Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Jornais de Fortaleza - Ano: 1829
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Jornais de Fortaleza - Ano: 1829



Diário Cearense

Infelizmente nada se sabe sobre esse jornal, apenas que era publicado em Fortaleza. Rodei a internet e não achei nada além...

Gazeta Cearense

Publicado em Fortaleza. Saia duas vezes por mês e subscrevia-se na Casa do Correio Geral e Agências. Custava 480 réis por trimestre. Trazia a coroa imperial entre os dois nomes do título.
Era impresso na Tipografia Nacional.
A folha avisava que "sahiria por agora a 15 e no ultimo de cada mez que por falta de typos sufficientes não dá lugar a sahir pelo menos semanariamente."

"Encontrei o número 18, sexta-feira, 15 de Janeiro de 1830, na Bibliotheca Nacional, Rio de Janeiro."
Barão de Studart


Diário do Conselho Geral da Província do Ceará

Publicado em Fortaleza à 19 de dezembro. Trazia no vértice a Coroa Imperial. Saia da Tipografia Nacional. A primeira página é ocupada pela Ata da sessão preparatória de 30 de Novembro de 1829 sob a presidência do Pe. Antonio Francisco S. Paio.

O Conselho Geral da Província foi instalado em 1º de Dezembro com a presença de onze Conselheiros e do presidente da Província, que recitou a fala do estilo.

O N° de quarta-feira, 18 de Maio de 1831 é publicado com a declaração novamente do número primeiro. Este traz as Atas da sessão preparatória de 30 de Novembro de 1830, sessão de Instalação em 1º de Dezembro e sessão 0rdinária de 2 de Dezembro e Ordem do Dia.


Fonte - Instituto do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: