Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Waltério Alves Cavalcanti - Indústria alimentícia Wal-Can S/A [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Waltério Alves Cavalcanti - Indústria alimentícia Wal-Can S/A


No relato emocionado do filho do empresário Waltério Cavalcanti , ele dizia:


 " O papai transformava tudo em ouro, era uma cabeça pensante,um homem de vários negócios,indiscutivel. Nos momentos de decidir para que rumo tomar,ele era decididamente unilateral, pensamentos agudos e rápidos.Tornou-se bem jovem, um promissor homem de negócio em nossa capital. Ele era um homem além de seu tempo.

Waltério Cavalcanti Filho

"Fui criança, cheguei a ter contentamentos. Tudo para mim parecia risos, alegria, felicidade. Porem ao chegar a minha idade de 11 anos , começou os primeiros passos de lutas contra o destino ,ele bateu a minha porta. Meu pai tinha naquela época seus 40 anos e que da mesma maneira bateu para ele o mesmo destino, foi rebaixado de categoria no seu emprego público e com isso veio os problemas financeiros e tirou o conforto humilde de nosso lar, ele não se conformou com o destino , para aliviar suas decepções procurou o alcool o qual não resolveu, findou seus sofrimentos aos 53 anos, e assim se foram 13 anos de amarguras. Naquela época eu estava com meus 11 anos e procurei emprego para conseguir algumas migalhas para amenisar os sofrimentos de minha mãe a qual agasalhava-se ao redor de seus 8 filhos.Ela esperava em resignação um dia melhor, mas isto custou muito tempo.


Aos 18 anos, consegui ser um mini comerciante, e aos 22 anos já tinha alguma coisa,ou seja uns trocados.Neste período meu pai veio à falecer,mas como já tinha algum
recurso, fiz o seu enterro com dignidade e com classe,fiquei cuidando de minha mãe, e meus irmãos que ainda lhe rodeavam. Pude acompanhar os estudos de meus irmãos até depois de formados. Tudo estava a contento e aos 35 anos jé era casado com minha Maliza e tinha uma prole de 6 filhos. Maria do Carmo cavalcanti,José Waldo cavalcanti,Maria Claudia cavalcanti, Maria Irene cavalcanti,Wilson cavalcanti,Maria valéria cavalcanti e logo depois o caçula Henrique Nelson Cavalcanti; Nesta altura de luta surge me um fracaço nos négocios,época da Guerra(1947). O pós-guerra trouxe tempos difíceis e, em 1948 ,Este era o tempo da “euforia” do café, provocada pelos altos preços pós-guerra, no mercado internacional.


Mas no ano de 1948 a coisa mudou, em 1950 já possuia carros do ano, consegui prédio para o meu negócio e em mais alguns anos consegui residência própria, transformei os meus comércios em industrias. Fiz patrimônio construindo a fábrica ampliando os negócios, a esta altura já me pesava nos ombros os meus 60 anos e me sentia realizado, procurei colocar na época filhos(as) e genros para darem sequência ao império que eu tinha conseguido. Agradeço sempre a Deus por tudo que conquistamos e vivemos, mesmos diante de desentendimentos ocorridos na época que me abalaram muito. Peço a ele que dê aos meus filhos a mesma coragem que fui possuidor, para que possam crescer em paz, pois com Deus tudo é possível."     
Waltério Alves cavalcanti


Embora não seja fácil encontrar uma classificação para as diferentes atividades relacionadas aos investimentos realizados naquela época por Waltério cavalcanti, o passo principal e decisivo foi a industrialização em grande escala de sua atividade relacionada com os alimentos. 


Assim surgia a Indústria alimentícia Wal-Can S/A e a história do café começou com a atividade industrial e a sua comercialização, por exemplo através de supermercados e sua frota de entrega de alimentos. (Veja Fotos)  A expansão dos negócios da industria,  a distribuição de produtos exclusivos no mercado cearense com a fabricação de produtos próprios, como café, colorífico, macarrão entre outros, e ainda o empacota grãos, foi formalizada e constituida pela presença de famíliares, pessoas públicas, políticos, amigos e clientes.

   Galpão central para exposição de produtos

 Saudação em agradecimentos aos presentes no evento

 Exposição do  Novo Macarrão Wal-Can


Filhos e amigos 

Sr.Waltério Cavalcanti e Sra. Maria Luiza (Maliza)


Fatos históricos

  • 02 de Maio de 1966 - Iniciada a demolição do Abrigo Central, na Praça do Ferreira, que diziam estar ameaçado de ruir.
    A
    Comércio e Indústria Brasileira de Engenharia Ltda - Cebel, firma vencedora da coleta de preços para execução da obra, usou até dinamite na demolição.
    Os jornais noticiaram com euforia a derrubada do "
    monstrengo", hoje escrevem-se matérias saudosistas a respeito do mesmo.
    No Abrigo Central existiam as paradas de ônibus, as reuniões profissionais discussão de classes, comentários em torno de esportes, política, música, enfim, todos os assuntos.
    Nos boxes funcionavam cafés como o
    Café Hawaí, Café Presidente e o Café Wal-Can, casas de merendas como a do famoso "Pedão" da bananada, livrarias como a do Alaor, vendas de selos de consumo, armarinhos, casas de vender discos como a "Discolândia", além dos boxes portáteis como a banca do Bondinho, do Holien, do Raimundo - este vendia diversas coisas, entre elas discos de Segunda mão e onde parte dos acervos discográficos do Arquivo Nirez e dos pesquisadores Christiano Câmara e Aldo Santiago de Freitas foram adquiridos.

  • 28 de Março de 1988  - As Indústrias Alimentícias Wal-Can S. A., vendem o prédio de sua fábrica, na Rua Capitão Gustavo nº 3552, São João do Tauape, em frente à praça do mercado, à Igreja Evangélica Assembléia de Deus Betesda - Ceará, que para ali muda-se no mesmo ano.*

  • 21 de Julho de 1988 - Falece em Fortaleza Waltério Alves Cavalcante, proprietário das indústrias Wal-Can, iniciada com um café expresso na esquina da Rua Floriano Peixoto nº 703 com Travessa São Francisco (hoje Rua Perboyre e Silva) nº 30.
Gif de chá e café   Gif de chá e café   Gif de chá e café
Gif de chá e café*Segundo Waltério Cavalcanti Filho, isso é uma grande inverdade, uma grande mentira! Segue o comentário:

[foto.JPG]"O PASTOR PRESIDENTE DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS BETESDA, RICARDO RODRIGUES GONDIM, JUNTO COM ALGUNS SÓCIO DAS INDUSTRIAS ALIMENTÍCIAS WAL-CAN S/A, SE REUNIRAM COM ADVOGADOS E FORJARAM UMA ATA DE ASSEMBLÉIA E DECIDIRAM ENTRES ELES EFETIVAR A VENDA DO PRÉDIO DAS INDUSTRIAS ALIMENTÍCIAS WAL-CAN S/A, QUE JÁ SE ENCONTRAVA SUB-JUDICE NO TJ-CE (TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ),COM NOMEAÇÃO DE LIQUIDANTE DAS INDUSTRIAS NOMEADO JUDICIALMENTE QUE EFETIVOU RELATÓRIO AO JUIZO E QUANDO ENCONTROU O PEDIDO DE DIREITO DE PREFERÊNCIA, REQUISITADO POR WALTÉRIO CAVALCANTI FILHO, NO BOJO DOS AUTOS, PROFERIU O SEGUINTE PARECER. SE O ACIONISTA DE NOME WALTERIO CAVALCANTI FILHO, AINDA TINHA INTERESSE EM ADQUIRIR O PATRIMÔNIO DAS INDUSTRIAS ALIMENTÍCIAS WAL-CAN S/A, NAS SEGUINTES CONDIÇÕES, SE EU WALTERIO FICARIA COM TODAS AS DIVIDAS DA EMPRESA. EU WALTERIO CAVALCANTI FILHO, CONCORDEI COM AS CONDIÇÕES DO LIQUIDANTE, E SOLICITEI AO EXMO JUIZ DE DIREITO DA ÉPOCA PARA EXPEDIR GUIA DE DEPÓSITO JUDICIAL PARA QUE FOSSE POSSÍVEL SE CONCRETIZAR A VENDA, FOI ABERTO GUIA DE DEPÓSITO, O TJ-CE, LEVANTOU MEU DINHEIRO DO BANCO, E EU SOFRI POR LONGOS 28 (VINTE E OITO ANOS), LUTANDO NA JUSTIÇA PARA QUE ME ENTRGAR O QUE EU VALTERIO CAVALCANTI FILHO TERIA ADQUIRIDO EM COMPRA JUDICIAL PERANTE AO TJ-CE. DEPOIS DE TODOS ESSES ANOS, JÁ COM SETENÇA TRANSITO EM JULGADO, PELO TJ-CE, STJ, E STF DESDE 12 DE AGOSTO DE 2002,CONDENANDO OS RÉUS AO PAGAMENTO DAS PERDAS E DANOS A SEREM APURADOS EM LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA E INVERTENDO-SE O ÔNUS DA SUCUMBÊNCIA EM 15% PARA PAGAMENTO AO CREDOR VALTERIO CAVALCANTI FILHO. ESTE É O FIM DO PROCESSO. HOJE AGRADEÇO A TJ-CE , STJ E STF E TAMBÉM A TODOS QUE PARTICIPARAM NESTE PROCESSO EM MEU FAVOR PARA QUE CHEGASSE AO FIM ESTA DEMANDA, OBRIGADO A TODOS. FORTALEZA, 05 DE JUNHO DE 2011."


Ele continua...

"O PASTOR RICARDO RODRIGUES GONDIM PRESIDENTE DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS BETESDA, FOI CONDENADO POR SENTENÇA TRANSITADO EM JULGADO DEFINITIVAMENTE PELO TJ-CE,STJ E STF A PAGAR AO PROPRIETÁRIO DAS INDUSTRIAS ALIMENTICIAS WAL-CAN S/A, EM FORTALEZA-CE, VALTERIO CAVALCANTI FILHO PELO ATO ILICITO QUE FORJOU JUNTO COM ALGUNS SÓCIOS DA EMPRESA ACIMA CITADA E ADVOGADOS, QUE SEM NENHUM ESCRUPULO FALSIFICARAM UMA ASSEMBLEIA GERAL COM A FINALIDADE DE EFETIVAR VENDA DOS IMÓVEIS DAS INDUSTRIAS ALIMENTÍCIAS WAL-CAN S/A, EM FAVOR DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS BETESDA,E EM DETRIMENTO DE MINHA PESSOA,VALTERIO CAVALCANTI FILHO, ACIONISTA E PROPRIETÁRIO DA EMPRESA ACIMA CITADA, QUE ADQUIRI JUDICIALMENTE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA COM O EXERCÍCIO DO DIREITO DE PREFERÊNCIA A MAIS DE 1/4 DE SÉCULO PERANTE AO TJ-CE, PORQUE SOU FILHO,DIRETOR INDUSTRIAL,CONFORME ESTATUTO DA EMPRESA E HERDEIRO DE WALTERIO CAVALCANTI O (PATRIARCA DA FAMÍLIA) .HOJE A IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS BETESDA,ATRAVÉS DE SEU PRESIDENTE: PASTOR RICARDO RODRIGUES GONDIM,QUE SEM NENHUM CARÁTER E PROFANO (CARACTERIZADO POR IRREVERÊNCIA AO QUE É SAGRADO OU ÀQUILO QUE É POR TODOS RESPEITADO) NÃO RELATIVO A RELIGIÃO.E SIM (DEUS), ENCONTRAM-SE CONDENADOS A PAGAR AO CREDOR, COM A DEVOLUÇÃO DOS IMÓVEIS DAS INDUSTRIAS ALIMENTÍCIAS WAL-CAN S/A, E DEPOSITAR EM MEU FAVOR, CREDOR VALTERIO CAVALCANTI FILHO PAGAMENTO DAS PERDAS E DANOS SOFRIDAS POR MINHA PESSOA, POR TODOS ESSES ANOS. A IGREJA E O PASTOR RICARDO RODRIGUES GONDIM, TENTARAM JUNTO COM SEUS ADVOGADOS LUDIBRIAR AOS TRIBUNAIS DE FORTALEZA, TJ-CE AO STJ E STF,COMO SE A JUSTIÇA FOSSE UM JOGO DE ESPERTEZA. MAIS COM APRECIAÇÃO CORRETA DAS AUTORIDADES DOS TRIBUNAIS POR ONDE CORREU ESTE DEMORADO PROCESSO, NÃO TEVE O ÊXITO PRETENDIDO, TERMINANDO CONDENADOS, A IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS BETESDA E O PASTOR PRESIDENTE, RICARDO RODRIGUES GONDIM, AS INDENIZAÇÕES DE PERDAS E DANOS A SEREM APURADAS NA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA E INVERTANDO O ÔNUS DE SUCUMBÊNCIA NO VALOR DE 15% DO VALOR DA CAUSA.
-VALOR DA 1ª PARCELA REFERENTE AO IMÓVEL QUE FOI UTILIZADO POR TODO ESSE ANOS, AVALIADO PELA FAZENDA ESTADUAL DO ESTADO DO CEARÁ FOI DE R$ 28.000.000,00 (VINTE E OITO MILHÕES DE REAIS), EM 16 DE NOVEMBRO DE 2009 ,E QUE DEVERAR SER ACRESCIDOS DE JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA E HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS DETERMINADOS POR SENTENÇA EM 15%.SEGUIDOS DOS VALORES DA 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª E 7ª PARCELAS, QUE TAMBEM COMO DÍVIDAS DEVERAM SER APRESENTADAS EM JUIZO PARA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA. DESDE LOGO AGRADEÇO AO TJ-CE (TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ). POSTADO POR : VALTERIO CAVALCANTI FILHO. "

Parabéns ao herdeiro que conseguiu reaver seu patrimônio e parabéns ao TJ-Ce por ter feito justiça!

Gif de chá e café  Gif de chá e café  Gif de chá e café


Créditos: Wal-Can In Memória e Portal da história do Ceará


15 comentários:

  1. Parabéns ao Walterio Filho que mesmo depois de todo este tempo recebeu o que é seu de direito,dig mais a melhor coisa que tem é quando a justiça atua e a faz a referida justiça,parabéns amigo espero que agora voçe faça um empreendimento para colocar o seu nome para frente,como fez seu pai um grande investidor. Aqui em Juazeiro do Pe.Cicero,também tinha uma torrefação da Wal Can.

    ResponderExcluir
  2. parabens ao Walterio pela vitoria. Acompanhei a historia dele desde o inicio e sei da luta grande que foi recuperar seu patrimonio de direito.
    Agora é bola pra frente e recuperar o tempo perdido.
    Otimismo sempre...

    ResponderExcluir
  3. VALDOESTER LEANDRO DUARTE.
    FIQUEI MUITO LISONJEADO COM O SEU COMETÁRIO A MEU RESPEITO, E TAMBEM AGRADEÇO A TODOS AI EM JUZEIRO DO NORTE, QUE ESTIVERAM COMIGO DE QUANDO A WAL-CAN FUNCIANAVA EM JUZAEIRO.

    O MEU MUITO OBRIGADO É DE CORAÇÃO.

    WALTERIO CAVALCANTI FILHO

    ResponderExcluir
  4. valterio filho
    parabens estamos com o coraçao em festa.agradeço a deus por ele ter nos dado força coragem e muito amor.por temos conseguido nesses 28 anos cada dia ficarmos mais unidos.nada conseguiu nos destruir estamos fortes com nossos filhos e netos,que bom dizer minha, nossa familia.te amo tua mulher ana lucia

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela persistência, 28 anos não são 28 dias, é preciso muita força de vontade para seguir em frente.
    Ainda bem que a justiça tardou, mas dessa vez, não falhou!!!

    ResponderExcluir
  6. Não aconteceu como esperava? :O
    Sério?!?!

    Amigo, vou olhar se foi pra cx de spam.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns aos defensores da causa Wal-can,aos senhores advgs, e responsáveis pela resolução e conclusão do procedimento realizado.Ao patrimônio que retorna a tda a família e aos interessados em comum.parabéns e que seja resolvido ainda esse ano da melhor maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEI MUITO OBRIGADO MEU IRMÃO POR DIVULGAR E COMPARTILHAR COM A MINHA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ TJ-CE,

      Excluir
  8. Tema fortíssimo para um daqueles filmes norte-americanos de grandes julgamentos que mobiliza, choca, estasia e revolta toda a sociedade - desse que são recordes de bilheterias!
    Você é valente e forte, persistente. Siga firme, Deus está te filmando!
    Terrinho, os anos e a distância sempre separam vidas, amigos e famílias, mas nada acaba as amizades que nasceram quase que no mesmo berço!
    Estou feliz e agradecido a Deus por ter me dado notícias suas e saber que vc é um Spartacus nessa arena não de Leões e de gladiadores, mas de serpentes, hienas, raposas velhacas e covardes, amigos da onça e bandidos sem o menor escrúpulo; mas você carrega o estandarte das Cruzadas Cristãs, que sempre foram vencedoras e heroicas, porque por Deus patrocinadas e guiadas!... DEUS ESTÁ NO COMANDO!...E quem está contra os justos e honestos, está contra o Senhor de todas as Legiões!... NO FIM O BEM SEMPRE VENCE, SENÃO A RAÇA HUMANA NÃO ESTARIA AÍ ESCREVENDO A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA!
    Fique com Deus,
    Ocean

    ResponderExcluir
  9. MEU AMIGO E IRMÃO DE INFÂNCIA MEU MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ POR VOCÊ FAZER PARTE DA LISTA DE MEUS MELHORES AMIGOS. ABRAÇO . OCEANN

    ResponderExcluir
  10. A justíça tarda mais não falha, Acredito que o nobre amigo Valtério resolverá seu problema, A justíça precisa dar uma resposta a sociedade, a lei precisa ser cumprida.

    ResponderExcluir
  11. http://www.fortalezanobre.com.br/2011/06/walterio-alves-cavalcanti-industria.html

    ResponderExcluir
  12. https://www.facebook.com/walcan.rentacar/videos/465331126969837/?pnref=story

    ResponderExcluir
  13. https://www.facebook.com/walcan.rentacar/videos/465331126969837/?pnref=story

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: