Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


domingo, 3 de julho de 2011

Colégio Dorotéias - Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração



"O prédio foi muito modificado, eu diria que foi demolido e construído um outro, pois é totalmente diferente, tanto o colégio como a capela. O colégio foi fundado em 1915, data da foto acima, com o nome de Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração; em 1940 foi inaugurado o novo prédio com a nova atual capela. Em 2005 foi anunciado o fechamento do colégio que já havia sido fechado e reaberto" - Nirez


O prédio no Álbum Fortaleza 1931

O Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração das irmãs Doroteias foi criado em 1915, numa modesta chácara situada na Estrada de Messejana. O prédio possui linhas arquitetônicas do estilo eclético, surgido na França, ainda na metade do século XIX. 
Dirigido pelas virtuosas irmãs de Santa Dorotéia.

Colégio Dorotéias em foto anterior a 1940 e dá para ver que a capela ainda era a antiga- Arquivo Nirez

Foto da década de 1950, quando o colégio já havia sido reformado. A capela não aparece porque foi feita recuada, diferentemente da anterior. Nirez

Escola tradicional das moças de classe média de Fortaleza desde 1915, depois transformada em escola mista, o Colégio Dorotéias viveu uma crise financeira¹ após o fim da década de 1990 e fechou as portas em 2005. Pela história que representa para a cidade e por sua arquitetura da fachada preservada, o prédio da escola foi tombado pelo Conselho de Patrimônio Histórico-Cultura(Comphic). A decisão é um alívio para quem temia que a ex- escola permanecesse somente na memória dos ex-alunos.


Refeitório do Colégio - Álbum Fortaleza 1931

Capela do Colégio - Álbum Fortaleza 1931

Auditório do Colégio Dorotéias - No palco, o Grupo Os Canibais

Arquivo Nirez

O prédio do Colégio Dorotéias, na Avenida Aguanambi, foi comprado pelo Grupo Universitário Maurício de Nassau, sediado em Recife. A aquisição ocorreu no decorrer do processo e com conhecimento do Conselho, que comemora a continuidade em relação aos seus propósitos educacionais de origem. Por isso, o Comphic está realizando reuniões com os representantes do grupo comprador para garantir sua integridade física e valorização do patrimônio histórico.
“O restauro da fachada preserva o desenho original. Mas a parte interna já está muito comprometida devido a intervenções aleatórias feitas anteriormente”, lamenta a coordenadora do Departamento de Patrimônio Histórico da Secultfor, Ivone Cordeiro. Mas a parceria com os compradores é bem vista por ela. “Concretizamos uma das diretrizes da nossa política, que é a preservação compartilhada, numa relação público-privada”, complementa Ivone Cordeiro.

Arquivo Jangadeiro Online 

¹  Matéria de 08 de Novembro de 2005:

Depois de 90 anos de trabalho em educação, um dos mais tradicionais colégios de Fortaleza vai fechar as portas no fim deste ano. O Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, mais conhecido como Colégio Dorotéias, chega ao fim de suas atividades e cita a alta inadimplência como a principal razão do fechamento. 

Segundo a diretora da instituição, irmã Mariluce Nilo Morcourt, o índice de falta de pagamento chega a 40%. A irmã cita a chamada ''Lei da Inadimplência'' como uma das causas da não quitação das dívidas: ''A lei federal não ajuda as instituições e ajuda o pai que não cumpre com os pagamentos. Aí, fica difícil''. O problema já existia, de acordo com ela, há cerca de um ano e as despesas estavam sendo pagas com a ajuda da Congregação das Irmãs Dorotéias, a quem o colégio pertence.



Turma de 1976 do Colégio Dorotéias, na missa de término  do segundo grau (3º científico). A 1ª da esquerda é a Ana Façanha, que foi quem me enviou a foto.

O prédio, que fica localizado na avenida Visconde do Rio Branco, 2.078, no bairro José Bonifácio, possui cerca de 60 salas de aula. Há 264 alunos matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio. ''A inadimplência é muito grande e nós temos um número pequeno de alunos. É impossível continuar oferecendo um ensino de qualidade porque não temos como investir'', diz a diretora acrescentando que a decisão de não continuar com a atividade letiva foi tomada no início de setembro.

De acordo com a diretora, já há bastante procura por parte de escolas para adquirir o imóvel. ''Há a possibilidade de ser vendido para continuar como uma instituição educacional. Esse seria o ideal'', afirma completando que a decisão de venda do edifício será tomada pela congregação.

O Colégio Dorotéias está sendo dirigido pela congregação desde a década de 1990. Já havia sido alugado a uma outra escola na década de 80. Conforme a irmã Mariluce, as obras sociais desenvolvidas em quatro comunidades de Fortaleza continuarão. A Congregação das Irmãs Dorotéias administra 19 colégios e duas faculdades no Brasil. 



Foto de Altemiro Olinto

Fatos Históricos

  • 07 de Abril de 1915 - Fundado, pelas Irmãs Dorotéias, o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

  • 10 de Junho de 1915 - Instala-se o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração (Dorotéias), em uma chácara no Boulevard Visconde do Rio Branco nº 2078.
    Aos poucos foi sendo construído o prédio, por volta de 1924 a 1929.
    Sua primeira superiora foi Madre Luzia Lemos.

  • 22 de Novembro de 1927 - Distribuição de diplomas no Colégio das Dorotéias. São estas as novas professoras: - Aurélia Teixeira Ferrer, Guiomar de Holanda Cavalcante, Amalia Xavier de Oliveira, Ailsa Gonçalves, Maria de Lourdes Lopes, Olívia Sampaio Xavier. Francisca Magalhães Pinto, Angélica Saboia, Cleonice Alves ‘Gomes, Flora Monte, Maria dos Prazeres Forte e Alice Ribeiro Raulino.

  • 26 de Março de 1940 - Morre Maria Nazaré Bezerra (Madre Bezerra), professora do Colégio das Dorotéias e irmã de Assis Bezerra, proprietário da Tipografia Minerva. 

Arquivo Nirez

  • 21 de Novembro de 1940 - Inaugura-se a nova capela do Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração (Instituto Santa Dorotéia), ato oficiado pelo arcebispo Dom Manuel, na Avenida Visconde do Rio Branco, conhecida como Igreja das Dorotéias.

  • 19 de Abril de 1942 - Com um festival no Colégio das Dorotéias, terá inicio uma Primeira Semana pró-Catedral, iniciativa do Arcebispo de Fortaleza.

  • 15 de Março de 1944 - Divulga-se que veio servir no Colégio das Dorotéias, em Fortaleza, a Madre Doutora Maria José Torres, formada em Medicina.

Arquivo Nirez

  • 03 de Março de 1975 - Morre, às 7h, aos 70 anos de idade, a Irmã Ester Vanderley, a última remanescente do grupo que no dia 07/04/1915 criou o Colégio das Dorotéias.

Fonte: Diário do Nordeste, Portal da História do Ceará e Arquivo Nirez

39 comentários:

  1. Linda a igreja, lindo o colégio.
    Quis estudar lá, mas era o preço era
    alto pro bolso do meu pai. Que pena,
    não funcionar mais como Colégio das Dorotéias.
    Esperamos que o Grupo comprador preserve o que
    restou do original, ao menos a bela igreja...

    Obrigada, pelas visitas à Cadeirinha, e pelos
    comentários.
    Boa semana, com muitas "produções"
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O Conphic espera o mesmo, que eles levam à diante o propósito educacional de origem do colégio, assim como a preservação do prédio e capela do mesmo!

    Obrigada, muitas "produções" na sua Cadeirinha tbm!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estudei no Dorotéias, sinto muita saudade desse colégio onde vivi momentos felizes q para sempre guardarei no coração!

    ResponderExcluir
  4. Estudei lá, dez da antiga primeira série até ate o segundo ano do segundo grau. São lembranças magníficas que vou guardar para o resta de minha vida. Entre estas lembranças, estão os detalhes daquele belíssimo prédio. Das brincadeiras no primário de quem tinha coragem de entrar no porão da igreja escondido das tias (Professoras) é claro. Das apresentações no auditório. Anos incríveis. Hoje não moro mais em Fortaleza, mais espero que o colégio Dorotéias continue de pé e retorne suas atividades.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de comentar anteriormente. Parabéns pelo Blog. Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Leila Nobre. Gostaria, se possível, ter imagens do colégio Doroteias, pois não consegui baixá-las do blog. estudei lá uma vida toda e tenho muita saudades de lá. Parabéns pelo Blog.
    e-mail.. rgreenhalgh@oi.com.br

    ResponderExcluir
  7. Mandarei as fotos para vc, pode deixar! :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Leila nobre por favor me manda umas fotos do colégio Dorotéias, adoro o belíssimo prédio!

    ResponderExcluir
  9. Mande para nete.gomes1@oi.com.br

    ResponderExcluir
  10. Leila Nobre, queria que vc me mandasse umas fotos do Colégio Dorotéias. Linda a igreja e lindo o prédio.
    Mande para Joaovictor_blz22@hotmail.com
    É o meu FACE, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode aguardar, mandarei as fotos para vc!

      Abraços

      Excluir
  11. Leila, estudei no Dorotéias desde criança até terminar o científico, em 1976.Sinto muitas saudades quando passo lá em frente.Lá, aprendi tudo de bom, refinei meu caráter, minha maneira de ser.Gostaria muito de rever fotos e colegas da minha época (1966 a 1976). Um abraço.
    Ana Lúcia Façanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, boa noite!

      Obrigada pelo comentário e espero q vc possa rever seus colegas da época do colégio.

      Abraços

      Excluir
  12. Boa noite,Leila Nobre

    Gostaria de saber se dá para colocar nesta página as fotos do Colégio Dorotéias. A última vez que passei lá em frente vi o lindo edifício, mas não registrei nada. Se der certo vc colocar na página as fotos, tenho saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar outras fotos além dessas da postagem e colocarei no blog. Vou tentar conseguir fotos internas, mas é bem complicado.

      Abraços

      Excluir
  13. Oi Leila,fui aluna das Doroteias e queria fotos de 1980 a 1983,por favor. Meu e-mail eh vitoriaotoni@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, bom dia!

      As fotos q tenho do colégio, são essas da postagem.
      Mandarei para o seu e-mail.

      Abraços

      Excluir
  14. Bom dia, Leila Nobre
    Gostaria de saber se consigo algum telefone do colégio Dorotéias, pois já procurei e liguei mas não tive sucesso. Lhe peço encarecidamente esse favor. E-mail:paulaisabelo@yahoo.com.br.
    Desde já agradeço.
    Paula Isabel

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Leila Nobre!
    Procurando informações sobre o Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração-Dorotéias(Fortaleza), achei o seu blog e gostaria de saber se poderia me passar algum telefone, pois já liguei para alguns mas não obtive sucesso. Lhe peço esse favor encarecidamente.
    Desde já agradeço.
    Paula Isabel
    *Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, bom dia!

      Pelo o q fiquei sabendo, o colégio fechou as portas em 2005. Por isso, acredito eu, q os telefones não estão funcionando.
      O antigo telefone era esse: 3254-3030

      Abraços e obrigada pelo gentil comentário

      Excluir
  16. tambem estudei no colegio das doroteias, de 1979 a 1983, de onde sai direto para a universidade, ou, seja passei de primeira no vestibular, eu tinha apenas 17 aninhos. adoro aquela arquitetura, tudo aquilo me fascina ainda. so tenho boas lembranças.pena que fechou,mas tenho vontade de voltar a faculdade so para estudar la novamente.

    ResponderExcluir
  17. oi, tambem estudei no colegio das doroteias de 1979 a 1983, e sinto muita saudade dessa epoca. estudei apenas 4 anos o que me preparou muito par a minha vida profissional e pessoal. so fez falta para a sociedade cearense ter aquele monumento tanto arquitetonico como de preparaçao para a vida dos nossos jovens.

    ResponderExcluir
  18. Leila Nobre
    Eu olhei o meu e-mail e não encontrei as fotos do Colégio Dorotéias. Queria saber se voce poderia tentar de novo mandar.
    Email: Joaovictor_blz22@hotmail.com

    PS: Vou aguardar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou mandar novamente, João!

      Abraços

      Excluir
    2. Ah! E queria saber se vc tem fotos dos anos 80 ou 90, em que o prédio era mais bonito!

      Excluir
  19. É um prédio encantador, a Igreja é tão charmosa, sempre fico triste de vê-los fechados, adoraria ver aqueles jardins bem cuidados novamente, estou feliz que serão reabertos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje no lugar do antigo Colégio Dorotéias, se encontra a Faculdade Maurício de Nassau, Alex.
      Fiquei tbm feliz de saber que o prédio continua sendo usado para a educação! :)

      Forte abraço e obrigada pelo comentário O/

      Excluir
  20. Lindas as novas fotos da postagem, o prédio encantador e sua capela.

    ResponderExcluir
  21. trabalho proximo ao antigo colégio. Hoje, eu fui querer conhecer a capela e fui informado que estava desativada e que estavam vendo a possibilidade que transforma-la em biblioteca. NãO TENHO nenhuma ligação como colégio mais dói o meu coração em pensar nesta possiblidade. Poderiam abrir para ter missa aos domingos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa da biblioteca, é nova pra mim, Marcos...¬¬ Que coisa!

      Excluir
  22. Eu estudei lá, e posso afirmar que foram anos memoráveis em minha vida. Até hoje, todos os ex-alunos que eu encontro sentem saudades daquele tempo, bate uma nostalgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho certeza disso, Pablo, pois todo ex aluno do Dorotéias que conheço, diz exatamente a mesma coisa! :)

      Forte abraço

      Excluir
  23. Estudei lá desde a 1a série até o 1º ano científico, depois tive que vir morar no Rio de Janeiro. Bate uma saudade imensa! Gostaria de manter contatos com colegas, irmãs... Melhor época de minha vida.

    ResponderExcluir
  24. Olá leila. Recentemente adquiri um Portão de Ferro fundido, bastante antigo numa Demilição... fui pesquisar junto ao proprietário o o mesmo me relatou que o mesmo pertenceu ao Colégio das Dorotéias...era o portão de entrada... procurei fotos na internet mas nada encontrei...mas o referido senhor me confirmou que foi de lá sim. vc teria fotos da entrada do colégio ? Grato.

    ResponderExcluir
  25. Que saudade!
    Tenho lindas recordações, lamentável ter se acabado.
    Estudei do maternal até a 5 série

    ResponderExcluir