Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Igreja de São Pedro dos Pescadores - Mucuripe
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sábado, 21 de agosto de 2010

Igreja de São Pedro dos Pescadores - Mucuripe


A igrejinha em 1942


A pedra fundamental da Igreja de São Pedro dos Pescadores foi colocada em 1852. Na época, ela era chamada de Capella Nossa Senhora da Saúde do Mucuripe. O templo já foi lugar de mobilização da comunidade em 1909, quando os moradores se uniram em oposição à Diocese, que havia determinado o arrolamento dos bens e a instalação de um cofre no local. A Igreja ficou fechada durante sete anos, sendo reaberta em 1937, com o nome de Capella de Nazaré, para só depois receber o nome de São Pedro dos Pescadores



Fotos do Filme Quatro Homens e uma Jangada de 1942

O processo de tombamento, iniciado em janeiro último, foi resultado da luta dos moradores do Mucuripe.


Foto de 1942
A Igreja de São Pedro, conhecida como Igreja dos Pescadores, no Mucuripe, está em processo de tombamento, por isso, já está protegida como patrimônio cultural do Município. O projeto de tombamento do templo religioso foi aberto em janeiro deste ano, após solicitação da comunidade do Mucuripe. Para isso, foi entregue um abaixo-assinado com mais de 1.800 assinaturas à Câmara Municipal de Fortaleza. A novidade, anunciada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secult), chega para o alívio da comunidade local, que vinha temerosa desde o ano passado, com os rumores de venda e demolição do prédio, para quitar uma dívida de R$ 250 mil da Arquidiocese com a União.


No último dia 19 de dezembro, o Diário do Nordeste denunciou a ameaça de venda do prédio e o sofrimento dos fiéis com a possível perda da Igreja. A aposentada Dalva Bindá, 77 anos, falou do incômodo sentido com a possibilidade de demolição do local, que frequenta todo dia desde a juventude. Agora, os tempos são outros. Segundo o pároco da São Pedro, padre Alderi Leite, a notícia do tombamento é extremamente animadora pela preservação histórica, material e cultural da igreja. Entretanto, a dívida continuará. Para o advogado e professor do Cefet-CE, Solon Sales, que também é mestre em Turismo, a iniciativa é animadora, pois mostra, tanto para o morador quanto para o turista, a preocupação que o Município tem em preservar não só as suas edificações de arquitetura suntuosa, mas também aquelas mais simples e que carregam a memória afetiva e cultural. 

Quanto à dívida que a Arquidiocese de Fortaleza possui com a Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), ela realmente permanece, mesmo a igreja sendo tombada. Segundo Solon Sales, o proprietário do bem tombado não perde a propriedade e continua com os seus direitos e deveres. “O que pode ser feito é pedir a diminuição ou retirada de juros, através de um processo administrativo junto a GRPU”, diz o professor do Cefet-CE. A Igreja de São Pedro, ou dos Pescadores, existe há 150 anos, e guarda valores culturais da cidade e, principalmente, dos moradores do bairro Mucuripe. Esse fator é considerado de extrema relevância para que a Prefeitura de Fortaleza efetue o tombamento do templo. Durante a reunião realizada, o Conselho de Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic), componente da Secultfor, analisou as pesquisas técnicas necessárias para a preparação da Instrução de Tombamento, que consiste no levantamento arquitetônico e histórico do imóvel.

Crédito: Jornal Diário do Nordeste

6 comentários:

  1. Olá Leila, Parabéns pelo blog. Preciso entrar em contato com você para uma entrevista. Boa sorte !!! Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Leila, como podemos ver nas fotos, houve uma mudança na fachada da igreja. Você saberia quando e porque houve essa reforma na capela?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se na há a missas aos domingos,moro em Parangaba

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: