Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Os rabos de burro
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os rabos de burro



O primeiro grupo de motociclistas a ficar famoso no Ceará era formado por um mais bem comportado grupo de dissidentes dos famigerados ‘Rabo de Burro’ que eram desordeiros (filhinhos de papai) que andavam de carro na Fortaleza dos Anos 40’ e infernizavam a vida de mocinhas inocentes da antiga Escola Normal.

Postal Escola Normal

Na Década de 50, no Pós-Guerra alguns fortalezenses herdaram equipamentos de guerra que não seriam mais usados pelos americanos quando da época da base militar que estava instalada onde é hoje a Base Aérea de Fortaleza. O lugar era chamado de Post Comand que, mais tarde, virou nome de um bairro em Fortaleza chamado PICI. Na realidade Pici é a forma fonética de falar, em inglês, as letras ‘P’ e ‘C’.

Clique para ampliar

No meio dessa sobra de materiais tinham algumas ‘Harley’ e uns Jipes. Muitos garotos pegaram essas motos em precário estado de conservação e as recuperaram e, junto com as lambretas, nascia o primeiro grupo de motociclistas do Ceará, que também foi apelidado de Rabos de Burro, mesmo não sendo arruaceiros e nem infernizarem as mocinhas decentes. Na realidade o nome nem era esse. Em vez de rabo usavam um nome mais pejorativo, formado por duas letras, as quais não ouso redigir aqui.

O abrigo lotado

Eles se encontravam no antigo Abrigo Central, que ficava onde hoje se está a Praça do Ferreira. Na realidade podemos também afirmar que o Abrigo Central teria sido o primeiro shopping center do Ceará.
Segundo a jornalista e historiadora, Roberta Maia, dar um “pulinho” no Abrigo Central era quase sagrado para muitas pessoas que viveram em Fortaleza até o final da década de 1960. Relembrar o “Velho Abrigo”, construído na administração do prefeito Acrísio Moreira da Rocha, em 1949, para ser um ponto de ônibus, não é muito esforço para quem passou ali muitos momentos da juventude.


Ir àquele espaço incrustado na Praça do Ferreira era essencial para finalizar bem o dia, depois da jornada de trabalho. O Abrigo Central era o ponto de encontro. Se você queria encontrar um amigo, você podia ficar ali à espera que aquele amigo tinha que passar. Mas, além disso, podia ainda namorar e concorrer aos sorteios de carro que aconteciam ali.

Abrigo à noite

O Abrigo tinha ainda casas de merenda, loja de discos, loja de selos, tabacarias, cafés, confeitaria, engraxates. Para seu Mário Cidrack Filho, 62, que, ainda criança, trabalhava com seu pai na confeitaria que levava o sobrenome da família, o Abrigo “era a referência”. Ele explica que “lá dentro do Abrigo tinha de tudo”.
Lá também era possível encontrar outras delícias da culinária, como as vitaminas, sucos e sanduíches. Abacatadas, sucos de cajá, graviola, tamarindo, eram pedidos durante todo o dia nas várias casas de merenda (lanchonetes, para os paulistas). Mas, para o acompanhamento nada melhor que um “cai-duro” ou um “espera-me no céu”. Pois é, tinha até a famosa bananada do ‘Pedão da Bananada!’

Pedão da bananada em frente ao Abrigo

O Abrigo Central acabou, foi destruído para dar lugar a Praça do Ferreira onde fica a Coluna da Hora e anos depois os garotos viraram pais e avôs, mas nunca deixaram a paixão pelas motos. 


Texto maravilhoso de Luis Sucupira do site:http://motonlinersbrazil.wordpress.com

7 comentários:

  1. Talvez o meu portugues nao seja muito bom, mas acho que voce vai entender mesmo.

    Voce escreve "O lugar era chamado de Post Comand que, mais tarde, virou nome de um bairro em Fortaleza chamado PICI. Na realidade Pici é a forma fonética de falar, em inglês, as letras 'P' e 'C'"
    ----------------------------
    De verdade existem várias lendas sobre o nome PICI, o primeiro que remonta à Segunda Guerra Mundial, quando o local foi instalado uma base aérea dos EUA, marcado com as palavras de Comand Post, então encurtada no PC, que na fala popular tornou-se PICI. Na verdade você não escreve em Inglês Post of Comand, mas sim Comand Post, pelo que esta versão é, obviamente, fantástico.

    A segunda versão diz que uma vez lá, eles chamado Sítio Peci, uma homenagem a dois personagens do romance de José de Alencar Guarany, Peri e Ceci.

    Na verdade o nome vem do centenário Sítio Pici, na beira do Riacho Cachoeirinha, de propriedade dos pais do escritor Raquel de Queiroz.

    ResponderExcluir
  2. Oi Giancarlo, tudo bom?

    Na verdade, esse texto é do Luis Sucupira, para mais detalhes sobre o PICI, fiz uma postagem:
    (http://fortalezanobre.blogspot.com/2010/09/pici-e-ii-guerra-mundial.html) que vc tbm encontra procurando pelo marcador 'PICI'.

    Sobre o "Command Post" sei que isso é apenas uma das justificativas para o nome do bairro!

    Muito obrigada pelo seu comentário e abraços

    ResponderExcluir
  3. SOBRE O ABRIGO CENTRAL - O abrigo central poderia
    perfeitamente ter continuado existindo sem nenhum
    prejuízo para a Praça do Ferreira que já existia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Ramires!

      Não consigo entender o q tinha na cabeça do prefeito para derrubar o Abrigo e a Coluna da Hora¬¬ Acho q foi só o desejo egoísta de dizer "Fiz alguma coisa!" Mas o tiro saiu pela culatra. Afffffff

      Excluir
  4. Bombou neste post Super Gata Leilinha!

    Parece até que estive lá através de uma verdadeira viagem no tempo que vc me fez fazer agora.

    Devia ser muito animado e o melhor de tudo: pureza, moral, honra, dignidade e vergonha na cara estava acima de tudo.

    Bjs Professora!

    Adoro vir aqui, se quiser saber aonde viajo Tempo também acessa: www.amigos.mdig.com.br.

    Sou o Brazuka - Patrício Franco.

    ResponderExcluir
  5. Oi Leila!
    Gostaria de saber quais fontes você utlizou para escrever esse post, isto é, de onde você extraiu essas informações sobre "o rabo de burro"? Sou pesquisadora e achei seu post interessante, mas preciso saber quais foram as fontes.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: