Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gentilândia - Os Bondes e os Ônibus


A Gentilândia era servida pelos bondes elétricos da Ceará Light que faziam as linhas Prado e Benfica. Empresas de ônibus a partir da década de 30 passaram a trafegar do centro para o Benfica e Prado, como das empresas São José e Severino. Além desses, outros em direção a Parangaba e ao Montese também serviram a Gentilândia.

Depoimento: “Os bondes deixaram uma saudade incrível em muita gente, .... Em um banco cabiam cinco ou seis pessoas, os rapazes ficavam pendurados tentando paquerar as meninas”. Dona Maria de Lurdes Linhares .

(1ª Foto -Bonde elétrico da Light que fazia a linha Benfica.
Arquivo Assis Lima).
TRAJETO LINHA BENFICA - Percurso dos Bondes do Benfica: Saia da Praça do Ferreira em frente ao Rotisserie, hoje Caixa Econômica e seguia pela rua Floriano Peixoto, Guilherme Rocha, General Sampaio, Av. Visconde do Cauipe até a esquina com Adolfo Herbster.

De volta vinha pela Visconde do Cauipe e na rua General Sampaio entrava a direita na rua Clarindo de Queiroz, seguindo por trás da Igreja do Carmo para entrar a direita na rua Floriano Peixoto até chegar a praça do Ferreira.


(2ª Foto - Bonde elétrico da Light que fazia a linha Prado parado na Praça do Ferreira, 1943.
Arquivo Nirez.)

TRAJETO LINHA PRADO - Percurso dos Bondes do Prado: Praça do Ferreira, Guilherme Rocha até a General Sampaio a altura do antigo bar Americano, dobrando a esquerda na praça José de Alencar para alcançar a Av. Visconde do Cauipe, dobrando a esquerda na 13 de Maio, Vivenda da Família Gentil, até a rua Marechal Deodoro antiga “cachorra magra” defronte ao Bar do Bola de Ouro, onde predominava o jogo de sinuca.

O percurso de volta era feito pela Marechal Deodoro, passando em frente ao Ponto Chic, entrando a direita na Domingos Olímpio até chegar a Floriano Peixoto, alcançando a Praça do Ferreira.



3ª Foto - Ônibus da Empresa Severino que fazia a linha Benfica, 1936.
Arquivo Nirez.

4ª Foto - Ônibus que fazia a linha Prado da Viação César, ao lado da Escola Industrial nesse período em construção, 1947.
Arquivo CEPIMAR


5ª Foto - Final da Linha do bonde do Benfica na Av. Visconde de Cauípe, 1943. A esquerda vê-se o antigo café do Eugênio. Arquivo Nirez.



6ª Foto - Ônibus da Empresa Santo Antônio que fazia a linha Maracanaú, estacionado em frente a sua primeira sede na Travessa Sobral, 91. Em 1962.

Arquivo CEPIMAR







7ª Foto - José de Assis Oliveira
Arquivo CEPIMAR.

A Empresa Santo Antônio, que faz transporte de passageiros para Maracanaú, foi fundada por José de Assis Oliveira - com sua primeira sede na travessa Sobral, 91 na Gentilândia.






Continua...

Fonte: Fortaleza de Ontem e de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário