Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Tirada do Baú - Bairros de Fortaleza
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tirada do Baú - Bairros de Fortaleza


Bairros de Fortaleza, que tinham nomes diferentes, em décadas passadas:

Parangaba era Arronches, Pirocaia era o nome do atual Montese, Carlito Pamplona era Brasil Oiticica, Açude João Lopes era como se chamava o atual Morro do Ouro. São Gerardo era Alagadiço, Antônio Bezerra era Barro Vermelho, a Praia de Iracema era Praia do Peixe. Aldeota era Outeiro e, também Aldeiota. Dionísio Torres era Estância, Castelão era Mata Galinha e Parquelândia ocupa a área que antes era do Campo do Pio e do Coqueirinho.

Alto da Balança era o nome original da atual Aerolândia e o Lagamar agora é Tancredo Neves. Caso peculiar: o antigo Otávio Bonfim teve o nome trocado para Farias Brito, porém ninguém aceitou a mudança e o bairro continua a ser conhecido como Otávio Bonfim. Prainha é o nome correto da área antiga onde agora está o Centro Dragão do Mar e que o povo, por falta de informação chama Praia de Iracema. Incorreto: a Praia de Iracema é mais adiante. A parte alta daquele pequeno bairro, onde está a Praça Cristo Redentor era o Outeiro da Prainha.

Cercado do Zé Padre é aquele conglomerado, arremedo de favela, entre as avenidas Duque de Caxias e Bezerra de Menezes, logo após a Praça São Sebastião. Parque Americano era uma pequena área entre a Rua Padre Valdevino e o bairro da Piedade. O nome surgiu devido a existência ali, de um parque de diversões, instalado pelo dono do famoso Bar Americano. Marcou época mas hoje só existe na memória dos mais velhos.


Marciano Lopes


Editado em 15/09/2010

Recebi um e-mail muito interessante sobre esse post e resolvi compartilhar:

4 comentários:

  1. 1º,Leila,....PARABÉNS...100 seguidores!!!!!!!

    Como meu amigo Marciano Lopes(êle não deve se lembrar de mim)a maioria desses nomes desse bairros eu conheci com o nomes anteriores, como poe ex.:Barro Vermelho, Pirocaia, Alagadiço, Estância.....
    Tudo que o Marciano vem "tirando do baú" é verdadeiro e muito,muito bom.....
    Tudo isso "vale à pena ver de novo"!


    BRAVO, Marciano Lopes!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lucinha, nem acredito que já somos
    100 \0/ Uhúúúú

    Sem dúvida o baú do Marciano é repleto de
    coisas que devem e precisam ser relembradas,
    faz bem reviver tudo de novo, nem que seja só
    através da leitura.

    Beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  3. Materia excelente! Muito bom o resgate dessa história. As novas gerações precisam saber da história, da origem do seu lugar.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: