vice-presidente do Clube dos Caçadores fundado em 09 de abril de 1928, tendo como presidente o coronel Eduardo de Castro Bezerra (Eduardo Bezerra); secretário, Aldo Prado e tesoureiro, tenente Irapuan Freitas.
Era pai do capuchinho cearense Frei Agostinho, cujo nome secular era Heitor.
Antes de fundar A Espingarda, foi gerente da Casa Albano.
Morreu em Fortaleza no dia 31 de janeiro de 1951 aos 82 anos de idade.
Hoje é nome de rua em Fortaleza.


Imagem Google Earth


x_3bf04299


Fontes: Fonte: Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez,  Revista do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) - 2008 e Revista do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) - 1957

Nenhum comentário:

Postar um comentário