Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Sobrado Dr. José Lourenço
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sábado, 3 de julho de 2010

Sobrado Dr. José Lourenço


O sobrado Dr. José Lourenço funciona hoje como Centro Cultural aglutinador das artes visuais do Ceará.
O prédio foi restaurado com o auxílio dos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu, o Instituto de Arte e cultura do Ceará, e hoje abriga salas para exposição, auditório e café, possibilitando o acesso gratuito da população a uma programação comprometida com a criatividade artística e a inclusão cultural.

Sobrado do Dr. José Lourenço - Fotografia rara
Diz a legenda: Sobrado do Dr. José Lourenço (3 pavimentos), onde esteve, por longos anos, o Tribunal da Relação do Ceará e, por pouco tempo, a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Ao seu lado o sobradinho do Pe Salazar da Cunha,  aparecendo ainda, parte do sobrado do pai de Gustavo Barroso, onde o grande escritor conterrâneo passou a sua meninice. Estes dois últimos já desapareceram, para no local levantar-se novo prédio (nºs 160/170).

"José Lourenço é médico sanitarista, formou-se no Rio de Janeiro e vive em um sobrado de três andares na Rua da Palma. No térreo, mantém consultório onde clinica à moda popular. Nos andares superiores, vive com a família. É um homem nascido e morrido no século XIX, morador de uma cidade em clara expansão, onde uma casa como a que possui é sinônimo de status e poder. “A construção do sobrado data desse intervalo [1846 a 1876, intitulado pelos cronistas da época como o mais longo período sem estiagens da história de Fortaleza], em que a cidade se preparou ou foi preparada para se consolidar como capital, esvaziando Aracati, até então porto, entreposto comercial, sede de oficinas de charqueadas e ponto de ligação com Pernambuco, a quem fomos atrelados, politicamente, até 1799.”
Gilmar de Carvalho, em Fragmentos de um Almanaque de Fortaleza.

Mal adivinha o doutor a variedade de funções sociais exercidas pelo imóvel após posterior venda: Tribunal de contas, bordel, oficina de marcenaria, casa de sombrinhas e, finalmente, Centro de Artes Visuais. O número 154/156 da hoje Rua Major Facundo se tornaria, a partir do ano de 2004, um prédio tombado pela Secretaria de Cultura do Ceará.
A restauração do arquiteto Domingos Linheiro repaginaria cores e formas, permitindo o deslumbre de dar de caras, pela primeira vez, com seu colorido formoso na manhã cinzenta de uma quarta-feira do século XXI. Desde 2007, ele voltaria a ser o Sobrado do Dr. José Lourenço, um espaço público de inclusão cultural, abrigo de exposições temporárias, majoritariamente de artistas do estado.


Antes da restauração - Um triste passado


Hoje, quem passa pela Rua Major Facundo, se vê diante do que poderia se passar por uma miragem: um luxuoso casarão de três andares, de traços neoclássicos, ornado por azulejos, florões e rosáceas. É o Sobrado Dr. José Lourenço, erguido em meados do século XIX, que parece saído de uma máquina do tempo.

Ponte entre o passado que tem suas marcas ameaças por uma urbanização descontrolada e o presente que, aos poucos, toma consciência da necessidade de lembrar o que viveu, o sobrado foi reinaugurado em 2007.
A restauração do prédio, executada pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), lhe confere ainda uma nova função: tornar-se um centro de convivência das artes visuais (incluído seu aspecto museológico), com ações e estrutura voltadas para abrigar cursos, palestras e workshops.

“O Sobrado vai ser a sede do Sistema Estadual de Museus. Está nos planos da secretaria trazer para exposição obras de reservas técnicas de museus do Interior. Mas também queremos ter exposições de arte, do passado e atual, tanto com artistas mais jovens, como com aqueles que já são consagrados.”, explicou a secretária-adjunta, Delânia Azevedo.

No clima de pluralidade, o Sobrado abriu as portas para sua primeira exposição, a 4ª Mostra Cariri das Artes, intitulada O Cariri Aqui!”. Nela, foram reunidas obras de artistas nascidos ou radicados na sub-região cearense. Na ocasião, ainda foi lançado o livro “O sobrado do Dr. José Lourenço”, organizado pelo pesquisador Gilmar de Carvalho, reunindo textos sobre a casa e seu primeiro morador.


O sobrado foi a primeira edificação de três andares construída no Ceará, na segunda metade do século XIX, o Sobrado da Rua da Palma – hoje Rua Major Facundo, foi criado para cumprir as funções de residência e consultório do médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro Silva (1808-1874).




Como atividade permanente, o Sobrado oferece atendimento ao público de diversas áreas de conhecimento e níveis escolares. Além de apreciar a formosa arquitetura neoclássica, o visitante tem a oportunidade de participar de uma programação eclética, como: cursos, palestras, seminários, workshops, exposição com um artista convidado, oficinas que ensinam técnicas artísticas... tudo na área das artes visuais.


Recepção do sobrado

Entre os demais sobrados existentes em Fortaleza, a edificação se destaca por possuir um telhado prismático de quatro águas e pelo tratamento dado às fachadas laterais, que possuem janelas de peito que dão para telhados vizinhos e cornijas acompanhadas por frisos de azulejos, características essas atípicas de um sobrado unido às suas divisas.


Foto by Manilov


A história do prédio centenário está documentada no livro O Sobrado do Dr. José Lourenço, realizado pela Associação dos Amigos do Museu do Ceará e organizado pelo Prof°. Gilmar de Carvalho. A publicação traz fotos das etapas da restauração da edificação, textos de renomados estudiosos cearenses sobre o ilustre médico, além da reflexão sobre os múltiplos usos do sobrado e sua significação. Os interessados pela publicação poderão adquirir o livro no próprio espaço cultural.





Saiba Mais:

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado da Rua da Palma – hoje Rua Major Facundo – é testemunha de uma época. Primeira edificação de três andares construída no Ceará, para cumprir as funções de residência e consultório do médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro Silva (1808-1874) , abrigou posteriormente oficina de marcenaria, repartição pública e bordel. Tombado pela Secretaria da Cultura do Ceará, foi restaurado em 2006 pelo Governo do Estado. Inaugurado em 31 de julho de 2007, o Sobrado Dr. José Lourenço abriu as portas ao público com nova identidade: um novo centro cultural aglutinador das artes visuais do Ceará. O espaço abriga salas para exposição, auditório e café, consolidando-se como local de convivência e difusão das artes visuais, possibilitando o acesso gratuito da população a uma programação comprometida com a criatividade artística e a inclusão cultural.

Serviços: Sobrado Dr. José Lourenço
Rua Major Facundo, 154 – Centro (Entre as ruas Castro e Silva e Senador Alencar)
Fortaleza – CE – Brasil
Telefone: (85) 3101.8826 / 3101.8827

Horário de visitação:
Terça à sexta-feira das 09h às 19h
Sábado das 10h às 19h
Domingo das 10h às 14h.
Entrada Gratuita.

Crédito: Diário do Nordeste, Arrudeia Ceará, Secult e pesquisas na internet

12 comentários:

  1. Olá Leila,
    Você e a sua Nobre iniciativa de nos enriquecer com formidáveis informações históricas sobre nossa capital, eu amo essas coisas. Eu tenho muitas relatos escritos sobre Fortaleza dos meus tempos de infância e dolescência, quando morava no interior e nas férias viajava de trem para a capital (veja que romântico!), isto nos anos 60 para o início dos anos 70, mas são puras reminiscências, na histórico, são só lembranças, "causos"...
    Sabe, uma das coisas que eu ainda conheci, mas só tenho uma vaga lembrança, é o abrigo central, foi demolido bem no início dos anos 60, acho que 62 ou 63 (...e eu já era gente...) para dar espaço aberto ao novo hotel Savanah, o chique da época; estou aguardando uma reportagem sua sobre o mesmo, acho que vale a pena e que é um dos nossos ícones do passado, que tal?
    Abraços,
    Walter, Recife-PE

    ResponderExcluir
  2. Oi Walter!
    Mas é claro que eu já falei do Abrigo Central, na verdade se vc pesquisar sobre ele no meu blog, irá surgir vários post sobre o assunto :) Por descuido esqueci de fazer um marcador, mas já vou resolver isso agora!

    Abraços querido

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO DO TEMPO Q TRABALHEI.
    LÁ FOI UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL.

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA Q MIM DESSEM ALGUM INFORME SOBRE O ANTIGO PRÉDIO LOCALIZADO NA RUA CEL.FERRAZ 120 PQ FIQUEI MUITO INTERESADO NO DIA Q FUI LA NO PRÉDIO..

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriano,para informações sobre a Escola, basta acessar o link: http://fortalezanobre.blogspot.com/2010/06/escola-de-jesus-maria-jose.html

    Ou procura nos marcadores Por ESCOLA DE JESUS MARIA JOSÉ.

    Abraços e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  6. Louvado tua idéia. Nirez recebeu uma bela homenagem. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. adorei a sua preservção da historia de fortaleza

    gostaria de saber mas informçoaes sobre o sobrado dr.Jose lourenço se possui algum livro ,pois tenho que fazem um trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Najara, boa tarde! :)

      A história do prédio centenário está documentada no livro O Sobrado do Dr. José Lourenço, realizado pela Associação dos Amigos do Museu do Ceará e organizado pelo Prof°. Gilmar de Carvalho. A publicação traz fotos das etapas da restauração da edificação, textos de renomados estudiosos cearenses sobre o ilustre médico, além da reflexão sobre os múltiplos usos do sobrado e sua significação. Os interessados pela publicação poderão adquirir o livro no próprio espaço cultural.

      Abraços e obrigada pelo comentário O/

      Excluir
  8. LEILA BOA TARDE.
    INFELIZMENTE O ESPAÇO NÃO FUNCIONA DURANTE O DOMINGO.MAS COM CERTEZA ESTEREI INDO DURANTE A SEMANA PARA CONHECER ESTE IMPORTANTE LOCAL QUE É PARTE DA NOSSA CULTURA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não funciona mais aos domingos, Alex?
      No site da Secult, ainda consta esses horários para visitação:

      Terça a sábado, de 09 às 19h e aos domingos, de 10 às 14h. Entrada gratuita.
      Contatos: (85) 3101-8826/3101-8827

      Abraços e vou procurar me informar melhor!

      Excluir
  9. Leila,
    Obrigado pela referência ao meu trabalho
    de restauro e reconversão de uso desse importante e significativo patrimônio de Fortaleza
    Abs, Domingos Linheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Domingos Linheiro, eu agradeço demais e fico lisonjeada com o seu comentário!

      Parabéns pelo primoroso trabalho!

      Forte e caloroso abraço

      Excluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: