Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Igreja de São Pedro dos Pescadores - Mucuripe [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sábado, 21 de agosto de 2010

Igreja de São Pedro dos Pescadores - Mucuripe


A igrejinha em 1942


A pedra fundamental da Igreja de São Pedro dos Pescadores foi colocada em 1852. Na época, ela era chamada de Capella Nossa Senhora da Saúde do Mucuripe. O templo já foi lugar de mobilização da comunidade em 1909, quando os moradores se uniram em oposição à Diocese, que havia determinado o arrolamento dos bens e a instalação de um cofre no local. A Igreja ficou fechada durante sete anos, sendo reaberta em 1937, com o nome de Capella de Nazaré, para só depois receber o nome de São Pedro dos Pescadores



Fotos do Filme Quatro Homens e uma Jangada de 1942

O processo de tombamento, iniciado em janeiro último, foi resultado da luta dos moradores do Mucuripe.


Foto de 1942
A Igreja de São Pedro, conhecida como Igreja dos Pescadores, no Mucuripe, está em processo de tombamento, por isso, já está protegida como patrimônio cultural do Município. O projeto de tombamento do templo religioso foi aberto em janeiro deste ano, após solicitação da comunidade do Mucuripe. Para isso, foi entregue um abaixo-assinado com mais de 1.800 assinaturas à Câmara Municipal de Fortaleza. A novidade, anunciada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secult), chega para o alívio da comunidade local, que vinha temerosa desde o ano passado, com os rumores de venda e demolição do prédio, para quitar uma dívida de R$ 250 mil da Arquidiocese com a União.


No último dia 19 de dezembro, o Diário do Nordeste denunciou a ameaça de venda do prédio e o sofrimento dos fiéis com a possível perda da Igreja. A aposentada Dalva Bindá, 77 anos, falou do incômodo sentido com a possibilidade de demolição do local, que frequenta todo dia desde a juventude. Agora, os tempos são outros. Segundo o pároco da São Pedro, padre Alderi Leite, a notícia do tombamento é extremamente animadora pela preservação histórica, material e cultural da igreja. Entretanto, a dívida continuará. Para o advogado e professor do Cefet-CE, Solon Sales, que também é mestre em Turismo, a iniciativa é animadora, pois mostra, tanto para o morador quanto para o turista, a preocupação que o Município tem em preservar não só as suas edificações de arquitetura suntuosa, mas também aquelas mais simples e que carregam a memória afetiva e cultural. 

Quanto à dívida que a Arquidiocese de Fortaleza possui com a Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), ela realmente permanece, mesmo a igreja sendo tombada. Segundo Solon Sales, o proprietário do bem tombado não perde a propriedade e continua com os seus direitos e deveres. “O que pode ser feito é pedir a diminuição ou retirada de juros, através de um processo administrativo junto a GRPU”, diz o professor do Cefet-CE. A Igreja de São Pedro, ou dos Pescadores, existe há 150 anos, e guarda valores culturais da cidade e, principalmente, dos moradores do bairro Mucuripe. Esse fator é considerado de extrema relevância para que a Prefeitura de Fortaleza efetue o tombamento do templo. Durante a reunião realizada, o Conselho de Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic), componente da Secultfor, analisou as pesquisas técnicas necessárias para a preparação da Instrução de Tombamento, que consiste no levantamento arquitetônico e histórico do imóvel.

Crédito: Jornal Diário do Nordeste

5 comentários:

  1. Olá Leila, Parabéns pelo blog. Preciso entrar em contato com você para uma entrevista. Boa sorte !!! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor, bom dia!
      Meu e-mail: fortalezanobre@gmail.com

      Excluir
  2. Leila, como podemos ver nas fotos, houve uma mudança na fachada da igreja. Você saberia quando e porque houve essa reforma na capela?

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: