Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


domingo, 12 de junho de 2011

Boneca Eva - Do fundo do baú II



Fazendo minhas habituais pesquisas pela internet, achei essas fotos e voltei aos anos 80, quando vi pela primeira vez essa boneca gigante no estacionamento do Shopping Iguatemi.

Essa era a boneca Eva, tinha cerca de 70 m de comprimento e geralmente ficava em estacionamentos e praças. Aqui em Fortaleza, lembro também de tê-la visto na Praça Cristo Redentor



Ao entrar no corpo da boneca, era possível visualizar todos os seus órgãos. Era uma verdadeira aula sobre o corpo humano, com direito a um guia que ia explicando tudo sobre os órgãos, tecidos, ossos... A maior surpresa ficava por conta da gravidez da boneca


Por dentro da boca da boneca

A Eva foi uma febre nos anos 80, as crianças lotavam os estacionamentos dos shoppings e Praças para poder conhecer a boneca por dentro. O bebê que ela carregava era o que mais chamava a atenção de adultos e crianças.


Por dentro da Eva

Essa foto é maravilhosa!!! 
A Boneca Eva no estacionamento do Shopping Iguatemi, provavelmente em 1984. 
A foto é do meu amigo Ivan Gondim e nela vemos sua esposa Rosinha e seus filhos Thiago e Thadeu em frente a boneca.


26 comentários:

  1. Oi, Leila, entrei na Eva, com meu marido, puxando o meu Rodrigo, creio que com uns 6 aninhos,mostrando o corpo humano, na "prática", quase. Eu ainda morava no RJ.
    Por onde andará a Eva????
    Beijinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente foi destruida em Portugal... Pessoas incultas em vez de a mandarem para outro pais não, destruiram-na porque nao tinham onde a colocar... ENFIM.

      Excluir
  2. Amiga, tenho essa curiosidade...O que será que foi feito da Eva?!??!
    Tenho certeza que se ela voltasse a ocupar os estacionamentos dos Shoppings, iriam ter filas de crianças querendo fazer esse passeio, e olha que não iria me admirar que muitas daquelas crianças dos anos 80, quisessem reviver essa emoção! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Poxa, eu era doida pra entrar na Eva. É um trauma de infância!! Lembro dos comerciais na tv. Hoje em dia não temos mais coisas legais como na década de 80

    ResponderExcluir
  4. ahhh...que emoção, eu entrei na Eva, e nem sabia que esse era seu nome, era muito pequena, mas ainda lembro que entrei com medo....rsrsrs....ótimo seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Beatriz! :)
    Muitas crianças entravam com medo, mesmo
    porq, a Eva não era bonita! Eu pelo menos, não achava! rsrs)

    ResponderExcluir
  6. ñ lembro ao certo minha idade mais quando visitei a boneca fiquei encantada,naquele tempo realmente havia inocencia de criança.

    ResponderExcluir
  7. http://www.primeiramao.pt/2008/09/18/boneca-eva-acabou-numa-mata-da-zona-industrial-da-maia/

    Encontrei essa reportagem sobre o que aconteceu com ela. Lamentável!

    ResponderExcluir
  8. Não acredito, Karine!:(
    Vou agora mesmo ler essa
    matéria!

    Muito obrigada por compartilhar comigo,
    nem sei como agradecer!

    Sem sombra de dúvida, LAMENTÁVEL!!!

    ResponderExcluir
  9. Putz! Passou um filme na minha cabeça. Lembro que ela veio duas vezes pra Fortaleza, ficava no estacionamento, aínda sem muros ou cercas, do Iguatemi. a gente entrava pelo pé dela e saía pelo ouvido e via todo o corpo humano. Ô viagem. Eu tinha 8 anos quando entrei dentro dessa gata, que tava grávida e tinha um osso da perna trincado por conta de uma queda num jogo de vôlei, segundo a voz que explicava tudo dentro da boneca.

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Vc lembrou até do osso trincado...que memória! :0

    ResponderExcluir
  11. Nossa que saudades da Boneca Eva!!!! Ela esteve em Passo Fundo - RS no ano de 1987!!!

    ResponderExcluir
  12. Leila, aí não é Iguatemi. Estas árvores já são bem adultas e na época não existiam. Acho que eu tenho uma foto dela e te enviarei. bj~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Ivan!
      Apenas relatei q foi no Iguatemi q vi a Eva pela primeira vez. rsrs

      Bjos amigo

      Excluir
  13. A minha mãe foi nesta boneca e disse que era incrivel...Eu tenho 10 anos e infelizmente não peguei a época dela,desde que eu tenho 5 anos a minha mãe e a minha vó falam desta boneca e sempre foi meu sonho visita-la...Porque será que a desmontaram??Porque não deixaram ela passando pelas capitais??Porque acabaram com esse tamanho ponto turistico,uma tamanha diversão??Porque não deixaram para essa geração??Sempre foi meu sonho visitar essa boneca,deve ser mt legal,uma tamanha diversão,surpreendente,INCRIVEL....Um sonho não descoberto e que nunca vai ser realizado :(....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos, não nessa boneca, Gigi, mas qm sabe, de repente, resolvem copiar e criar outra boneca parecida com a Eva, vamos torcer! rs :)

      Abraços e obrigada pelo comentário

      Excluir
  14. oi meus irmãos do Ceará,moro no RJ eu sair dai no ano de 1975 eu não queria conhecer o Rio de Janeiro mais já que eu estou aqui gostei e não quero mais voltar , ontem fez 43 graus , aqui já é calor

    agora está muito ruim abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosemeire, boa tarde! :)

      Agradeço o comentário e fico feliz que vc esteja gostando do lugar onde hoje vive, isso é muito bom!

      Abraços

      Excluir
    2. a boneca EVA se encontra na cidade de nova friburgo, regiao serrana do rio de janeiro , e sera aberta ao publico ate o fim do ano!!

      Excluir
  15. Nossa eu nunca iria imaginar que a boneca Eva que causava frissón no Playcenter quando eu era criança, tivesse ido parar em Fortaleza. : )

    ResponderExcluir
  16. Encontrei esse vídeo no You Tube. Lá também tem um onde na descrição conta o fim da boneca, que foi desmontada e jogada em um depósito clandestino. Tudo isso ao som de Eva do Rádio Taxi.

    Vídeo 1:
    http://www.youtube.com/watch?v=BRNYiJ60xo4

    Vídeo 2:

    http://www.youtube.com/watch?v=3GTFoTQH_UI

    ResponderExcluir
  17. lembro-me muito bem um dia desse eu tava falando sobre ela e ninguém conhecia.

    ResponderExcluir
  18. Lembro dela aqui na praça do cristo redentor no seminário da prainha...lá nos anos 80...

    ResponderExcluir
  19. Eu fui uma das crianças que entrou na boneca Eva,lamento pela destruição da boneca em Portugal,o governo daqui poderia ter comprado.

    ResponderExcluir
  20. Pessoal, acho que esta boneca que se acabou em Portugal não é a mesma que passou por Fortaleza e outras cidades. Pelas minhas pesquisas foram feitas 3 bonecas destas. Marcio Mamede

    ResponderExcluir
  21. Gente tb conheci a Eva quando eu era criança. Acabei de descobrir que ela esta em Nova Friburgo - RJ no Teleférico.

    ResponderExcluir