Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Palacete Guarani
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Palacete Guarani


PALACETE GUARANI/BANCO DOS IMPORTADORES/BEC

A primeira foto data de 1910. É o Palacete Guarani, construído e inaugurado em 20 de dezembro de 1908, funcionando nos altos a Associação Comercial do Ceará e no térreo o London Bank a partir de 1910.
Naquela esquina, ficava antes o matadouro de Fortaleza, cujo caminho para o mercado era chamado de rua das Hortas (Rua Senador Alencar). 

Depois, foi construído no local o sobrado do coronel José Eustáquio Vieira, onde residiu o comendador Luiz Ribeiro da Cunha, seu genro, até incendiar-se em 1902. O terreno foi então adquirido pelo Barão de Camocim que trouxe de Paris uma planta e fez construir o Palacete Guarani. Como o Barão de Camocim era o presidente da Associação Comercial, a mesma passou a funcionar ali, nos altos. Em 1925 o London Bank deixa o prédio e o Banco dos lmportadores passou a funcionar na parte térrea e o Clube dos Diários nos altos. Lá também esteve a Boate Guarani.

Depois o prédio foi adquirido pelo Estado que logo fez uma reforma, tirando o canto agudo da esquina, cortando com uma diagonal, fazendo nesta parte duas portas, uma térrea e outra no pavimento superior. Lá passou a funcionar a Agência Metropolitana Castelo Branco do Banco do Estado do Ceará (BEC). Ainda existe uma parte do prédio que foi alterada e esteve alugada à firma "La Fonte".
Hoje o prédio é ocupado por uma loja da BCP e está pintado de branco com os ornamentos em azul escuro e pode ser visto na foto mais nova.
Ao longo do tempo, o prédio sofreu várias alterações. A primeira delas foi a retirada do telhado de ardósia, estilo europeu para enfrentar nevascas. Outra foi o fechamento das portas laterais que se transformaram em janelas, além da já citada retirada do canto da esquina.
A evolução descrita acima pode ser vista nas três fotos que ilustram esta matéria.

Para mais informações, clique AQUI

Crédito: Fortaleza de ontem e de hoje

3 comentários:

  1. Oi, Leila!
    Voltei a trabalhar, meu tempo disponível agora é menor mas, vir aqui,já se tornou rotina.
    O Palacete Guarani é lindo,mudaram o "bico", para uma diagonal e, mesmo assim, continuou bonito.
    Não tenho certeza, mas creio que via no centro uma placa do London Bank, nessa região. Eu ia muito com a mamãe na, então, Delegacia Fiscal, no prédio onde está hoje o Arquivo Público do Ceará que é aí próximo, na Senador Alemcar com Senador Pompeu.

    Sempre ouvi falar muito na Boate Guarani, pelos três "meninos" lá de casa rsrsrsr. Era famosa!!!

    Um lindo final de semana, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Sei como é isso, mas sempre que puder vim visitar sua amiga aqui, estarei lhe aguardando de braços abertos! \O/

    Um final de semana incrível pra vc tbm!

    ResponderExcluir
  3. Reza uma lenda que na parte superior desse prédio na boate guarani existe um fantasma ,gostaria de saber se existe alguma informação a respeito.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: