Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 29 de julho de 2016

Rotary Club de Fortaleza 82 anos - Humanitarismo e Ética







Em o6 de maio de 2016, o Rotary Club de Fortaleza completou 82 anos de muitas histórias!!!

O grande evento aconteceu no Salão Nobre do Ideal Clube

O Presidente do Rotary Club de Fortaleza, o empresário Tarcísio Porto, recebeu no dia 6 de maio no Salão Nobre Edson Queiroz do Ideal Clube os associados e convidados para a festa comemorativa pelos 82 anos de fundação do Rotary Club de Fortaleza.

Na ocasião foram entregues dois Cristais Major Donor para o Empresário José Carlos Pontes e para o Companheiro Arnobio Tomaz, assim como o titulo de Sócio Honorário ao Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. O ponto alto da comemoracão foi a inauguração da placa dos 82 anos que ficará exposta permanentemente no Salão Nobre Edson Queiroz do Ideal. Presentes ao evento diversas personalidades da sociedade de Fortaleza como:
General Freire Gomes, Ministro Ubiratan Aguiar, Capitão dos
Portos Com. Salema, Geraldo Assunção, Lino Menezes, Edilson Pinheiro dentre outros.

 
O nosso Rotary Club de Fortaleza foi fundado em 07 de maio de 1934, sendo assim o primeiro Rotary Club no Estado do Ceará. Foi o 5º Rotary Club fundado no Nordeste. Anteriormente, somente tinham sido premiadas com a criação de Rotary Clubs as cidades de Recife (1931), São Luis (1931), João Pessoa (1933) e Salvador (1933).

Reunião Preliminar

O momento em que Paul Harris descobriu o Brasil.
Em 1936, uma viagem memorável permitiu aprimorar a relação entre o Rotary e a América do Sul. Crédito: Página do Rotary Club Fortaleza

Com a presença de Nestor de Figueiredo, no salão nobre do Hotel Excelsior no Centro (Fortaleza) foi realizada no dia 22 de Dezembro de 1933 a reunião preliminar com um grande número de convidados, alguns cheios de entusiasmo, outros tomados de curiosidade, no justo desejo de se afazerem, em aproximação mais, diretas aos temas da instituição que pela primeira vez, iam ser ventilados e discutidos, de público, na terra dos “verdes mares"

A Nestor coube a tarefa, verdadeiramente evangelista de apresentar, pela primeira vez, os ensinamentos mais gerais da doutrina de Paul Harris. Nesta memorável assembléia que contou com a presença do Governador (Interventor) do Ceará, Cap. Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça foi eleita, por aclamação e imediatamente empossada, uma Diretoria Provisória que se encarregaria da adoção dos procedimentos necessários à fundação da nova entidade, assim constituída: 

Presidente, Pedro Philomeno Ferreira Gomes; Vice-Presidente, Álvaro Weyne; Secretários, Edgar Dutra Nunes e Raimundo Girão; Tesoureiro, José Thomé de Sabóia e Silva. Além dos já citados estiveram presentes: Abnegado Rocha Lima, Alberto Sá, Clóvis de Araújo Janja, Clóvis de Alencar Matos, Demócrito Rocha, Demóstenes BrígidoElísio Aires, Esmerino Parente, Francisco Falcão, Jorge Moreira da Rocha, José Leite Maranhão, José Ramos Torres de Melo, João da Frota Gentil, José Sérgio dos Reis Júnior, Manoel Onulfo Câmara, Maximiano Leite Barbosa Filho, Pedro Augusto de Araújo Sampaio, Paulo Sarasate, Raimundo Girão, Major Tibúrcio Cavalcanti e Roberto Gradvol. Apresentaram escusas por não poderem comparecer, em virtude de força maior: Carlos Livino de Carvalho, Ernesto Pouchain, Francisco Moreira de Sousa, Francis Reginald Hull, Paulo de Avelar Cavalcante Rocha

A sessão inaugural foi realizada no dia 07 de maio de 1934, às 20 horas, no salão principal do Palace Hotel, em meio a muita luz e efusão d’alma. O clube foi oficialmente instalado pelo Governador do Distrito, Lauro de Andrade Borba, que vaticinou, em brilhante alocução, que o clube teria uma vida cheia de ações úteis à comunidade. Fez uso da palavra o companheiro Dorgival Mororó, transmitindo as saudações amigas e estimulantes dos companheiros do Rotary Club de João Pessoa padrinho de nosso Clube, enfatizando que o lema a ser adotado por todos seria: “dar de si antes de pensar em si”.


Almoço para a Marinha Americana no Palace Hotel em 1944 oferecido pelo Rotary Club de Fortaleza. Crédito: Página do Rotary Club Fortaleza

Fundação

Tomaram parte nesta reunião, além de Lauro de Andrade Borba, Governador do Distrito e Dorgival Mororó, delegado do clube de João Pessoa, o convidado Omar Grant O’Grady, engenheiro no Rio Grande do Norte e diversos representantes da imprensa, e 31 companheiros, sócios fundadores que eram os seguintes: Abnegado Rocha Lima, Adriano MartinsÁlvaro Weyne, Alberto Sá, Antônio Fiúza Pequeno, Carlos da Costa Ribeiro, Clóvis de Araújo Janja, Campos Júnior, Clóvis de Alencar Matos, César Teófilo Gonçalves, Demóstenes Brígido, Esmerino Gomes Parente, Edgar Dutra Nunes, Eurico de Almeida Monte, Francisco Sabóia, Fernando Fiúza Pequeno, Humberto Oliveira, João Demétrio Dummar, João da Frota Gentil, Jorge Moreira da Rocha, José Barros Maia, José Leite Maranhão, José Ramos Torres de Melo, José Sérgio dos Reis Júnior, José Thomé de Sabóia e Silva, Oswaldo Studart Filho, Paulo Sarasate, Pedro Philomeno Ferreira Gomes, F.P. Pereira de Miranda, Raul de Souza Carvalho e Raimundo Girão. Justificaram a ausência: Carlos Livino de CarvalhoDemócrito Rocha, Francis Reginald Hull, Francisco Falcão, Francisco Moreira de Sousa, João Germano da Ponte, José Rodrigues da Silva e Pedro Firmeza.

O Primeiro Conselho Diretor

Nesta mesma reunião foi eleito, por aclamação, o primeiro conselho Diretor do Rotary Club de Fortaleza, assim constituído: Presidente, Pedro Philomeno Ferreira Gomes; Primeiro Secretário, Raimundo Girão, Segundo Secretário, Edgar Dutra Nunes, Tesoureiro, José Thomé de Sabóia e Silva, Diretor de Protocolo, Clóvis de Alencar Matos e Vogal, Carlos da Costa Ribeiro. O Presidente Pedro Philomeno Ferreira Gomes reafirmou integralmente suas qualidades de condottiero, já demonstrada à frente da Diretoria Provisória, razão pela qual seus companheiros o cognominaram de “O Formidável”, secundado por Carlos Ribeiro que passou a ser o mestre abalizado e culto das coisas rotárias, que a todos ensinava em memoráveis Instruções Rotárias. Estes atributos credenciaram Carlos da Costa Ribeiro, apenas decorridas duas semanas da fundação do clube, a participar nos dias 25 e 27 de maio, da 5ª Conferência Distrital, da qual voltou tocado de comunicativo entusiasmo e ainda melhor informado para seu mister de ensinador. Durante este primeiro ano rotário, grande foi o progresso educativo dos nossos companheiros, graças às Instruções Rotárias ministradas por Carlos Ribeiro. Na terceira reunião semanal, realizada em 2 de junho, Álvaro Weyne pedia a atenção do Clube para momentoso problema da mendicância em nossa cidade. A presença de Raimundo Girão na Prefeitura e ao prestígio dos companheiros do Rotary tornaram possível destinar ao Asilo de Mendicidade de Fortaleza 200 mil contos de réis: 50 dos cofres da Prefeitura e 150 do Governo do Estado pelo Interventor, Capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça. Esta substancial ajuda e mais a ação do Sindicato dos Lojistas, dirigido pelo rotariano, José Ramos Torres de Melo, em muito contribuíram para minorar o sofrimento dos desvalidos. Consolidado o clube em Fortaleza, parte já no segundo ano de sua fundação para interiorização do Rotary. Após a tentativa frustrada de fundar um clube em Sobral, em face da resistência do Bispo José Tupinambá da Frota, o clube volta suas atenções para a cidade de Quixadá, sede do promissor município, e ali funda, na terra dos monólitos, o “Curral de Pedra”, denominado por alguns pela grande quantidade de pedras que circundam a cidade, o primeiro clube no interior de nosso Estado. Outro acontecimento de significativa importância se verificou na Conferência Distrital, em Curitiba, em 1935, quando foi escolhido Governador do Distrito o companheiro Carlos da Costa Ribeiro, grande distinção a um clube com menos de dois anos de fundação mas que já se destacava no Distrito.


O Presidente 2015/2016 Tarcísio Porto recebe das mãos do companheiro Germano Almeida, a medalha Antônio Gomes Guimarães, a maior honraria concedida pelo Rotary Club de Fortaleza. Crédito: Página do Rotary Club Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário