Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Manoel de Oliveira Paiva - O Escritor
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



segunda-feira, 12 de julho de 2010

Manoel de Oliveira Paiva - O Escritor

Biografia completa

Filho de João Francisco de Oliveira e de D. Maria Izabel de Paiva Oliveira nasceu a 12 de julho de 1861 em Fortaleza na então Rua Amélia, hoje Senador Pompeu, casa nº162. Estudou no Seminário do Crato e foi aluno da Escola Militar do Rio de Janeiro, que deixou em 1883, já doente de infecção pulmonar(tuberculose) a que sucumbiu. De colaboração com João Lopes e Antonio Martins escreveram A semana, crônica que o Libertador publicava aos sábados, assinada por Gil, Pery & Cia. É o autor de um romance com o titulo A afilhada, que foi publicado no rodapé do Libertador, como foram também uns sonetos seus sob o titulo Sons da viola. Zabelinha é um trabalho de propaganda abolicionista como muitos outros de Oliveira Paiva, entre os quais o panfleto intitulado Vinte e cinco de Março, de 25 p. de 1884. Em 1887, com João Lopes, Antonio Martins, Abel Garcia, José de Barcellos e José Olympio redigiu A Quinzena, propriedade do Club Literário, publicando nela vários contos como A corda sensível, O velho vovô, O ar do vento Ave Maria, A Paixão, De preto e de vermelho, A melhor cartada. No jornal Cruzada, da Escola Militar do Rio de janeiro, escreveu o romance Tal filha, tal esposa e uma serie de sonetos sob a epigrafe Transparencianas. Faleceu a 29 de Setembro de 1892, tendo desempenhado as funções de Secretario do Governo e de 1º oficial da Secretaria do Ceará. A Padaria Espiritual publicou em 9 de Outubro uma poliantéia com seu retrato e traços biográficos por Antônio Sales. Oliveira Paixa deixou um romance D. Guidinha do Poço, que foi publicado em 1899 na Revista Brasileira, Rio de Janeiro.

Sobre Manoel de Oliveira Paiva escreveu o seguinte Araripe Junior no Tempo, do Rio de Janeiro, em artigo sob titulo - Um romancista do norte:

"No momento em que as letras pátrias parecem receber um poderoso impulso e, com as agitações políticas, todas as forças vivas da nação se levantam para amparar o futuro e consolidar a crença no próprio valor; não estranharão os leitores do Tempo que um amoroso da terra venha lembrar aqui o nome de um escritor desconhecido, que muito trabalhou para oengrandecimento das letras de seu país com o amor de um artista e a coragem de um batalhador. Trata-se de um moço cearense, que dispersou muito talento e sensibilidade pelos jornais de sua província, e que estava destinado a representar um papel brilhante entre os romancistas brasileiros. Infelizmente refiro-me a um morto, porque, quando os seus escritos prometiam a conversão dos projetos em formosa realidade, a eterna inimiga desmoronou os castelos, que se esboçavam numa imaginação já perfeitamente cultivada para as fortes construções do romance de observação.

Chamava-se Manoel de Oliveira Paiva esse moço, que a 29 de Setembro de 1892 sucumbiu do mal dos poetas brasileiros, aos 31 anos de sua idade, deixando atrás de si uma saudade imorredoura traduzida no soluço da nova geração do Ceará. Sentimento igual a este pungiu o coração do autor destas linhas, em 1878, quando se finou Raimundo da Rocha Lima, outro cearense de grandes esperanças, que a fatalidade surpreendeu no amanhecer de glória, justamente no momento em que no seu cultivado espírito se conjuravam os elementos para a factura de dois monumentos de critica — um sobre a “Revolução” e outro sobre “Jesus”.

Era Oliveira Paiva um observador e um forte, no qual juntavam-se qualidades poéticas que o tornariam um mestre na arte de compor se continuasse a viver. Pobre, sem proteção teve de lutar com a vida para abrir caminhos ao exercício de suas faculdades. Foi Seminarista no Crato, para obter os primeiros rudimentos de educação, e depois sentou praça, para ilustrar-se num curso de guerra. O que fez durante esse período de sua existência dizem as tradições da escola Militar, a “Cruzada” onde o poeta ensaiou as suas primeiras armas publicando versos humorísticos e romances, que desde logo anunciaram a sua aptidão para o gênero descritivo e para análise dos caracteres. Pouco tempo depois abriu-se a campanha abolicionista e Oliveira Paiva foi um dos incendiados por essa convulsão sentimental, em que o Ceará devia tomar a dianteira e os seus filhos representar o papel de imediatos precursores da República. Nessa época o propagandista audacioso já era minado pela cruel enfermidade, que o levaria a sepultura.

Obrigado a voltar á sua terra em busca de lenitivo aos males que o atormentavam, longe de achar ali o repouso de que carecia, encontrou a febre do “Libertador” e a tormenta que João Cordeiro, Amaral, Frederico Borges e outros haviam desencadeado contra os proprietários de escravos. A jangada do “Dragão do Mar” desfraldara a vela branca da libertação dos cativos nos verdes mares do Mucuripe; e os negreiros aterrados diante da propaganda enérgica capitularam por toda parte, entregando a presa secular aos novos conquistadores a “Terra da luz”. Nesse tumulto de entusiasmo, Oliveira Paiva extenuou-se em discursos e versos, e, no auge da excitação, deu á estampa dois poemetos de propaganda, vibrantes de cólera e de um lirismo estranho, quase desconexo. “Zabelinha” intitulava-se um desses poemetos, e um dos poetas da nova geração cearense, Antônio Sales, quis descobrir nele “certa allure” imprevista, de que dão idéia muito aproximada os produtos da atual escola “decadista” ou “simbolista”. Terminada a faina libertadora, começou então para o poeta uma fase tranqüila, durante a qual, no “Libertador”, órgão literário, dirigido pelo atual deputado João Lopes, dedicou-se mais calmo aos trabalhos de sua vocação, Afirmam todos os que conheceram o autor da “Zabelinha” nesse período, que apesar de minado pela enfermidade, ele mostrou na prosa uma fecundidade que de dia a dia tomava maiores proporções. Foi nesse jornal e na “Quinzena” que tive ocasião de apreciar o talento artístico de Oliveira Paiva, que á primeira inspeção se apresentava como um namorado de formas goncourianas. Logo depois, fui surpreendido com a publicação, em folhetim no “Libertador”, de um romance de fôlego, intitulado “A afilhada”, no qual não sabia o que mais admirasse, sua habilidade com que o romancista adotava o naturalismo no meio que descrevia, se as audácias propriamente “cearenses”, que davam ao romance um sainete só apreciável aos filhos da terra. Esta obra, por motivos secundários, não se editou em livro, o que é uma pena. Com o advento da República nasceu a atividade política, do poeta.

Escolhido para secretário do governo provisório do Estado foi depois escolhido para 1° oficial de uma das respectivas secretarias, quando se organizaram os serviços públicos. A medida da vida desse moço, porém, tinha enchido. A morte, que o namorava havia tantos anos, escolheu; para fulminá-lo justamente no momento em que os seus esforços iam ser coroados, não só por uma colocação definitiva na sociedade, mas também pela confirmação do conceito em que os amigos tinham no seu talento. Pode-se afirmar que com Oliveira Paiva baixou á sepultura uma das aptidões mais enérgicas, que o Ceará tem produzido para o romance de costumes. Agora chega-me a noticia de que no espolio literário do morto encontrou-se o manuscrito de um romance de extenso desenvolvimento, o qual ele tinha promto para o prelo.

Diz-me um dos seus saudosos amigos, após a leitura em roda competente, que D. Guidinha, tal é o nome do livro, “tem por motivo” principal um desses dramas sanguinolentos a que serviam de cenário as nossas fazendas, revestidos de circunstâncias ao mesmo tempo bárbaras e cavalheirescas que davam á vida dos antigos sertanejos um acentuado tom medieval.” Pela natureza do assunto vejo que se trata de um livro escrito sob tese idêntica a que serviu de arcabouço ao “Sertanejo” de José de Alencar. Sucede, porém, que o autor do “Guarani”, não conhecendo os sertões do Ceará “de viso”, ficou muito a barlavento da verdade, e no romance deu-nos apenas uma sombra poética da vida do interior e das fazendas. Se não mentem os meus vaticínios, se é exato que Oliveira Paiva pôs em contribuição todos os processos modernos denotação para compor o livro que se anuncia, não recuso pensar que D. Guidinha virá preencher uma lacuna no gênero romance, oferecendo-nos um quadro violento de situações quentes, no qual se agitam tipos os mais curiosos criados pela vida crioula na região central, onde os horrores da seca triunfam periodicamente."

Obras de Manoel de Oliveira Paiva:

Contos

A barata e a vela (1887)

A melhor cartada (1887)

Corda sensível (1887)

O Ar do vento, Ave Maria (1887)

O ódio (1887)

O velho vovô (1887)

Pobre Moisés que não foste! (1887)

Variação sobre um tema de Buffon (1887)

De pena atrás da orelha (1888)

De preto e de vermelho (1888)

A paixão (1888)

Ao cair da tarde (1888)


Romances

Dona Guidinha do Poço(1891)

A Afilhada(1889)


Poesias

A tacha maldita (1883)

Vinte e cinco de março (1884)

Sons de viola (1884)

Aos 55 (1884)


Resumo dos principais pontos: Manoel de Oliveira Paiva ( nasceu em 12 de julho de 1861, Fortaleza, CE e faleceu em 29 de setembro de 1892 em Fortaleza. Morreu cedo, aos 31 anos, e teve uma juventude atribulada. Foi expulso do seminário do Crato e não conseguiu seguir a carreira militar por causa da saúde frágil. Fundou o jornal Libertador, abolicionista, onde publicou crônicas e contos. O clássico "Dona Guidinha do Poço" foi escrito por ele em seus dois últimos anos de vida, mas só foi publicado 60 anos depois.

Oliveira Paiva tentou a vida eclesiástica e, depois, a militar, no Rio de Janeiro(retornando à terra natal em 1883, devido a tuberculose). Engajou-se nas lutas pela abolição e pela república. Colaborando no jornal O libertador, publicou ali, no formato de folhetim, o romance A afilhada. Destacou-se, também, como membro do Clube Literário.

Sua única obra publicada em vida foi A Afilhada, novela que saiu em folhetins no Libertador em 1889. Neste jornal e em A Quinzena saíram alguns de seus poemas abolicionistas e seus contos realistas. Em livro, porém, seus escritos só seriam publicados postumamente, algumas dezenas de anos depois da sua morte.

Sua obra-prima, Dona Guidinha do Poço, escrito em 1892, é um dos maiores romances do Naturalismo brasileiro e possui uma história interessante: seus originais foram entregues pelo próprio autor ao amigo Antônio Sales, que entregou uma cópia a Lopes Filho, que a perde, e outra a José Veríssimo, que iniciou a publicação, interrompida com a falência da sua Revista Brasileira; no fim dos anos 40, porém, Lúcia Miguel Pereira encontra uma cópia com Américo Facó, depois de intensa pesquisa. Ela publicou, finalmente, Dona Guidinha do Poço em 1952.

Devido a problemas de saúde, transferiu-se para o sertão cearense, onde escreveu seu romance mais famoso, Dona Guidinha do Poço, história de paixão e crime, baseada em fatos reais e narrada em linguagem densamente poética.

Após sua morte, Dona Guidinha do Poço começou a ser publicado na Revista Brasileira. Com o fechamento da revista, os originais passaram muito tempo desaparecidos, sendo redescobertos, em 1950, pela pesquisadora e crítica literária Lúcia Miguel Pereira, que os fez publicar dois anos mais tarde.

A Afilhada ganhou edição em livro no ano de 1961. Em 1976, a Academia Cearense de Letras publicou um volume de contos inéditos de Manoel de Oliveira Paiva.

Participou das campanhas abolicionista e republicana. Como escritor, só se tornou conhecido mais de meio século após sua morte, com a publicação póstuma, em 1952, de Dona Guidinha do Poço, obra que retrata com força dramática o meio social do sertão nordestino.

Editado(correção): Diferente do que foi dito sobre o local da morte de Oliveira Paiva, conforme explicou Lúcia Paiva(descendente de Manoel), ele não faleceu em Quixeramobim, mas sim em Fortaleza.


Postagem em homenagem a Lúcia Bezerra Paiva, uma pessoa maravilhosa que conheci através do blog, e que sempre me presenteia com ricas e belas histórias de sua vida e de seus antepassados, o que me enriquece a cada dia que passa. Obrigada Lucinha, por ser essa pessoa tão gentil e amiga!



Crédito: Portal da história do Ceará e pesquisas na internet

9 comentários:

  1. És mesmo uma FIDALGA,Leila NOBRE!!!
    Tão jovem e tão atenta aos valores, ao "antigo"!
    Muito me emocionei: pela matéria e, mais ainda,
    pela delicada homenagem. "Merci"! rsrsrs.... OBRIGADA,mesmo!

    Permita-me uma "sutil" observação:
    Manoel de Oliveira faleceu em Fortaleza, em sua humilde casa, junto à esposa Tereza (que era sua sobrinha) e de sua filhinha Jacinta, que tinha apenas 10 meses de idade. Jocinta tornou-se freira. Oliveira Paiva, portanto, não deixou descendente.
    A história real na qual Oliveira Paiva se inspirou para escrever "Dona Guidinha do Poço",esta sim, ocorreu em Quixeramobim. Foi lá que êle se "exilou" para se tratar da tuberculose e escrever o romance.

    Fortíssimo abraço, Leila!!!
    Grata!
    Lucia Bezerra de Paiva

    ResponderExcluir
  2. De nada meu amor, vc merece!
    Já editei o post com a devida correção, obrigada!

    Abraços e beijos

    ResponderExcluir
  3. Voltei para corrigir um lapso meu!

    Disse, no meu comentário anterior que Oliveira Paiva não deixara descendente. Na verdade, quem não deixou descendente foi sua unica filha Jacinta, que se dedicou à vida religiosa.
    Um abraço, amiga!
    Mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, mas eu tinha entendido rsrs
    Acontece!

    ResponderExcluir
  5. Benigna Soares Lessa25 de julho de 2010 às 17:54

    Oi Leila, adorei o seu blog, parabéns! Gostaria de saber onde posso conseguir esse artigo do Araripe Junior, intitulado "Um romancista do Norte", pois estou escrevendo sobre o OLiveira Paiva e sobre o Adolfo Caminha e esse texto seria de grande importância para minha pesquisa. Você pode me ajudar? Se puder, meu endereço virtual para contato é bslessa@yahoo.com.br
    Um abraço, Benigna.

    ResponderExcluir
  6. Estou te mandando o endereço por e-mail, Benigna.
    Obrigada pelo comentário tão gentil, querida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Quando foi que a Avenida Oliveira paiva recebeu o nome dele. ? em que ano que essa avenida foi construída?

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: