Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Casa Bordallo
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Casa Bordallo


RUA FLORIANO PEIXOTO ESQUINA COM RUA SÃO PAULO

Nada menos de 80 anos separam as fotos mais antiga e a mais nova desta página. A mais antiga traz a então famosa "Casa Bordallo", da firma G. Tavares & Cia., que ficava no número 34, hoje nº 440, pela Rua Marechal Floriano Peixoto. Era um sobrado de quatro portas de frente por oito de fundos, tendo um terceiro pavimento central de três janelas. O telhado era tipo beira-e-bica, caindo as águas para a rua. Desenhos sugestivos feitos nas paredes chamavam a freguesia. A rua era calçada de pedras toscas.

Os trilhos de bonde de tração animal corriam ao longo da Rua Floriano Peixoto. Observa-se o canto da calçada da Assembléia Legislativa no canto esquerdo inferior da foto. No canto da calçada da loja, um combustor de iluminação pública a gás hydrogeno-carbonado.

Nas paredes da loja, além das figuras já citadas, enormes letreiros propagandísticos e de identificação como "Casa Bordallo" / "Cook o melhor calçado do mundo" / "únicos depositários Bordallo & Cia" / "Colossal sortimento de calçados" / "Fabricação especial", etc.

Depois o sobrado foi demolido e em seu local foi erigido um prédio onde esteve o Banco do Brasil, que vemos na Segunda foto. Vizinho, pelo lado da Rua Floriano Peixoto, ficava a Casa Veneza, dos italianos Francesco de Ângelo.

Quando o Banco do Brasil passou para o novo prédio da Praça Valdemar Falcão, em 1940, o prédio foi demolido ou reformado e construído um novo prédio que ainda hoje lá se encontra.

A terceira foto, atual, mostra o prédio que abrigou primeiramente o Banco de Crédito Comercial - BCC, já ocupado pelo Banco Brasileiro de Desconto - Bradesco.

Depois lá esteve uma firma de empréstimos e hoje está abandonado, servindo de suporte para colocação de cartazes de propaganda política. Estão presentes o asfalto, os automóveis, edifícios por trás, como o do Savanah Hotel. Nada restou do que está presente na foto antiga.


Créditos: Fortaleza de Ontem e de Hoje

4 comentários:

  1. Está mesmo deplorável, a situaçao de abandono de muitos imóveis do centro da cidade.
    Não conheci, que me lembre, o sobrado onde funcionou a Casa Bordallo.
    Conheci a Casa Veneza, já no prédio da outra foto. Entrei muito lá quando funcionva o BCC, meu primo Ramises trabalhava alí e eu ia cumprimentá-lo, aí pela dédaca de 1960, creio.
    A firma de emtréstimo que funcionou por último, alí, foi a Losango. Paguei alguns carnês na Losango (que financiava copras em lojas).
    Nem havia percebido que o prédio estava abandonado.
    É mesmo desolador, o antes tão "chic" centro!
    Só podemos lamentar!!!!!!

    Boa tarde!
    Até amanhã, amiga!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amiga, um prédio desses bem que podia estar servindo à população, mas ao contrário, está entregue às moscas¬¬
    Mais um absurdo que temos que presenciar, infelizmente!

    Boa tarde pra ti tbm, amada!:)

    ResponderExcluir
  3. Precisamos conscientizarmos os nossos jovens sobre a importância e preservação do Patrimônio Histórico da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!!!

    Eu tou pasma um predio tão chic na época e agora só abandono, conheci a losongo, mas não tinha percebido que ele estava abandonado, como a Lúcia tinha citado.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: