Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Ruas de Fortaleza - Mudanças (Rua São Paulo)
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ruas de Fortaleza - Mudanças (Rua São Paulo)



RUA SÃO PAULO - ANTIGA RUA DA ASSEMBLÉIA

Esta foto é do começo do século passado e enfoca, o prédio da antiga Assembléia Provincial, depois Assembléia Legislativa, construída com planta do engenheiro Adolfo Herbster. Havia uma igreja no local que foi demolida. Suas obras se iniciaram em outubro de 1856 e sua inauguração deu-se em 4 de junho de 1871. O prédio foi feito para abrigar a Assembléia Legislativa Provincial e o Liceu do Ceará, mas na ocasião da inauguração somente a Assembléia ali se instalou. Adolfo Herbster - Engenheiro arquiteto a quem Fortaleza deve serviços de urbanização, nasceu em Pernambuco em 14 de maio de 1826.

Em 1904 a parte térrea do palácio foi ocupada pela Faculdade de Direito que tinha a Biblioteca Pública a seu cargo. De lá saiu em 12 de março de 1938 para sede própria na então Praça da Bandeira, hoje Praça Clóvis Beviláqua, onde ainda se encontra.
Quando da instituição do Estado Novo, da ditadura Getúlio Vargas (1937-1945), o prédio recebeu outro uso, pois as casas legislativas foram fechadas; a parte de cima ficou com o Tribunal de Contas e a de baixo no início com a Faculdade de Direito e Biblioteca Pública, depois com o Departamento Administrativo do Ceará (1939) e o Instituto do Ceará com o Museu Antropológico (1939).
Com a volta da democracia a Assembléia Legislativa ali se reinstalou. Quando foi construído o atual prédio da Assembléia Legislativa na Avenida Desembargador Moreira (1977), o Palácio Senador Alencar - seu atual nome - ficou desocupado por algum tempo e depois foi ocupado pela Academia Cearense de Letras - ACL e hoje está abrigando o Museu do Ceará (1990).
A foto antiga mostra além do prédio da Assembléia, o canto - em primeiro plano - do prédio da "Casa Bordalo" e ao longe a Praça General Tibúrcio.
A segunda foto é de Osmar Onofre. Além do Palácio Senador Alencar, ocupado pelo Museu do Ceará, o canto do prédio hoje abandonado onde funcionou o Banco de Crédito Comercial - BCC e o Banco Brasileiro de Descontos - Bradesco, com as paredes repletas de cartazes de propaganda política. Ao longe a Praça General Tibúrcio e por trás dela o Edifício Carneiro. Carros, sinalização horizontal e vertical, asfalto, postes e fios completam o quadro atual.

Crédito: Portal do Ceará e Arquivo Nirez

6 comentários:

  1. Este prédio é majestoso e está tão bem localizado! Mas o melhor é sabermos que está bem
    administrado, o Museu do Ceará, o que nos dá certeza(quase) absoluta, de que êle continuará preservado.Salvo, portanto, de um "demolidor". Tomara!!!!!!

    Foi bom conhecer a sua história, tudo que já funcionou lá. Sempre conheci aquela rua como Rua São Paulo.Preciso voltar ao museu para conhecer melhor as mudanças de nomes de ruas.

    Um abraço, amiga

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amiga!
    Sinto essa mesma tranquilidade com relação ao
    prédio tombado rsrs Só assim mesmo para que a gente tenha um pouco de esperança que amanhã ou depois ele não tenha sido substituido por algum estacionamento da vida rsrsrs Affffff

    Ah, não esqueci a "Rua da Ponte" ou da "Cacimba", não! Só que até agora, nda de novo, infelizmente¬¬

    Beijossssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Não se preocupe, amiga,à vezes sem menos a gente esperar, o que tanto desejamos vem às nossas mãoos(ou aos olhos!). Ontem busquei uma biografia de José Albano! Caiu no "blog" Artes & Manhas....lá estava a biografia esperada e outros assuntos que há muito eu queria!

    Você está sabendo que "entrega" da "nova" Igreja da Prainha será no dia 13, próximo, as 20;30?
    Estou querendo ir....luxo só!

    Boa tarde, amiga!

    ResponderExcluir
  4. Pior que é isso mesmo que acontece,
    às vezes estou pesquisando determinado
    assunto e derrepente me deparo com algo
    que estava à muito caçando e não achava rsrs

    Sobre a data da entrega da igreja, não estava
    sabendo.

    Linda tarde!!!

    ResponderExcluir
  5. Fortaleza rima com gentileza e é beleza,vivemos em constante transformação geografica,portanto conservando o meio ambiente isso é PROGRESSO.Ass.Inalba

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: