Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Paulo Diógenes, ou melhor, Raimundinha
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quarta-feira, 5 de maio de 2010

Paulo Diógenes, ou melhor, Raimundinha


Foto de início de carreira



A mudança é de impressionar. Em apenas 20 minutos, o ator Paulo Diógenes 'desaparece' em meio a muita maquiagem e quilos de figurino para dar lugar à sua mais espalhafatosa criação. Aliás, a criatura, que atende pelo nome de Raimundinha, estará completando esse ano, 22 anos. Uma moça, gente! Seu maior legado? Ter feito muita gente chorar... de tanto rir

Pense numa emergente que "se acha" e não tem a menor vergonha de admitir. Assim é a espaçosa Raimundinha, um daqueles casos em que a criatura supera o criador.

Desde que veio ao mundo para virar estrela nos palcos da vida, já se vão 20 anos. Para Paulo, falar do surgimento dessa "mulher" é contar um pouco da trajetória de um humor peculiar que colocou o Ceará em lugar de destaque na galeria do riso em todo o país.


No show, que preparou especialmente para a ocasião e que estreou no Teatro São José, "Raimundinha 20 anos - Meu nome é humor", Paulo Diógenes dá continuidade ao humor terapêutico - do tipo contra o estress e o mau-humor - com uma sátira às biografias de gente famosa. Aliás, é a bem a cara da Raimundinha, mesmo!

Antes de mostrar seu espetáculo ao público, o humorista arranjou um tempinho, e olha que isso não é fácil, para conversar com a equipe do Zoeira. Ora Paulo, ora Raimundinha, revelou como é viver, literalmente, com essa perigosa perua e ainda refletiu sobre a arte de fazer rir. Confira mais:



Ela por ele

"A Raimundinha é uma caricatura da típica mulher do povo que fala alto, vai à luta e consegue atravessar os problemas pela visão positiva e alegria de viver. Foram 10 anos até chegar ao que ela é hoje: uma emergente que usa tudo de uma vez só para mostrar que tem, sem perder nunca o jeito suburbano".

O começo

"Foi numa peça de teatro em que eu era a mãe que queria fazer da filha crente uma estriper . Essa mulher sem nome foi o embrião da Raimundinha. Daí em diante foi um processo de amadurecimento. Uma vez, andando pelo Centro, vi uma mulher que gritava com o filho sem se preocupar em dar vexame. O teatro é muito isso. Você pega um pouco daqui, um pouco dali e vai dando vida à personagem".



O improviso

"Como eu pego vários públicos, às vezes no mesmo dia, não dá para fechar um texto. O mesmo show que eu faço para o grupo que vai a Disney não funcionaria para os executivos de um banco. Os espetáculos dependem muito da interatividade com a platéia, tem que haver interferência do público e improviso o tempo todo porque é isso o que caracteriza o humor cearense".

Humor revolucionário

"O jeito cearense de fazer humor é revolucionário porque conseguimos prender a atenção do começo ao fim e ainda obter a participação do público. Isso porque nossa escola foram os bares onde concorríamos com a bebida, a comida e os amigos".

Novo show

"Fala de uma biografia não autorizada da Raimundinha onde entram minhas outras duas personagens femininas: a sonhadora Catita e a velha Carolina. Na verdade, é uma sátira às chamadas biografias 'não autorizadas' de famosos".

Perfil

O homem escondido embaixo dos vestidos bufantes da Raimundinha traz no corpo sete tatuagens, duas delas em homenagem aos filhos: George, 29 e Micael, 21, e é viciado em malhação. ´Faço os outros rirem, mas minha terapia é malhar´, confessa.



Aos 46 anos, ele se considera um homem plenamente realizado, duas décadas após ter largado o emprego no Banco do Estado do Ceará, motivo do fim de seu primeiro casamento. ´Vale a pena correr atrás de um sonho´, observa.

Contra a vontade do pai, o ex-deputado estadual Osmar Maia Diógenes, largou tudo e foi morar num quartinho de empregada.

"Me chamavam de louco porque abri mão da estabilidade financeira e afetiva. Mas estava em busca da felicidade. Fiz tudo o que quis da vida e não olho para trás. Não vejo nem minhas apresentações na TV".


Falar de Paulo Diógenes, é falar de um cara pioneiro no humor cearense, pioneiro nos shows de humor da terra, o cara que literalmente meteu o peito e abriu um mercado para o que se convencionou chamar de “Ceará Moleque”.

Uma das primeiras imagens de Paulo “Raimundinha” Diógenes vem de longe, pelo menos vinte anos. Durante um evento ocorrido na melhor boate da cidade, para lançamento de um jornal que seria distribuído a partir de lojas na cidade, em determinada parte do evento, a música foi interrompida para que o dono do jornal fizesse uma breve explanação sobre seu produto. Ao final, ele chamou a figura.
Raimundinha, personagem composta como caricatura da mulher suburbana, que fala alto, usa roupas e maquiagens de cores fortes, mas não se rende e vai sempre à luta, entrou usando sapatos de saltos altíssimos, uma peruca loira gigante e maquiagem exagerada ao extremo, a primeira coisa que disse foi seu “nome completo”, composto com pelo menos quatro dos nomes das famílias mais proeminentes de Fortaleza à época, o riso foi geral. Mais de vinte anos depois, ainda é assim a reação do público aos shows do artista. Cheio de humor moleque, mas com um final emocionante, na forma de seu número ‘Sonhos de um Palhaço‘.

Paulo Diógenes deu seus primeiros passos no humor ainda quando cursava Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará em 1978, entre sua primeira experiência e ao momento em que decidiu largar o emprego de bancário para dedicar-se ao humor, foram quase 10 anos. Nestes mais de vinte anos de trajetória, Paulo já espalhou o riso em inúmeras casas de show, teatro e nos principais programas da televisão brasileira, também esteve em várias peças de humor, entre elas uma das mais marcantes do humor cearense, “Caviar com Rapadura”.

Paulo Diógenes começou sua carreira no teatro fazendo comédia, mas foi nos bares de Fortaleza onde encontrou o cenário perfeito para dar início a trajetória de muito sucesso com sua Raimundinha. Viajou por todo o Brasil e participou de vários programas nacionais como: Domingão do Faustão, Planeta Xuxa, Fábio Jr., Programa Livre, Os Trapalhões, Fantástico, Vídeo Show, Amaury Jr., Tom Cavalcante, entre outros. No Ceará, pela TV Diário para todo o Brasil, o programa "Beco do Riso" tinha a sua cara assim como "As Furonas" ao lado de Ciro Santos. Grandes espetáculos de humor foram sucesso de público, dentre eles: "Caviar com Rapadura, A Frescura da Maça, Repimboca da Parafuzeta, Três Donzelas uma comédia, Donzelas em busca da Fama, Pra que Servem os Homens, Raimundinha 20 anos - meu nome é humor".


Raimundinha encanta à todos com seu carisma e sua capacidade de improviso. Tira do cotidiano a inspiração para seu show e faz o público bolar de rir com seu talento gigantesco. Paulo Diógenes leva a sério a arte de fazer rir e faz tudo com amor. Eis o segredo de um dos maiores humoristas do Brasil.



Esse ano de 2010 está sendo com certeza maravilhoso para o nosso talentoso humorista, Paulo Diógenes que interpreta a RAIMUNDINHA estreou na Rede Record ao lado de Ana Hickmann no programa Tudo é Possível que vai ao ar nas tardes de domingo.



Felicidades e muito sucesso, pois ele é merecedor e sem falar que já estava mais que na hora desse reconhecimento nacional, visto que Paulo foi o primeiro a fazer esse tipo de show de humor que conquistou a todos e trouxe depois dele muita gente talentosa, como o Tom Cavalcante que hoje já tem seu próprio programa... Foi o Paulo que começou tudo isso e nada mais justo que ele esteja onde está hoje!!!













Editado em 03/08/2010 às 14:20:

Paulo e Reginaldo (meu maridão)

No dia 28 de Julho fui com o Reginaldo assistir ao show de humor no Beira-Mar Grill, foi um show beneficente em prol da instituição de apoio aos dependentes químicos Casa Luz do Mundo, encabeçada pelo nosso querido Paulo Diógenes.
O show teve toda a renda revestida para a compra de uma Kombi para a instituição, e contou com a participação de 12 humoristas. A noite foi mais que especial, nunca ri tanto, eu e o Reginaldo choramos de ri com a Raimundinha, Aurineide Camurupim (sem palavras para descrever essa pessoa no palco, nota 1000 rs), Ciro Santos (O bombeiro ainda deve estar cansado rsrs), Lailtinho Brega, Zé Modesto (belo contador de piadas, não tem quem não ria), Tirulipa (show à parte, a coreografia de beyonce e a volta ao passado quando se veste de Tiririca foi emocionante), Skolástica, Luiz Neto, Mastrogilda, Oscar Brito, Ery Soares...

Final do show - Skolástica (Antônio Fernandes), Luis Antônio(Aurineide),
Lailtinho, Everson (Tirulipa), Paulo Diógenes (Raimundinha) e Luiz Neto


Tiramos muitas fotos, foi um show maravilhoso!
Parabéns aos artistas, seres humanos com o coração
repleto de amor, alegraram a noite de todos que
estavam presentes.
Amei!!!

Parabéns pela iniciativa, Paulo Diógenes!!!


14 comentários:

  1. como boa ceaence que sou, fico feliz em ver ele fazendo tanto sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz pelo o sucesso,pois uma carreira bem sucedida precisa de muita luta e você conseguiu.Trabalho numa instituição em fortaleza com adolescentes em conflito com a lei,seria possível uma aprsentação breve para essas adolescentes,elas são carentes em todos os aspectos e eu faço um trabalho de sempre procurar algo novo.meu contato é (85) 87937588 boa sorte........

    ResponderExcluir
  3. Oi Angélica, boa tarde!
    Essa postagem é apenas
    uma homenagem que eu fiz
    para o querido Paulo Diógenes,
    para falar diretamente com ele,
    tente pelo twitter:

    http://twitter.com/raimundinhahumo

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. oi meu nome é evandson da cruz cavalcante,sou da cidade de belém de saõ francisco-pe,e gosto muito de ver a raimundinha na tv gosto muito de teatro,dança,bale,meu sonho é ser artista,humorita,bom emfim gostei do quadro que vc incena com skolastica também uma artista de qualidade assim como vc gosto dos seus personagens todo dia eu vou a net e olho os videos de vocêis e falo como eu queria ter o dom de vocêis para incenar uma pesa a visaõ de trabalho como vocêis tem,gosto muito de vocêis eu acho vocêis os melhores humoritas do brasil enfim gostei da sua visaõ de cultura

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo humorista que é e por ter ajudado o Ceará a ganhar a fama de Moleque. Não é pra qualquer o poder de arrancar o riso de forma tão natural, de fazer do cotidiano cearense, que é muitas vezes sofrido, em algo que traga alegria e que mostra que nosso povo é forte até para brincar com as mazelas. rsrsrsrs
    Adoro o humor e os humoristas do nosso "Ceará Moleque" ... continuem nos alegrando e nos orgulhando de sermos cearenses.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo humorista que é e por ter ajudado o Ceará a ganhar a fama de Moleque. Não é pra qualquer o poder de arrancar o riso de forma tão natural, de fazer do cotidiano cearense, que é muitas vezes sofrido, em algo que traga alegria e que mostra que nosso povo é forte até para brincar com as mazelas. rsrsrsrs
    Adoro o humor e os humoristas do nosso "Ceará Moleque" ... continuem nos alegrando e nos orgulhando de sermos cearenses.

    ResponderExcluir
  7. A Raimundinha é muito legal eu assisto ela na record e eu gosto muito dela.......Parabens pelo seu trabalho Paulo........

    Melissa

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo humorista que é e por ter ajudado o Ceará a ganhar fama de Moleque.Não é pra qualquer o poder de arrancar o riso de forma tão natural,de fazer do cotidiano cearense,que é muitas vezes sofrido,em algoque traga alegria e que mostra que nosso povo é forte até para brincar com as malezas.rsrsrsrs
    Adoro o humor e os humoristas do nosso `Ceará Moleque`... continuem nos alegrando e nos orgulhando de sermos cearenses.

    ResponderExcluir
  9. a raimundinha e muito legal eu gosto de gente e muito bacana

    ResponderExcluir
  10. É uma personagem incrível e gostoso de assistir. Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Querido quando vier a São Paulo, venha a Loca boate aqui em Sampa, será muito bem recebido, trabalho aqui e sou de Aldeota-Ce - fortaleza...meu telefone oi - 011-980882062...felicitações.....

    ResponderExcluir
  12. quando vir aqui em Sampa, venha a Boate A loca e me ligue 011-980882062 Nagel....

    ResponderExcluir
  13. O Brasil não é uma espécie que está em restituir aos cacos.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: