Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Ruas de Fortaleza - Mudanças ( Av. João Pessoa - Bairro Damas)
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



domingo, 30 de maio de 2010

Ruas de Fortaleza - Mudanças ( Av. João Pessoa - Bairro Damas)


A antiga aldeia indígena Potyguaras transformou-se, em 1607, no lugarejo fundado pelos Jesuítas, Parangaba. O nome português dado ao lugar era Arroches, a partir de 1759, com a invocação de Bom Jesus dos Aflitos. Depois passou a chamar-se Porangaba. A estrada Fortaleza-Porangaba, distando 7km e 200m, era de areia batida até 1929, quando o governo federal, na época de Washington Luiz, mandou fazer a estrada de concreto. Quem construiu a estrada foi a Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS, que contratou o serviço com uma firma construtora. Ao terminar a avenida esta ganhou o nome de Washington Luiz, mas logo veio a Revolução de 1930 e o povo arrancou as placas e substituiu por João Pessoa, que tinha sido assassinado naquele ano e embora o crime fosse por razões pessoais a ocasião o transformou em crime político para fortalecer os antagonistas da candidatura do governo*.

Os meios de transporte para Porangaba eram os ônibus e o trem. Na década de 40 havia alguns pequenos ônibus tipo lotação do Rio de Janeiro que ajudavam no transporte para Porangaba.

Depois Porangaba trocou o "O" pelo "A" e passou a chamar-se novamente Parangaba, como os indígenas a chamavam. Em 1967, na administração Murilo Borges, foram introduzidos em Fortaleza os ônibus elétricos e uma das linhas era a de Parangaba.

A avenida João Pessoa já foi conhecida como "avenida da morte", quando tinha duas mãos e era a única via entre os dois locais. Hoje Fortaleza é ligada a Parangaba por várias vias, sendo as principais as avenidas Alberto Magno, João Pessoa e José Bastos.

Já nada, absolutamente nada mais existe da antiga avenida na foto atual, de Osmar Onofre, nem o concreto, que foi coberto pelo asfalto.


*Há controvérsias: 







Fonte: Portal da história do Ceará e Nirez

8 comentários:

  1. É muito legal esse trabalho que você faz, resgatando nossa história que é pouco disseminada.Encontrei seu blog, sem querer, estava pesquisando sobre o cemitério São João Batista, pois sou acadêmico de História.Pensei até que você fosse da área, e fiquei mais admirado quando percebi que sua formação profissional é outra.Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Tenho 54 anos, mas eu acho que a João Pessoa teve um terceiro nome, "Capistrano de Abreu", mas não pegou e voltou a ser João Pessoa novamente. Mudaram de nome para acabar com a fama da avenida da morte.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelos comentários. E sobre o elogio, fico lisonjeada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ola Leila nos agredecemos por este belo site que vc postou, por mostrar nossa fortaleza de antigamente .

    ResponderExcluir
  5. Realmente é belíssimo o trabalho que vc faz, com ricos comentários e muitas fotos pontuando os assuntos.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de ver fotos da antiga padaria confiança da av Joao Pessoa com rua Ceara. do saudoso Sr. Portugues Manuel.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: