Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Ruas de Fortaleza - Mudanças(Rua Senador Pompeu) [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ruas de Fortaleza - Mudanças(Rua Senador Pompeu)




As duas casas que aparecem na primeira fotografia ainda existem e a parte superior ainda está intacta. A parte inferior foi alterada, pois foram abertas portas largas para funcionarem nelas firmas comerciais, mas a parte superior apenas foi encoberta por imensos tapumes que deixam aparecer somente a parte superior do ornamento da casa mais alta, como pode ser visto na segunda foto. A foto antiga é aproximadamente do início da década de 20. Na esquina a Mercearia de Eduardo Benevides. Na primeira casa morava o senhor Jucaz e na segunda o desembargador Gabriel Cavalcante. As casas tinham os números 97 e 99. Hoje é apenas um prédio com o número 869.



As casas vizinhas não mais existem; a da esquerda (da 1ª foto) esteve ali até bem pouco tempo e era um estacionamento da firma A. Pinheiro. A outra, da direita, foi demolida para dar lugar ao edifício Santa Elisa, chamado popularmente "Gilette", que teve na esquina a Farmácia Confiança, no andar térreo. Na casa 869 moraram descendentes do desembargador Gabriel Cavalcante, como Thomaz M. Cavalcante, até que em 1980 foi vendida a uma firma comercial.

A Segunda foto é de 1978, quando ali passou a funcionar a firma dos calçados Clark, que fez o tapume até hoje existente.
Do lado esquerdo da foto, no lugar da garagem de A. Pinheiro S/A, passou a funcionar uma das lojas "A Esmeralda" que ocupou as duas casas, fazendo galeria até a rua Barão do Rio Branco, vindo depois as "Lojas Americanas".




A terceira foto é mais recente e mostra o mesmo ângulo como hoje está. Continuam as "Lojas Americanas", a "Laser eletro magazine", "A Esmeralda", que também fazem galeria até a Barão do Rio Branco e do lado direito da foto, a farmácia Padre Cícero, que fica nos baixos do edifício Santa Elisa ("Gilette"), no lugar anteriormente ocupado pela Farmácia Confiança e da antiga mercearia Eduardo Benevides, que era o nº 101.







Crédito: Portal do Ceará e Arquivo Nirez



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: