Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


domingo, 30 de maio de 2010

Ruas de Fortaleza - Mudanças ( Av. João Pessoa - Bairro Damas)


A antiga aldeia indígena Potyguaras transformou-se, em 1607, no lugarejo fundado pelos Jesuítas, Parangaba. O nome português dado ao lugar era Arroches, a partir de 1759, com a invocação de Bom Jesus dos Aflitos. Depois passou a chamar-se Porangaba. A estrada Fortaleza-Porangaba, distando 7km e 200m, era de areia batida até 1929, quando o governo federal, na época de Washington Luiz, mandou fazer a estrada de concreto. Quem construiu a estrada foi a Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS, que contratou o serviço com uma firma construtora. Ao terminar a avenida esta ganhou o nome de Washington Luiz, mas logo veio a Revolução de 1930 e o povo arrancou as placas e substituiu por João Pessoa, que tinha sido assassinado naquele ano e embora o crime fosse por razões pessoais a ocasião o transformou em crime político para fortalecer os antagonistas da candidatura do governo*.

Os meios de transporte para Porangaba eram os ônibus e o trem. Na década de 40 havia alguns pequenos ônibus tipo lotação do Rio de Janeiro que ajudavam no transporte para Porangaba.

Depois Porangaba trocou o "O" pelo "A" e passou a chamar-se novamente Parangaba, como os indígenas a chamavam. Em 1967, na administração Murilo Borges, foram introduzidos em Fortaleza os ônibus elétricos e uma das linhas era a de Parangaba.

A avenida João Pessoa já foi conhecida como "avenida da morte", quando tinha duas mãos e era a única via entre os dois locais. Hoje Fortaleza é ligada a Parangaba por várias vias, sendo as principais as avenidas Alberto Magno, João Pessoa e José Bastos.

Já nada, absolutamente nada mais existe da antiga avenida na foto atual, de Osmar Onofre, nem o concreto, que foi coberto pelo asfalto.


*Há controvérsias: 







Fonte: Portal da história do Ceará e Nirez

8 comentários:

  1. É muito legal esse trabalho que você faz, resgatando nossa história que é pouco disseminada.Encontrei seu blog, sem querer, estava pesquisando sobre o cemitério São João Batista, pois sou acadêmico de História.Pensei até que você fosse da área, e fiquei mais admirado quando percebi que sua formação profissional é outra.Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Tenho 54 anos, mas eu acho que a João Pessoa teve um terceiro nome, "Capistrano de Abreu", mas não pegou e voltou a ser João Pessoa novamente. Mudaram de nome para acabar com a fama da avenida da morte.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelos comentários. E sobre o elogio, fico lisonjeada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ola Leila nos agredecemos por este belo site que vc postou, por mostrar nossa fortaleza de antigamente .

    ResponderExcluir
  5. Charles Sousa Barros26 de fevereiro de 2011 22:53

    Realmente é belíssimo o trabalho que vc faz, com ricos comentários e muitas fotos pontuando os assuntos.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de ver fotos da antiga padaria confiança da av Joao Pessoa com rua Ceara. do saudoso Sr. Portugues Manuel.

    ResponderExcluir