Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Igreja Sagrado Coração de Jesus
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quinta-feira, 22 de julho de 2010

Igreja Sagrado Coração de Jesus



No dia 25 de março de 1886, inaugurou-se a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, sendo sagrado seu altar, pelo Bispo Dom Joaquim José Vieira. Sua pedra fundamental tinha sido assentada em 25/9/1878, logo após o término da seca de 1877, uma das razões da construção do templo: para aproveitar a mão de obra do flagelado.
A iniciativa da construção foi do casal José Francisco da Silva Albano (Barão de Aratanha) e Liberalina Angélica da Silva Albano (Baronesa de Aratanha), secundado pelo concurso de Dom Luís Antônio dos Santos. Ficou conhecida como Igreja dos Albanos. As obras se iniciaram em 25/9/1878.
O templo era singelo, em linhas neoclássicas e neogóticas. A grande seca de 1875-1877 deixou um grande número de flagelados em Fortaleza, e para dar trabalho a essa gente é que foi construída a igreja em frente à Lagoa do Garrote (Parque da Liberdade, Parque da Independência, Cidade da Criança), no "Morro do Pecado", onde existia uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, em 1848, cuidada pelo padre Alencarino.
A igreja teve como primeiro administrador o padre Antônio Xisto Albano, filho do Barão de Aratanha, que ali ficou até 1901, quando foi transferido para o Maranhão, ocasião em que o bispo Joaquim José Vieira resolveu entregar a administração à Ordem Seráfica dos Capuchinhos da Missão do Maranhão, o que foi feito no dia 1º de junho de 1901, mas a transferência só se deu no dia 3.


No início da década de 1950, a torre, que era de zinco sobre armação de madeira, foi retirada, e em seu lugar foi levantado, sobre a velha alvenaria de tijolo da Tabatinga (branco), um bloco de concreto com um relógio de 4 faces e sobre ele a imagem de Jesus Cristo, que antes se achava no frontal do templo, causando o esmagamento das velhas paredes, que ruíram às 13h20min do dia 15 de março de 1957.
Ao invés de reconstruírem a igreja, pois apenas ruíra a torre, os capuchinhos acharam por bem derrubar toda a igreja, para construírem uma maior, que é a que atualmente lá está, mas a arquitetura usada é mista, feia, cheia de "combogós", e tem na sua fachada uma parede reta como se fora um oitão, além de rampas para subida de carros, uma torre vazada e uma grande cúpula sobre a nave principal.
A pedra fundamental da nova igreja foi lançada em 1958 e sua inauguração se deu em 1961.
As duas fotos mostram a antiga e a nova igreja, para que se tenha uma ideia das grandes diferenças entre uma e outra além das mudanças ocorridas na praça que são imensas, como a arborização, as bancas de jornais e revistas, telefones públicos, vendedores ambulantes, abrigos para espera de ônibus, asfalto, etc.


Fonte: Portal da História do Ceará/Arquivo Nirez

8 comentários:

  1. Já vi neste "blog", não lembro do título do "post" duas fotos da Igreja do Sagrado Coração de Jesús,depois do desmoronamento.
    Conheci bem a antiga igreja. Lá fiz a 1ª Comunhão
    em 1951. Lembro-me que fui ver a igreja, após o tombament: as paredes ruiram até próximo o altar mor(oposta à torre- pro lado da Av. Duque de Caxias.
    Que eu saiba, o Altar Mor foi preservado,a imagem que lá está, de Jesus, é a original.

    Em 1957, meu pai estav no Prédio Vicentino, ao lado direio, na Rua Jaime Benévolo, e assistiu ao
    ombamento da igreja com um grande estrndo.
    Na época falou-se em "milagre" pelo fato da imagem ter sido "poupada", na qued

    ResponderExcluir
  2. Cliquei, sem querer, postar e aí....cortou e... postou rsrsr
    Continuando: o Portal da História do Ceará, certamente não tem essa informação(do altar).

    É, Leila, concordo com você, a igreja ficou feia, bem diferente da anterior.....o Barão de Aratanha não iria gostar nem um pouco...eu não
    gostei...

    Boa noite!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de saber a história da âncora na torre. Busco isso há 8 anos, desde que cheguei em Fortaleza.

      Excluir
  3. Essa foto histórica está na postagem sobre a Aba Film, amiga.
    É ficou estranha mesmo, parece que a igreja está constantemente em reforma, como se algo faltasse na torre vazada¬¬

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Leila pelo seu blog, sou cearense, fortalezense como dizem e nascido no bairro do jacarecanga, um dos mais tradicionais, do qual eu não troco por nenhum outro, respeitando os demais, hoje moro em Campina Grande-pb, mas todo mês ou 2 vezes ao mês volto a minha cidade a qual eu não troco por nenhuma outra no mundo, ela parece que está sempre rotação 78rpm, não para nunca, cheia de problemas mas ainda é a melhor cidade do mundo. Queria pedir a você uma pesquisa sobre a construção da Av.leste-oeste que passa na praia que leva o nome da mesma, pois ali nasci e me criei e presenciei a colocação dos espigões, mas não tenho as fotos. Se possivel a publicação eu te agradeceria muito. Obrigado e SUCESSOS sempre. Augusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto, boa noite!

      Agradeço o rico comentário!
      Sobre a inauguração da Leste-Oeste, já fiz uma postagem:

      http://www.fortalezanobre.com.br/2012/08/tragedia-na-inauguracao-da-av-leste.html tbm é possível encontrar o post ao lado nos marcadores, basta procurar por Av.Leste-Oeste.

      Forte abraço

      Excluir
  5. Parabéns pelo site. Estou sempre lendo e divulgando a página. Belo trabalho.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: