Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Bondes em Fortaleza - Registro em fotos
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bondes em Fortaleza - Registro em fotos


Para terminar nossa seção sobre os bondes em Fortaleza, separei algumas relíquias desse época.

Começaremos com esse belo postal de 1909
Estamos na Rua Formosa, sentido Passeio público, uma das mais importantes de Fortaleza, num postal editado de 1909, com a seguinte mensagem: "As ruas de Fortaleza são todas desta largura, com poucas exceções. Por aqui passa o bonde Via Férrea que vai à Estação da Estrada de Ferro de Baturité." Na atualidade este cenário está quase totalmente modificado, com inúmeros prédios comerciais.
Agora uma foto postal do início dos anos 30 Raríssima imagem de um pequeno postal, chamado FOTO POSTAL (cerca de 6 cm de largura e altura, em papel). Um bonde elétrico na praça do Ferreira, anos 30. Homens de terno de linho branco irlandês com chapéus, por causa do forte sol. A igreja Cristo Rei ao fundo, cajueiros e casarões contemplam o raro cenário. O Palacete Ceará, prédio inaugurado no início do séc. XX e que ainda está presente na praça, é destaque na foto. Parece que a foto foi tirada de cima do Excelsior Hotel (inaugurado em dez/1931). Pode ser também de um fotógrafo lambe-lambe, assim chamado que no início do século XX se pendurava em locais de difícil acesso p/ registrar os acontecimentos da cidade.
Essa foto é dos anos 40 Esta foto panorâmica nos mostra a Praça do Ferreira, em Fortaleza, Ceará, nos anos 40. O serviço de bondes ainda existe (seria extinto em 1947), mas os ônibus já têm presença expressiva. Os veículos característicos dessa época tinham capacidade para aproximadamente 20 passageiros, e a mecânica utilizada poderia ser de vários fabricantes, como Ford, Chevrolet, Dodge e outros. Vemos a presença do lindo Excelsior Hotel, tido como o "primeiro arranha-céu" da cidade.

Bondes próximo ao Hotel Excelsior - 1931 - Crédito da foto: Arquivo Nirez
Foto de 1939 - Arquivo Nirez


Postal de 1927 - Cruzamento das Ruas Major Facundo e Guilherme Rocha. Era ponto de encontro de intelectuais e poetas da época. Rua Guilherme Rocha, que hoje é um calçadão onde não passam carros, já foi uma rua muito movimentada, com trânsito de automóveis, ônibus, bondes, caminhões e carroças, além de pessoas e animais. Ela já se chamou Travessa Municipal, Rua Municipal, Rua Nº 9, Rua 24 de Janeiro e Rua Coronel Guilherme Rocha. Hoje é apenas rua Guilherme Rocha. Estamos vendo o cruzamento dela com a rua Major Facundo, na praça do Ferreira na década de 20. Do lado esquerdo vemos a esquina onde ficava o "Maison Art-Nouveau" e logo depois o "Restaurante Chic", tendo antes passado pouco tempo como "Maison-Riche". Na esquina do lado direito, temos o sobrado do Comendador Machado tendo no térreo o "Café-Riche", onde se reunia a intelectualidade de então.Na foto antiga, além das casas citadas, vemos ainda multa gente, civis e militares, o bonde nº 28, da "Light" e dois automóveis típicos da época, com seus pneus estreitos parecendo de motocicletas. Naquela época todos andavam de chapéu, velhos, moços, crianças, mulheres, todos tinham algo na cabeça, quer fosse um chapéu de massa, um de palhinha, um quepe, uma boina, enfim, qualquer coisa que servisse de cobertura para a cabeça, o que ainda hoje deveria ser usado, com o sol que temos.
Bondes em Fortaleza - Foto de 1920



E por último essa rara foto dos Bondes de tração animal. Foto do livro Impressões do Brasil início do séc.XX, editado em Londres

Fim
Fonte: Pesquisa na internet

2 comentários:

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: