Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Edifício São Pedro - Antigo Iracema Plaza Hotel
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sábado, 28 de novembro de 2009

Edifício São Pedro - Antigo Iracema Plaza Hotel



Praia de Iracema e o Balneário 'Iracema Plaza', a primeira edificação da orla em registro de 1958

'O portão de ferro carrega um cadeado proibindo a entrada de desconhecidos. Em formato de navio, o edifício São Pedro, situado na Praia de Iracema, ancora-se sobre uma sorveteria, uma agência dos correios, uma consultoria imobiliária, um centro de estética e uma Lan house. Nos arredores, a Igreja São Pedro e uma tabacaria. '


Iracema Plaza Hotel, inaugurado em 1950-1951
O edifício São Pedro faz parte da lista de equipamentos tombados em caráter provisório pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, em janeiro de 2006. No entanto, o síndico do prédio e proprietário majoritário, Alexandre Philomenos Gomes, afirma nunca ter recebido alguma notificação do município sobre o tombamento do prédio e por isso preferiu não falar. “Tive conhecimento desse assunto por meio da imprensa. Mas nunca os residentes do prédio foram notificados. Só posso me pronunciar a respeito do tombamento, quando eu souber de fato qual o interesse da prefeitura neste prédio”, finaliza.

O Iracema Plaza Hotel foi a primeira edificação da orla, digamos assim, apesar de estar a poucos metros do mar e mesmo não sendo à beira-mar, que foi rasgada somente em 1963.
Porém, o prédio foi inaugurado em 1951, inspirado em hotéis de Miami.
Lá funcionava um restaurante famoso, de nome 'Panela', que recebeu ao longo daquele século, várias personalidades.
Hoje é um prédio residencial de nome São Pedro e não "San Pedro", já que este é outro ex hotel, onde funciona o Crea-CE.

História

 
Exótico Iracema Plaza Hotel - Edifício São Pedro na Iracema anos 50
Pertencente à família Philomeno Gomes, o edifício São Pedro também chamado de “Copacabana Palace” da capital cearense. O edifício de arquitetura inspirada nos hotéis luxuosos de Miami Beach, nos Estados Unidos, foi construído em 1951 para ser o primeiro prédio da orla. Com formato de navio, foi idealizado para desenvolver atividades de hotel, condomínio residencial e comercial em meio às casas e o areal da Praia de Iracema.

Foto do Documentário Lastro – Memórias do Edifício São Pedro de Rebeca Prado

 Foto do Documentário Lastro – Memórias do Edifício São Pedro de Rebeca Prado

 Foto do Documentário Lastro – Memórias do Edifício São Pedro de Rebeca Prado

 Foto do Documentário Lastro – Memórias do Edifício São Pedro de Rebeca Prado
  
Só no hotel são mais de 100 apartamentos com salões de convenções, estar, coffee shop e barbearia. São 12 mil metros de área construída, apartamentos com 200 metros quadrados. Vê-se da janela uma das imagens mais bonitas de Fortaleza: a Praia de Iracema

O Prédio abrigava um hotel que era sinônimo de requinte.

A arquitetura é, no mínimo exótica, ou indefinida. De longe chega a lembrar um navio, com os seus cinco pavimentos pintados de branco, hoje desbotados pela degradação do tempo e ausência de manutenção. A verdade é que o Iracema Plaza Hotel, localizado na Praia de Iracema, não somente encerrou melancolicamente seu ciclo de pompa e luxo, como o antigo prédio tem ainda um futuro incerto.


Foto do final dos anos 50 começo dos anos 60


Foi o primeiro hotel instalado na orla marítima. O Iracema Plaza Hotel foi também capaz de mudar o hábito do fortalezense, fazendo com que sentisse prazer em almoçar ou jantar fora, num restaurante de primeira categoria. Era o tempo do Panela, funcionando na parte de baixo do hotel, e que oferecia tanto uma culinária internacional como também regional. Não obstante todo o passado de glória, o antigo hotel foi desativado desde o final da década de 70 e hoje seus compartimentos laterais e o térreo foram transformados em residências ou estabelecimentos comerciais.

Foto da década de 50

Ex-Iracema Plaza Hotel, hoje edifício São Pedro, inaugurado em meados de 1951, em Iracema. Foto de 1960

Iracema Plaza em 1986. Gentil Barreira

A síndica Júlia Philomeno evita falar na venda do imóvel, até porque ele está dividido entre mais de 14 proprietários, alguns desses morando em pequenos apartamentos ou quitinetes, com dificuldades, em alguns casos, até para se reunirem a fim de bancarem uma reforma no prédio.

Beira-mar 1976 - O exótico prédio São Pedro, nessa foto chamado ainda de Iracema Plaza

O que estamos aguardando é uma tomada de decisão, porque o prédio, de fato, precisa ser recuperado”, afirma Júlia Philomeno. Para ela, de todo o conjunto da edificação o que mais importou foi a construção do hotel, na década de 50.

O prédio, conforme conta Júlia, não foi concebido inicialmente para abrigar um hotel. Essa transformação decorreu de um encontro realizado em Fortaleza, de iniciativa da junta comercial, que não contava na época com uma rede hoteleira capaz de atender a demanda.

Foto de 1999

A improvisação foi plena de êxito e o hotel chegou a ser um referencial para a cidade, abrindo até o corredor para a Avenida Beira Mar, onde hoje estão instalados os principais hotéis da cidade. Era também nesse local onde a chamada alta sociedade de Fortaleza reunia-se, principalmente em torno do restaurante Panela, sinônimo de requinte e sofisticação na Fortaleza daquela época.

O jornalista e colunista social José Rangel lembra do ambiente agradável proporcionado pelas instalações do hotel e o esmero da cozinha no Panela, numa época em que os restaurantes ficavam restritos aos clubes, como o Ideal, Náutico e Country Club.



José Rangel lamenta tanto o fechamento do hotel, quanto a degradação do prédio, que, para ele, deve ser preservado a qualquer custo, em nome da memória histórica de Fortaleza, onde o patrimônio não é levado na devida conta. “Trata-se de um prédio importante para a cidade, tanto pela particularidade de sua arquitetura - que proporcionava uma ampla visão do litoral e do bairro de Iracema - quanto pela sua importância, em ter aberto a rota para a Avenida Beira Mar”, ressalta.

Com certeza o prédio é patrimônio Histórico da Cidade!

Localização: rua Ararius, n° 9 - Praia de Iracema
Ali funcionou o Hotel Iracema Plaza com a entrada no lado norte, dando para a praia e no lado oeste, entrada para os apartamentos. Foi inaugurado na década de 1950, e ficou inacabado (o último andar) durante algum tempo. 


Iracema Plaza Hotel em notícias:










Documentário Lastro – Memórias do Edifício São Pedro de Rebeca Prado:




Fonte: Diário do Nordeste, artigo publicado nos anos 90, Elzine Carneiro de Souza, Portal da História do Ceará e pesquisas na internet

86 comentários:

  1. muito bonito ver alguem apaixonado pela cidade.
    Sinceramente passei a me apaixonar por Fortaleza depois que virei estudante de arquitetura,sempre gostei de suas edificações,mas pude olhar como quem tem mais esperança,hoje.
    obrigada pelas informações.
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se há algum laudo da Defesa Civil acerca das condições estruturais do edifício?Pois sou morador do mesmo!
    Grato
    Felsampa@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se manda dai meu irmão!!!

      Excluir
    2. Não saia nunca daí, e nem deixe demolirem, pelo amor de deus!!

      Excluir
    3. Tá morando ilegalmente/ invadido e ainda quer laudo? Ah meu caro vá se catar!

      Excluir
    4. Quem está acabando ou ajudando a acabar com esse prédio são os moradores ilegais, já trabalhei em frente e eles vivem fazendo obras e destruindo esse patrimônio que não lhes pertence.

      Excluir
  3. Obrigada a vc pela visita, Deborah! :)

    Bom Felsampa, infelizmente eu não sei te dizer¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rute machado reghini23 de junho de 2013 às 14:43

      Leila..sou apaixonada por edificios antigos...estive em Fortaleza na semana de 21 a 28 de abril...e fiquei muito curiosa sobre o predio , ja que esta em pessimas condições ..e um edificio muito bomnito.....quis saber mais e me mandaram esse link...espero mesmo com toda sinceridade que consigam restaura-lo..pois é um patrimonio de Fortaleza...Abraços..Rute

      Excluir
    2. Pois é Rute, é uma torcida grande para a restauração do prédio, principalmente pelo valor histórico e emocional que ele possui.

      Forte abraço

      Excluir
  4. Fascinante! Acabei de conhecer esse blog, justamente procurando informações sobre esse prédio. É lamentável ver a situação em que se encontra... Seria muito bom se nós pudessemos nos organizar, a apresentar um projeto de restauração para a prefeitura ou o governo estadual. Prédio Belíssimo, tem que ser preservado a todo custo mesmo! Os moradores parecem esperar o dia em que esse prédio vai cair... Lamentável

    ResponderExcluir
  5. Pois é,Guilherme, pena que pessoas engajadas são poucas e o tal tombamento que tanto já foi falado, não saiu do papel, infelimente!!!

    ResponderExcluir
  6. Nós poderiamos fazer um projeto de restauração e apresentar ao Governo do Estado, ou à prefeitura... algum orgão que funcione. Tenho um amigo que sabe fazer modelos 3d de prédios, a gente pode fazer um projeto dele restaurado, e dar idéias de como preservar a área, seja fazendo algum restaurante, um museu, biblioteca, até voltar a ser um hotel, quem sabe... E quem sabe concordem com o projeto e salvem o edicífio... seríamos heróis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você .
      Achei uma judiaçao deixar um edifício tão lindo com história emocionante, acabar assim...já q diz ser patrimônio histórico de Fortaleza



      Excluir
  7. rsrsrsr já pensou? Seria tudo!!! Gostei da idéia!

    ResponderExcluir
  8. Estive em Fortaleza no último carnaval( 2010), fiquei hospedada no hotel Maredomus, que fica localizado ao lado deste edifício, e me chamou atenção pela arquitetura..... uma pena um prédio como esse parecer abandonado!? Voltei para o Rio de Janeiro e resolvi pesquisar sobre Fortaleza antiga e descobri coisas incríveis! Adorei esta cidade!
    Erika

    ResponderExcluir
  9. Sim Érika, ele realmente encontra-se abandonado, mas não por falta de moradores, mas por falta de boa vontade dos responsáveis pelo nosso patrimônio, já falaram em tombamento e tudo, mas até hoje nada de concreto foi feito, infelizmente!

    ResponderExcluir
  10. Gente, esse predio é mesmo fantastico...mas essa sensaçao de medo que causa nas pessoas é intolerável justo no cartao postal de Fortaleza, que é a praia de Iracema... se ve sujo, se ve perigoso e principalmente de noite, em seus arredores a falta de segurança é a mesma que se sente na favela mais violenta do mundo...e o digo sem intençao de ofender, mas porque sou moradora de um edificio vizinho. As autoridades só esperam que este caia e pessoas inocentes morram para logo lucrar encima do terreno com uma super construtora.
    Que pena!!! Eu espero estar sendo pessimista, om todo meu coraçao, mas tá na cara que por detras desse desleixo e falta de diligencia em tombar-lo como patrimonio histórico da cidade-bem merecidamente-um mafioso "investidor" já o deve ter comprado e nada mais estara esperando um "bom juiz" que desaloje a todos os que vivem lá. Parabéns a autora do Blog, excelentes fotos, ótimas notas...seria perfeito que alguem serio e poderoso o tomasse em conta para o benefício dos cidadaos!!!!

    ResponderExcluir
  11. A Praia de Iracema foi tambem marcado pelo Restaurante LIDO...de 1955 a 1974...Saudades !
    Era de meus pais franceses que chegaram em Fortaleza em 1952 para inaugurar o Nautico depois o ideal e enfim abrir o proprio restaurante deles.

    Joanna Dell Eva

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela informação, dona Joanna, aproveitei e fiz umas pesquisas no google e achei muita coisa interessante sobre o Lido, por exemplo que durante as décadas de 1950 até aproximadamente a de 1980, o restaurante Lido predominou na preferência da freguesia. O proprietário um casal francês - Charles, ganhou a predileção do grande público, que lotava aquela casa de pastos diariamente com pratos dos mais variados tipos de refeições, lagosta e camarão em todas as suas nuances atraindo turistas, e os donos da terra, os estrangeiros que por aqui passavam e vinham passear ou residir. O restaurante era um grande “galpão” cuja coberta no seu início era de palha de carnaúba que mais tarde foi substituída por grandes tesouras de madeira com cobertura de “telha-vã”, que dava excepcional aparência àquela construção, com meias-paredes, onde sobrepunham-se tapumes com vidraças colocadas que fechavam as três faces do galpão para dar a mais bela visão do mar. É...devia ser lindo!

    Muito obrigada pelo seu comentário e seja sempre muito bem vinda!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. A foto de 1999 está errada a data, nessa epoca eu morava no edificio justamente naquele apartamento onde aparecem as janelas com tijolos, sendo que na epoca não tinha tijolos e sim janelas de vidro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Estou fazendo um trabalho de monografia sobre o Edifício. Você gostaria de ajudar me fornecendo algumas informações? Pretendo fazer um documentário sobre o mesmo

      Muito obrigada

      Excluir
  14. Você só esqueceu de dizer a data correta, já que vc falou que morou no ed. nessa época da foto...

    ResponderExcluir
  15. Realmente deveria ser restaurado, seria maravilhoso para a cidade e para a arquitetura. Moro aqui em Fortaleza há 11 anos e sempre tive uma péssima impressão ao olhar pra esse prédio, medo até eu diria, mas se ele for reformado passaria a ser um ponto turístico histórico incrível.

    ResponderExcluir
  16. Puxa, Leila, fiquei tao animada com seu blog!!!!!!! Sou cearense e moro na europa. Aqui a gente ve tantas riquezas arquitetonicas bem conservadas e ficamos com uma vontade incrivel de ver a nossa capital Fortaleza com uma fama positiva por aqui. Começando do respeito pelas nossas riquezas arquitetonicas!! As pessoas começariam a respeitar mais a linda Fortaleza se ela fosse bem conservada!! Achei muito legal a ideia do projeto de restauraçao!! Estou compartilhando o teu blog entre as pessoas que conheço pra gente unir as nossas forçAs e as nossas vozes pra dizer em coro: Amamo essa cidade, queremos mais respeito por Fortaleza!!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Mirian!

    Pois é, Fortaleza é tão linda que merecia ser cuidada com mais carinho e atenção, deviam dar mais valor ao nosso passado. Querem tanto que Fortaleza cresça de uma forma assustadora, que saem derrubando imóveis "antigos" e substituindo por novas construções. Lamentável!

    Lógico que quero que minha cidade se desenvolva, mas de uma forma consciente e sempre procurando preservar nosso patrimônio.

    Fiquei muito feliz em receber um comentário de uma cearense que se encontra bem longe fsicamente, mas com certeza, com o coração pertinho e saudoso da nossa Fortaleza amada.

    Muito obrigada pelas palavras e por compartilhar o blog com outras pessoas.
    Amamos Foraleza e todos juntos, podemos sim, fazer a diferença!

    Um abraço quentinho rsrs :D

    ResponderExcluir
  18. Morei no Edificio São Pedro nos anos de 86, 87 e 88. Lá conheci o excelente cantor e compositor SERRÂO - abraço Serrão. Lá tambem passei apertado quando em 1987, durante a madrugada,a policia matou em um dos quartos do hotel alguns ( acho que uns 4 ) assaltantes de carro forte que tinham agido dias antes na cidade.Alguem lembra do SR MARTINS casado com a ZORASTRA ? Saudosas figuras. E o taxista Garibaldo que fazia ponto ao lado igrejinha ? O TEMPO PASSA AMIGOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual andar aconteceu o fato policial?

      Excluir
    2. eles estavam hospedados no hotel.Morava em uma casa em frente a praia onde hj funciona o Sonata.Ouvi os tiros a noite qundo abri a janela tinha um homem correndo e atirando na direcao do hotel.Outros tentaram fugir pela sacada do predio.Naquela epoca Fortaleza era tranquila e era dificil ver armas da maos de bandidos..eles eram de fora e vinham praticando assaltos as casas de Fortaleza onde estupravam as meninas tb.Nao foram assaltantes de carro forte.Foi uma onda de assalto as casas.Um foi morto pois reagiu e estava armado.Os outros foram presos...nunca esqueci minha mae de camisola metendo a cara no camburao pra ver os assaltantes.

      Excluir
  19. Passa mesmo, e passa rápido...

    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  20. Amei seu blog! Sou guarda municipal e trabalho na praia de iracema. Constantemente somos interrogados sobre algumas construções como o Estoril e o Edifício São Pedro e seu blog me ajudou muito.
    Fabíola.

    ResponderExcluir
  21. Oi Faby! :D

    Fiquei muito feliz em saber que o blog lhe ajudou, sinal que ele anda cumprindo o seu papel, o de trazer a história de Fortaleza e de seus monumentos para o maior número de pessoas possível!

    Parabéns pelo seu trabalho, tem minha admiração.

    Um caloroso abraço e muito, muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  22. Parabens,

    Vivi em Fortaleza nos anos 90 e sempre admirei muito esse predio sem saber o que ele tinha abrigado em altas epocas. ja estava deteriorado naquele tempo. Triste, pois é a historia da (magnifica) cidade que fica para traz. Ainda bem que exitem pessoas como voce que pelo menos tentam salvar tal obra. Felicidades

    ResponderExcluir
  23. Oi Luciano!

    Pois é, já faz tempo que o São Pedro encontra-se nesse total estado de abandono. O que é um absurdo em se tratando de um prédio histórico e que guarda um passado de glória. Sem falar da sua importância em ter sido a primeira edificação da orla.

    Muito obrigada pelo seu comentário e espero ter o prazer de vê-lo novamente por aqui!

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. morro nesse prédio a mais de 5 anos, creia é um lugar maravilhoso, uma vista belissíma, os apartamentos são enormes. Não queria precisar sair daqui pois gosto muito, mais queria pedir aos orgãos competentes não deixem nosso prédio cair!!!!!! é parte da história dessa cidade maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Você ainda mora nesse prédio?
      Sou apaixonada por ele e gostaria muito de trocar umas ideias com alguém que ainda more lá... Se você quiser deixar seu email ou se souber de alguém que possa ajudar...
      Se preferir mandar um email respondendo, Pode mandar para
      rebecapazevedo@gmail.com

      Se mais alguém souber de alguma informação ou conhecer alguém que eu possa entrar em contato sinta-se à vontade para responder para esse mesmo email. Pretendo fazer um documentário sobre o tão amado Prédio como meu projeto de conclusão de curso, minha monografia, por isso estou correndo contra o tempo para catalogar todo e qualquer tipo de informação... Principalmente com quem vivenciou e ainda vivencia o espaço do edifício..
      E o mais importante, é claro... Com o documentário a ideia de restauração vai ser muito mais vista pelas pessoas responsáveis. É essa, na verdade, a verdadeira intenção do trabalho.

      Parabéns para o blog. Muito bem feito e bem escrito... Me ajudou bastante em minhas pesquisas..

      Muito obrigada.

      Excluir
    2. Valeu, Rebeca, muito obrigada! ;)

      Abraços

      Excluir
  25. Eu acredito! :)
    Essa é a grande vantagem dos imóveis antigos, eles são enormes, ao contrário dos de hoje, que são um "ovo" huhauhauhauhuahh
    A vista é sem dúvida privilegiada e torço para que os moradores não precisem sair, mas para isso, ele teria que passar urgente por uma grande reforma.

    beijos

    ResponderExcluir
  26. parabéns. o trabalho que você mantem no blog, é realmente emprisionante. estou apaixonado por fortaleza e tudo por causa do seu blog. excelente.

    ResponderExcluir
  27. Fico lisonjeada com suas palavras, muito obrigada, de coração!!! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Voces precisam ler um Cordel chamado "Um passeio na história pela Praia de Iracema".Quem tem e o vende é o artista Klevisson Viana da editora Tupiniquim

    ResponderExcluir
  29. Vou pesquisar sobre o cordel, obrigada! :)

    ResponderExcluir
  30. Sou aluno de Arquitetura da Estácio-Fic, andei pesquisando mais sobre essa edificação por meio de um trabalho passado para nós alunos onde teríamos que percorrer um caminho retirando alguns pontos importantes. Lamento muito ver a história da minha cidade ser degradada de tal forma,não só com o Ed. São Pedro,mas com os outros inúmeros patrimônios históricos da cidade.A falta de conhecimento sobre os mesmo para a população é um dos grandes agravantes da situação,pois se fosse de conhecimento para a população o valor histórico desses,com certeza haveria um maior zelo e valorização.

    ResponderExcluir
  31. Pois é, Lucas, talvez vc tenha razão...se mais pessoas tivessem noção do quão importante são os nossos patrimônios, cobrariam com mais rigor, não só o tombamento, mas principalmente a restauração dos mesmos.

    Abraços e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  32. A Prefeitura de Fortaleza tombou o imóvel pelo seu valor arquitetônico e histórico para a cidade e justamente para garantir que ele não seja demolido, porém como é sabido, o imóvel é particular, dividido entre dezenas de pessoas, e existe uma disputa muito grande entre os donos, muitos representados pelo grupo ou construtora Philomeno e uma parte menor pela construtora Machado. Essa disputa pelo controle pleno do Edifício São Pedro é um dos principais motivos explicativos para a atual situação do imóvel, pois esses dois grupos estão comprando aos poucos os apartamentos de particulares independentes, que atualmente representam uma ínfima minoria...pelo que sei foi apresentado um projeto de restauro à prefeitura em 2007 ou em 2008 pelo grupo/construtora Philomeno, mas como existe essa disputa que inclui a construtora Machado o projeto não foi pra frente. O interesse pecuniário ainda prevalece:/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas informações!
      Com essa disputa entre construtoras, o destino do prédio fica ainda mais complicado de ser resolvido...

      Excluir
    2. Nada haver!!! Que disputa de construtoras?

      Excluir
  33. Oi, leila!!!
    Seu blog é maravilhoso... amo "passear" por aqui!
    Vc saberia informar onde exatamente funcionava o restaurante Lido?
    Já vi alguns comentários, mas ninguém diz exatamente onde ficava.
    Obrigada!!!
    Parabéns, viu???

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! :)

      Sabe onde fica o edifício Lido? Ao lado daquela Casa amarela e em frente a pista de skate e patins? Então, era no mesmo lugar. Deram o nome do prédio em homenagem ao importante restaurante.

      Excluir
  34. Olá, Leia... parabéns pelo blog maravilhoso!!!
    Vc saberia informar o endereço onde funcionava o Restaurante Lido?
    Obrigada!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lido ficava na antiga Avenida Getúlio Vargas, 801 rsrsrs

      Endereço no comentário anterior ao seu.

      Excluir
  35. Poxa, é uma pena, vi as fotos do predio pelo face de um amigo q esta hj ai em fortaleza. fikei encantado e perguntei a historia desse predio, e ele me indicou esse blog. aqui em Recife muitos casaroes e predios historicos foram e estao sendo tombados, e reformados. espero o mesmo com esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o q todos nós (Que amamos Fortaleza!) queremos, amigo! :)
      Torça para que nossa história não tombe antes do tombo oficial do prédio.

      Forte abraço e obrigada pelo comentário

      Excluir
  36. Olá Leila! Parabéns pelo Blog, tem me ajudado muito para pesquisas iniciais sobre prédios antigos em Fortaleza.
    Essa matéria é especialemnte boa! Estava querendo me aprofundar um pouco mais no Edifício são Pedro, então procurei nas fontes que você coloca, mas não foi muito frutífera uma pesquisa na internet. Se possível, você poderia disponibilzar mais informações sobre o material que você usou para construir o artigo?
    Obrigada e continue com o excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  37. Esse prédio é a imagem pura da falta de consciencia dos governantes. Bastaria o equivalente a 5% do vai ser gasto com a construção do AQUARIO(ou tamque de criar peixes) para se fazer um tombamento e recuperação total sem qualquer alteração arquitetônica dessa maravilha. Passo quase todos os dias em frente, mas não consigo me imaginar ver esse belezura demolido. Quanta falta de respeito. Quanta pouca vergonha.Quanta omissão. 8 anos de PT(P DOS TRAMBIQUEIROS) e nada foi feito. Governador! acorda não é tão caro para o Estado. Caro vai ficar para a história num futuro bem próximo.Meu nome é Paulo Patrício, 58 anos. Será que ainda verei alguma providência? Esse prédio dar para abrigar uma serie de muitas coisas(MUSEU DO MAR- HOTEL ESCOLA-ALBERGUE)E tenho certeza, por sua localizaão é certamente seria alto-sustentável

    ResponderExcluir
  38. O Fortalezense tem a "TRADIÇÃO" em DEMOLIR o POUCO PATRIMÔNIO histórico da cidade. A qui não se dar valor ao antigo.
    Ainda restam poucos casarões, sobrados, e construções históricas.
    O Iracema Plaza possui todos os pré-requisitos para ser tombado. Porque tanta lentidão das autoridades?
    NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRIO MERECE RESPEITO !

    Vejam mais um BANGALÔ sendo APAGADO DE NOSSA MEMÓRIA .... UM ABSURDO !

    Acesse:

    http://www.defender.org.br/fortalezace-bangalo-historico-sera-demolido/

    ResponderExcluir
  39. Morei lá a maior parte da minha vida e fui muito feliz! Gostaria muito de vê-lo restaurado, mas pela iniciativa privada e não com recursos públicos.
    Gostei muito das fotos!! Parabéns pelo Blog!!
    Mário Walraven Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mário, bom dia!

      Nossa, é meu desejo tbm, até mesmo pelo valor histórico do prédio.
      Agradeço demais o comentário e fico feliz que tenha gostado do blog. :)

      Forte abraço

      Excluir
    2. Olá Mario,
      Já respondi outro comentário de pessoas que já foram moradores desse amado Edifício... E fico muito encantada quando me "deparo" com antigos inquilinos. Eu realmente amo esse prédio..
      Estou fazendo um trabalho de monografia sobre o mesmo. Vai ser um documentário e por isso estou catalogando todo tipo de informação. Falar com pessoas que moraram lá e que ainda moram é o meu grande interesse. Se você quiser me ajudar de alguma forma pode entrar em contato comigo pelo email:
      rebecapazevedo@gmail.com

      PS; Leila, me desculpa sair deixando recados assim em vários comentários, mas realmente cheguei ao seu blog com o intuito de conseguir mais informação, o que eu já parabenizei seu ótimo trabalho e dedicação, muito bom mesmo.. E quando vi nos comentários percebi o como essa oportunidade era incrível.
      Se você também quiser me ajudar com mais alguma informação que você saiba pode me responder com email.
      já agradeço bastante a atenção.
      Abraços

      Excluir
  40. Tenho tanta vontade de entrar nesse prédio. Acho que seria como voltar a década de 50 :)

    ResponderExcluir
  41. Leila,
    primeiro gostaria de dizer que eu adoro o seu blog e segundo, sou estudante de hotelaria, desde sempre tive curiosidade de saber mais sobre esse edíficio, então resolvi fazer minha monografia sobre ele, voltada mais para hotelaria, claro, mas eu tenho que fazer um bom embasamento histórico.
    Você tem como me dar umas dicas de onde eu posso encontrar mais coisas falando sobre ele?
    Agrdeço desde já! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lays! ;)

      Bom, eu acredito que em jornais antigos vc encontre. Já foi na Biblioteca Menezes Pimentel? Lá é um ótimo lugar para se encontrar jornais da época.

      Abraços

      Excluir
  42. Ainda não pude ir, mas vou fazer isso! Obrigada!

    Continue com esse trabalho lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá sim, tenho certeza que encontrará muitas informações importantes!
      agradeço novamente as palavras

      Abraços

      Excluir
  43. Quanta saudade desse prédio onde morei por muitos anos.Do meu lado direito morava o Sr.Arthur e Dr. Pedro Pereira e do lado esquerdo era o apto do Micharia.Agradeço seu trabalho muito bonito em mostrar a beleza de Fortaleza..

    ResponderExcluir
  44. Passei pela Av. Este / Oeste e vi edifícios de 8 pisos abandonados, alguém sabe dizer o porque? Vão ser tombados?
    Parabéns pelo blog, adorei, assim que adorei Fortaleza aquando da minha estadia o ano passado

    ResponderExcluir
  45. Leila Nobre parabéns pelo excelente trabalho com certeza seu Blog é muito enriquecedor! Eu sou mais uma apaixonada por este lindo e histórico edifício, passo em frente todos os dias admirando-o e acho ele a arquitetura mais bela na Praia de Iracema. Gostaria muito de conhecer como é o edifício por dentro e se alguém que ainda mora lá puder me mostrar será maravilhoso. Aqui está meu Contato daniele@idecc.com.br

    ResponderExcluir
  46. Desde que me mudei para Fortaleza em 2008 sou apaixonado por este prédio.
    Até me peguei sonhando com um mega premio para ajudar, de alguma forma, a restaurá-lo.
    Junto-me a todo os q torcem pela sua restauração!
    Desejo ardentemente q Deus proteja e ilumine as pessoas que têm poder e/ou grana, e as faça encontrar uma saída para a situação.
    Paulo Mourão Passos
    ado

    ResponderExcluir
  47. Em novembro/86, eu e minha esposa fomos passar a lua de mel em Fortaleza. Saindo do aeroporto, ao indicar o destino, eis a reação do taxista: -- Vocês vão para o Iracema? É um hotel muito velho. Tem outros melhores na região. Como não botei fé no sujeito, e já havia feito a reserva, acabamos nos hospedando lá mesmo. De fato, a decadência era visível. Porém, fomos muito bem recebidos e ficamos numa amplíssima suíte. Tenho várias fotos da época. Boa sorte ao Edifício São Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo, deve ter sido uma aventura mesmo!
      Bem que vc poderia mandar algumas fotos da época para enriquecer o site, hein? kkkkkk

      Beijos

      Excluir
  48. Olá Nobre' Leila, encantador seu blog. Meus Parabéns! Por favor, estou a procura do antigo restaurante, La Paela, Em frente, ou próximo a praia de Iracema. Algo como, antigo proprietario Arthur/Artur Belazary/belario; decada de 60/70 decendente de Italianos. teve filhos no mais, Antonio; Artur, Maria.... De Imenso valores; Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique, muito obrigada!

      Vou atrás de informações sobre o La Paela!

      Abraços

      Excluir
  49. Olá Leila querida, ha muito tempo queria escrever algo interessante sobre o Iracema Plaza Hotel, Edificio Sao Pedro, bem na frente do Restaurante Lido. Havia todos os anos um grande Campionato de Xadrês de várias nacionalidades, no primeiro andar, salão renomado na época, era muito elegante. Devia ser entre 1960 e 1965 mais ou menos. Talvez existam registros e fotos arquivadas ou com alguém em Fortaleza.
    Mais uma vez PARABENS por todas "alavancadas" que trazem a tona estas lembranças inesqueciveis do passado mostrando a nova geração uma cidade maravilhosa, segura e sem perigos na época... Beijos grandes, Joanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que riqueza de comentário, vou atrás desses registros! :) rsrs
      Obrigada, meu amor!
      Um beijo bem grandão e apareça mais vezes!

      Excluir
  50. Hoje passei por esse prédio abandonado, e fiquei curiosa! Pesquisei e descobri sua história! Pena... estamos em 2019 e continua abandonado! Porque? Porque as coisas não andam? Não se resolvem? Triste com isso! As praia- Meireles, Iracema estão em obras... achei tudo muito feio, mas torço pra que fique lindo, sem lixo( que hoje tem muito) com rede de esgoto bem resolvida, águas limpas... porque a natureza foi generosa nestas paragens, mas nós, “homo sapiens” destruímos tudo☹️Marici- RS

    ResponderExcluir
  51. Hoje passei por esse prédio abandonado, e curiosa, investiguei o que era! E lamento muito... estamos em 2019 e continua abandonado! Caminhei de Meirelles até Iracema- está tudo em obras! E espero que essas obras resolvam problemas de esgoto, lixo, barracas e que tudo fique lindo como Fortaleza merece! Porque a natureza foi generosa com estas paragens, mas nós “ homo sapiens” estragamos tudo, abandonamos qdo não serve mais , destruímos, poluímos! Sou gaúcha , amo este nordeste e torço pra que tudo dê certo!

    ResponderExcluir
  52. Que magnífico! Estou encantada com a arquitetura desse prédio! Estou aqui em Fortaleza de férias. Passo em frente todos os dias, só para contemplar sua beleza, apesar de abandonado, destruido me impactou, então fui pesquisar sobre sua real história e apaixonei. impregnado na minha mente vou levar para minha cidade Porangatu Goiás. Meu esposo está escrevendo uma crônica sobre esse prédio.

    ResponderExcluir
  53. Muito bom saber da história deste local. Nasci e morei a maior parte da minha vida em Fortaleza e não conhecia a história desse prédio… Fiquei encantada com as fotos e os relatos acima. Pena que vejo que há muito tempo se fala nisso e nada é feito. Pela notícia que vi hoje, a prefeitura indeferiu o tombamento por mutilação e destruição da estrutura… Enfim, espero que encontrem algum destino apropriado, considerando que também é bem sinistro ele permanecer do jeito que está, desfigurado, caindo aos pedaços e assustando quem passa por ali.
    Nathália Furtado

    ResponderExcluir
  54. Passei em frente desse prédio ontem (26/5/2022) e fiquei surpreso com uma construçao de tal tamanha estar abandonada. O que a má administração não faz ne pessoal? O lugar é lindo!

    ResponderExcluir
  55. Estava hospedado em frente a esse prédio nos dias 03 a 07 de agosto, minha filha de 5 anos que ficou encantada com o prédio abandonado, aí resolvemos pesquisar, uma pena uma grande obra para o marco da praia de Iracema está assim! o que não achei ainda nas minhas pesquisas foi o ano em que ele foi totalmente desocupado pelos moradores, alguém sabe dizer?

    ResponderExcluir
  56. Sou fortalezense e frequento regularmente a Praia de Iracema, a vida toda. Atualmente, semi aposentada, vou àquela praia várias vezes na semana. O edifício sempre me interessou e acompanhei sua decadência com tristeza. Há algumas décadas compareci a um jantar na sua cobertura e tive o prazer de apreciar uma das mais belas vistas de Fortaleza à noite. Com certeza, alguma interferência do poder público poderia ser feita, uma negociação com proprietários, ou o que for. As possibilidades de aproveitamento daquele precioso espaço são muitas. Só falta vontade , interesse. Eu moraria ali caso o edifício fosse recuperado e a segurança minimamente restaurada.

    ResponderExcluir
  57. Eu nasci no edifício Iracema plaza hotel 1957 sou filha de José da Silva Porto gerente sócio de Pedro filomeno gomes

    ResponderExcluir
  58. José da Silva Porto gerente e sócio Pedro filomeno Gomes nasci nesse edifício

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde, tive o privilégio de passar uma semana hospedado no Iracema plaza hotel. Data: dezembro de 1.972. Excelente semana, excelente hotel, da época. Estive recentemente em Fortaleza e fui ver de perto o saudoso hotel... Mas é isso mesmo, na vida tudo passa.

    ResponderExcluir
  60. E hoje 05/03/2024… começa sua demolição, o governo conseguiu o que queria

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: