Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Ceará Rádio Club - Fotos que fizeram história da CRC
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 27 de abril de 2010

Ceará Rádio Club - Fotos que fizeram história da CRC



Fotos de grandes fases da Ceará Rádio CLub.
Campanhas da Ceará Rádio Clube em prol da Santa Casa de Misericórida.



Comissão recebedora de donativos da Campanha em favor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza - da esquerda para direita, Heldine Cortez Campos, na terceira e quarta posições: Manuelito Eduardo e Paulo Cabral; de frente, escrevendo: Maria Coeli de Araújo; sentados, em primeiro plano: Aderson Brás e Tereza Moura, em atendimento aos ouvintes cooperadores.


Fac-símile do famoso cheque de 1 milhão de cruzeiros, pago pela Ceará Rádio Clube, em nome dos ouvintes, em favor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Foi emitido em 2 de outubo de 1943,assinado por PauloCabral, diretor da empresa.


Sedes



Cartão Postal, produzido pela Aba Film de Fortaleza - para a correspondência com ouvintes do exterior, vendo-se, da esquerda para direita, a antena da emissora, o edifício de seus novos estúdios (em 1937), em São João do Tauape (onde funciona o hipermercado Romcy (à época do artigo - hoje Extra Supermercados) e o Edifício Diogo, onde se situavam os estúdios, nos 8o. e 9o. andares (Av. Barão do Rio Branco - centro).

Edifício Sede da Ceará Rádio CLube - aos tempos em que funcionava no bairro das Damas, com estúdios e transmissor. O Destaque é o bem cuidado jardim.


Conjuntos e grupos musicais

Conjunto Liceal - atuante pelos anos 30. Na foto, no centro, Luri, ao lado de Valnir Chagas. Os três da ponta, da esquerda para direita, Aleardo, Pijuca e Danúbio. Estes, mais do que outros, tiveram ulterior participação no "broadcasting" cearense.

Vocalistas Tropicais - conjunto que pontificou na década de 1940-49. De cima para baixo, como se lê na foto: Paulo Sucupira (que cantava sob o pseudônimo de Bill James), Nilo Mota, Eduardo Panplona, Aleardo, Paulo de Tarso, Danúbio e Vicente.


Foto histórica da Orquestra da Ceará Rádio CLub, obtida em 1947. Da esquerda para direita, de pé João Ramos (locutor-apresentador), Tompson Lemos (pistão); Eliézer Ramos (trombone de vara); Luiz Róseo (sax alto); João Baptista Brandão (flauta); Carlos Alenquer (sax alto); Emygdio Santana (pistão); Mário Alves (cantor); RUiz Noronha (pistao e violoncelo); Osvaldo ("Canelinha"), baterista. Na mesma ordem, na fila intermediária: Chileno (3o. violino); Francisco Alenquer (flauta); Oscar Cirino (2o violino); Edgar Nunes (1o. violino). Na fila da frente, ainda da esquerda para direita: Otávio Santiago (cantor); Epaminondas (cantor); José Amâncio (sax-tenor); Luiz Assunção (pianista) e Reginaldo Assunção, filho de Luiz Assunção.

Presenças ilustres - Almirante - 1951

Presença de Almirante - "a maior patente do Rádio brasileiro", - Em 1951, no palco-auditório do Edifício Pajéu, se apresenta Almirante.
Mais atrás do grande artista nacional estão Manuelito Eduardo Campos e o maestro Mozart Brandão. Ano 1951

Presenças ilustres - Francisco Alves - 1938
Composição fotográfica da presença de Francisco Alves - "O Rei da Voz" - Em Fortaleza, para atuar ao microfone da Ceará Rádio CLube.

Francisco Alves chega à Fortaleza - O momento em que descia do avião Condor o grande artista brasileiro.

Francisco Alves e João Dummar - O cantor, com chapéu de massa, à mão, ao lado do grande inspirador da radiodifusão no Ceará, João Dummar.


Francisco Alves, João Dummar e Cabral de Araújo - O Cantor conversando amistosamente com João Dummar, estando identificado, ao fundo, o locutor Cabral de Araújo.


Francisco Alves, ao violão - O Cantor, quando cantava para um grpo de amigos de João Dummar (1938).


Artistas locais e artistas nacionais em visita à Ceará Rádio Clube

José Jatahy, o cantor boêmio, que foi atração dos programas da Ceará Rádio Clube, em 1937


Afonso Aires, o violinista da pioneira. Década de 1940-49.


Lauro Maia e Aleardo Freitas, dois grandes artistas que muito contribuiram para o êxito do rádio em seus começos no Ceará. Fotografia de 1936, tirada ao pé da torre de transmissão da Ceará Rádio CLub, no bairro das Damas.

Visita dos Cantores Januário e Uyara. Flagrante obtido em 1938, quando fizeram sucesso em Fortaleza, ao microfone da Ceará Rádio CLub: Januário de Oliveira e Uyara de Goiás. Na foto, à direita dos dois, os jornalistas Mariano Martins e João Calmon.

Confraternizações e Dirigentes da Ceará Rádio CLube



Da esquerda para a direita: Luís Assunção, maestro Airan Pacheco e Manuelito Eduardo. Ércole Vareta foi regente dos conjuntos orquestrais da Ceará Rádio Clube ao tempo da II Grande Guerra .

Confraternização Associada nos anos da década de 1940-49. Discursando José Júlio Barbosa. Da esquerda para a direita: de costas, José Júlio Cavalcante; major João Baptista Brandão; Zezé do Vale, Paulo Cabral de Araújo, Orlando Mota, Edgard Freire, Manuelito Eduardo e Oscar Cirino.


Da esquerda para a direita: João Ramos, Dermival Costa Lima (diretor que deixava a Direção Artística da Ceará Rádio CLube); Antônio Maria (que assumia); José Júlio Cavalcante, Manuelito Eduardo e Maestro Mozart Brandão.

Televisão na década de 1960-70


Primeira demonstração pública de televisão, antes da década de 1960-70. Na foto o técnico que operava a câmara Vidicon e o Quinteto da Força Policial (que participava do programa "Coisas que o tempo levou"). Podem ser identificados José Júlio Barbosa, à esquerda. José Limaverde e Clóvis Matias ao centro. São detalhes: as lâmpadas de iluminação, um "panelão" fixado em poste improvisado, e receptor servindo de "monitor"nessa transmissão de televisão em circuito fechado.

Aniversários da Ceará Rádio Club - Os aniversários da CRC sempre foram momentos de confraternização entre todos que faziam aquela emissora.

Em reunião comemorativa do aniversário da Ceará Rádio Clube, funcionários da emissora ouviam - no Maguary Esporte Club - discurso do diretor artístico Manuelito Eduardo. Na primeira mesa, à esquerda, Rômulo Siqueira, Silva Filho, Josino da Costa, Gerardo Barbosa Lima e de perfil Aderson Braz. Ao Lado do orador, Orlando Mota e Paulo Cabral de Araújo. Os demais são principalmente, músicos da Orquestra da emissora Mozart Brandão, Amâncio Alenquer, Luiz Róseo, Canelinha e funcionários de escritório.


Sede da Ceará Rádio Club em 1942


Foto do prédio dos transmissores da Ceará Rádio Clube em São João do Tauape - Montese, em 1942. Local hoje é ocupado por um supermercado.

50 Anos da Ceará Rádio Club


Convite expedido pela Ceará Rádio Clube por ocasião das comemorações dos seus 50 anos da emissora - 1934 a 1984.




Crédito: Prenove

11 comentários:

  1. Ola. meu nome é Jose Aurelio Silva, tenho 48 anos, e moro no Rio de janeiro, mas sou paulistano, mas tenho algo importante para lhe pedir, ja que voce fala tantas coisas maravilhosa de sua cidade, e muitas delas antigas. Saberia me dizer algo sobre um homem, que na decada de 60, ou 64, foi um grande orador, de getulio, arrebatava multidões, por onde passava, o nome dele é Jose Maciel Silva, bem, tenho poucas coisas a respeito dele, é meu pai, e gostaria de saber algo mais.. se tiver algo, que possa me ajudar. email: expressjas@gmail.com, tenho orkut, caso se interesse em me ver. ok. e la tem uma unica foto dele.. bem antiga.. desde já obrigado e parabens pelo blog, esta lindo e bem ilustrado.. só quem ama, sua cidade e suas raizes, poderia fazer algo tão belo e formoso...

    ResponderExcluir
  2. Oi José, muito obrigada pelas doces palavras! Até o momento eu não tenho infelizmente nada a respeito do senhor José Maciel, mas pode ter certeza, vou procurar com muito carinho algo sobre seu pai, e se tiver qualquer notícia, terei o maior prazer em ajudá-lo.

    Abraços e seja sempre muito bem vindo!

    ResponderExcluir
  3. olá,
    achei bastante interesante seu blog. Gostaria de surgerir que postasse a foto do cantor Moacir Weyne. Meus pais sempre falaram sobre ele, mas não encontrei nenhuma foto no seu blog. Obrigada e parabéns
    Eli

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Eli!

    Obrigada pelo comentário. Vou tentar achar uma foto do Moacir Weyne para colocar, ok?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sempre ouvi falar sobre o cantor Moacir. Weyne mas nunca vi uma foto dele

      Excluir
    2. Pois é, mas está mais fácil procurar agulha em palheiro que encontrar uma foto do Moacir. rs

      Excluir
    3. Leila Nobre eu tenho uma foto de Moacir Weyne

      Excluir
  5. Olá, rendo graças ao Meu Deus, por ter encontrado tão maravilhoso bogspot há bastante tempo tenho pesquisado em vão por fotos e história da pre 9, tv ceará canal 2 e muitas outras coisas raras que fazem parte da nossa história; somente você que é Nobre até no nome poderia nos proporcionar essa gostosa viagem no tempo. Obrigado por Você existir. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Jesse,
    Você me deixou sem palavras, são elogios
    maravilhosos como o seu que me deixam cada
    dia muito feliz em poder proporcionar essa
    "viagem" no tempo, nem sei como lhe agradecer,
    estou realmente muito lisonjeada...
    Queria tbm dizer que o crédito vai todo para o site prenove.com.br, de onde tirei essa maravilha.

    Abraços querido

    ResponderExcluir
  7. bom dia! sou irmao de uma pessoa que pediu a gentileza de vcs atravez deste blog alguma coisa
    sobre nósso pai só gostaria de consertar alguma coisa que ele digitou errado foram as datas que meu pai participou da revoluçao de 1930 e 1932 e nao 1960 quando ele informou a vc meu irmao JOSE AURELIO sóbre nósso pai tratei lógo de tentar consertar pois vcs poderam ter uma pesquisa sem nehum resultado em 1960 nós ja nao morava mais no estado do CEARÁ consertando
    ele lutou com JUAREZ TAVORA E JURACI MAGALHAES
    NOS ANOS 30 E 32 O NOME DO MEU PAI REALMENTE É JOSE MACIEL SILVA nascido em ITAISABA CE
    MEUS AVÓS ÉRA DA FAMILIA AURELIANO NAO SEI SE PODEM AJUDAR EM ALGUMA COISA.
    BEM E QUANTO AOS ELOGIOS DO MEU IRMAO JOSE AURELIO FAÇO MINHA SUAS PALAVRAS VCS ESTAO DE PARABENS
    MEU NOME É JOSE FLAVIO SILVA
    E MEU EMAIL É JFLAVIO41@YAHOO.COM.BR SE CASO VC DESCOBRIREM ALGUMA NOVIDADES FICO MUITO GRATO AVCS ABRAÇO

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Flávio!
    Não consegui entender muito esse
    seu comentário¬¬ Talvez se eu relesse
    o comentário anterior do seu irmão...Mas já
    procurei e não achei nada parecido. Vc sabe
    informar em qual postagem ele fez o pedido?!?!?
    Quero muito ajudar, mas sem mais detalhes, fica
    praticamente impossível!

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: