°°°Fortaleza Nobre°°°: Theatro José de Alencar
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Theatro José de Alencar



Postal raro dos anos 30 

O Theatro José de Alencar é um dos maiores símbolos da cultura cearense. Até o nome “theatro”, com “h” mesmo, preserva a grafia de outrora. A estrutura é um espetáculo tão grandioso quanto às apresentações que têm o privilégio de entrar em cartaz no José de Alencar, batizado em homenagem a um dos maiores escritores do Ceará, autor dos romances Iracema, Cinco Minutos, A Viuvinha, Senhora, entre outros. A construção começou em 6 de outubro de 1908, quando a estrutura metálica importada da Escócia já se apresentava exposta em praça pública depois de cruzar o Oceano Atlântico. A inauguração aconteceu somente em 17 de junho de 1910, com direito a show pirotécnico e apresentações culturais.
O primeiro espetáculo teatral foi apresentado no dia 23 de setembro de 1910, pela Companhia Dramática Lucile Perez, com a peça “O Dote”, de Artur Azevedo.
O público lotou e aplaudiu.



A história do Theatro José de Alencar começa em 1896 quando o então presidente da Província - Bezerril Fontenele - fincava a sua pedra fundamental no centro da Praça do Patrocínio (posteriormente Praça Marquês do Herval e hoje Praça José de Alencar).





O teatro na década de 40 - Arquivo Assis de Lima

No entanto, só em 1908 no governo de Nogueira Acioli, tiveram início os trabalhos de construção, obediente à planta elaborada pelo engenheiro militar Capitão Bernardo José de Melo, devidamente autorizado pela Assembléia Estadual por força da Lei n. 768, de 20 de agosto de 1904. A obra teria estrutura metálica, com fachada em estilos art nouveau e coríntio, segundo os preceitos dos chamados "teatros-jardins".

Ontem


Hoje


Inicialmente, o José de Alencar foi projetado para ser um teatro jardim, mas somente em 1975, 65 anos após a inauguração, em uma das reformas pelas quais passou o equipamento, o jardim foi construído. A estrutura possui duas fachadas: a primeira em estilo eclético, mas com predominância do neoclássico, e a outra em art-nouveau, que chama atenção pelos belos vitrais coloridos. No interior, pinturas indescritíveis são as principais atrizes dessa peça arquitetônica. Na boca de cena, acima das cortinas, estão pintados personagens de José de Alencar. Outros dois prédios em anexo fazem parte da estrutura do Theatro José de Alencar.

Em 1987, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).




O corpo da sala de espetáculos é todo de aço e ferro fundido, com três pavimentos além do térreo, onde ficam a platéia, as frisas, camarotes e torrinhas, tendo ainda cadeiras austríacas de palhinha, balcão e elegantes escadarias. A execução da estrutura de ferro coube à empresa Walter-MacFarlanes & Co. e Saracen Foudrín, de Glasgow, Escócia.





Quando foi inaugurado oficialmente no dia 17 de Junho de 1910, a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pêlos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge fez o espetáculo musical. Na praça, rodas de fogo, morteiros, foguetes e girândolas num milagre pirotécnico, abrilhantavam a festa.



















2 comentários:

  1. Leila, tem um blog de um cara daqui de fortaleza que ele também tem umas fotos dessas.
    ah também queria dizer que qualquer coisa que eu posso ajudar com o blog eu estou aqui.
    sim deixa eu te dar uma dica, tira fotos do prédio do sesc de frente do dragão do mar, e também tem um empresa de informatica ao lado Lanlink eu faço cursos lá, o prédio também é histórico. e é todo no Cedro. muito show! gosto muito de fazer curso lá, me enche os olhos ver aquela arquitetura antiga.
    te passar aqui o link do blog do cara lá
    http://blogdoguilhon.blogspot.com/
    ah e outra, seria legal um comparativo da foto antiga com um foto moderna do mesmo local.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Daniel, pode deixar que eu vou atrás de conseguir fotos do prédio e saber mais sobre a história do mesmo, tá?:)
    E se você puder e quiser mesmo colaborar com o blog, meu e-mail é nobremaciel@hotmail.com ou tbm nobremaciel@yahoo.com.br, ficarei muito agradecida!!!

    Vou dar uma olhada no blog que vc falou, obrigada!


    Abraços e espero vê-lo novamente aqui, qm sabe até com créditos em algum post, né? rsrsrs

    bjos

    ResponderExcluir