Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Ceará Rádio Clube AM - PRE-9
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ceará Rádio Clube AM - PRE-9


Sede da antiga Ceará Rádio Clube na avenida João Pessoa, no bairro Damas

Fundada no dia 30 de maio de 1934, a Ceará Rádio Club - ou PRE-9 como também é conhecida, é a pioneira da radiodifusão do Ceará.

A emissora chegou a transmitir em quatro idiomas na década de 1940 quando passou para a direção dos Diários Associados, grupo ao qual ainda pertence. A Ceará Rádio Clube tem na sua coordenação o escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos e na sua programação um dos mais tradicionais programas da história do Rádio Cearense: O "Clube dos Tetéus", com o radialista Colombo Sá.


Um pouco de História

Aproveitemos esta oportunidade para contar a história da Ceará Rádio Clube, que é, em parte, a história da própria evolução do rádio brasileiro.
Fundaram-na, em 1934, só em ondas médias, os irmãos Dummar, que dispunham, de início, de um transmissor de apenas 250 watts.



Os irmãos Dummar encontraram apoio, do comércio e indústria de Fortaleza, além do estímulo permanente de seu povo. Trataram de corresponder à confiança que mereciam. Em 1936, inauguraram o estúdio da Av. João Pessoa, com um transmissor de 2 kw.


A Ceará Rádio Clube era absoluta no Estado. O Dr. Assis Chateaubriand passou a namorá-la. Tinha, a seu serviço, um homem que superintendia todos os jornais e emissoras associados, do Rio Grande do Norte ao Amazonas, ou mais precisamente, ao Território do Guaporé. E este homem, graças à sua excepcional habilidade de conseguir sempre bons preços, já se tornara o comprador oficial de jornais e emissoras para os Associados.

Seu nome: João Calmon. Em janeiro de 1944, a notícia corre pelos céus brasileiros, espalha-se entre as agências e departamentos de publicidade, chega ao conhecimento dos grandes anunciantes do Rio e de São Paulo; a Ceará Rádio Clube é mais uma emissora associada.


Daí para cá, a história dessa estação é uma série de realizações ininterruptas, prestigiando cada vez mais os prefixos PRE-9, ZYN - 6 e ZYN - 7. Nem poderia deixar de ser assim. Para João Calmon e Paulo Cabral, "a Ceará Rádio Clube tem sempre de agir em função do nome glorioso do Ceará. Anima-a a absorvente preocupação de honrar o Ceará, de ser digna do Ceará, de estar à altura do progresso e dos foros de cultura do Ceará."

" — Inspirada nessa invariável diretriz — afirma João Calmon —, a Ceará Radio Clube procura aperfeiçoar cada vez mais os seus serviços, numa insatisfação permanente que a obriga a tomar sempre novas iniciativas."



Continua...

5 comentários:

  1. ISTO E QUE ERA PRA EPOCA PRA SE VIVER

    ResponderExcluir
  2. Olá, queria saber se essa rádio é a mesma PRE9, a onde meu tio que hoje é falecido, tinha um programa nesta rádio chamado a hora da saudade.

    ResponderExcluir
  3. Ali na Avenida dos Expedicionários, mais precisamente onde funciona o Extra do Montese, antigo Romcy, existia uma antena imensa, nos anos 70. Pergunto: que antena seria aquela ?

    ResponderExcluir
  4. Meu pai Eguilberto comentou sobre essa rádio e antena que existia.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: