Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Capela de Santa Teresinha


A Igrejinha no bairro Arraial Moura Brasil muito antes da construção da Avenida Presidente Castelo Branco

Tombamento Municipal de 1986.
Localização: Av. Leste-Oeste


HISTÓRICO IGREJA SANTA TERESINHA

Esta situada em área do bairro popular chamado Arraial Moura Brasil ( que também já foi CinzaCurral), antes da abertura da Avenida Leste-Oeste. Foi preservada da demolição por intenso movimento popular promovido pela população local. É Patrimônio Histórico Municipal da Cidade. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1926
pela iniciativa dos pescadores e moradores do bairro liderados por Delmiro e João Pernanbuco. Foi inaugurada no dia 28 de fevereiro de 1928. Com a construção de uma nova igreja (Santa Edwirgens), a pequena igreja de Santa Teresinha deixou de ter funções religiosas e passou a abrigar atividades sociais esporádicas.



Descrição:

A Igrejinha tem características arquitetônicas singelas e bastante despojada. Sua importância, entretanto, deriva da marcante conotação popular. Composta de nave única, sacristia e torre sineira incorporada a fachada principal. Com pequenas dimensões, possui ainda, cobertura em duas águas com teIhado de telha capa e canal. A estrutura de coberta é composta por tesouras madeira com um desenho singular em forma de “X “, linhas, caibros e ripas. Destaca-se a singeleza da sua fachada principal - Oeste - de composição formal simples, com abertura encimada por verga em arco pleno, dois coruchéus laterais com elementos decorativos góticos flamejantes, adornos com volutas sobre o frontão e campanário central com cruz ao centro arrematam o mesmo. A figura do Espirito Santo esta representada ao centro do frontão e coroando o arco do campanário. Foi acrescida na sua parte posterior com uma sala com mezanino e banheiro. Com a abertura da Avenida Leste-Oeste, que foi construída em uma cota mais alta, a Igrejinha se encontra hoje em uma cota mais baixa, portanto deprimida em relação a paisagem que a circunda.


Essa igreja é a prova de que com o esforço e a luta da comunidade é possível se evitar tanta demolição do patrimônio da nossa cidade!

Essa capela desde a sua edificação tornou-se um símbolo cultural.



 02 de dezembro de 1946 - Na administração do prefeito Romeu Coelho Martins (Romeu Martins), a praça existente em frente à Igreja de Santa Teresinha, no Arraial Moura Brasil, recebe a denominação oficial de Praça Araripe Júnior, embora o povo a chamasse de "Praça Santa Teresinha".
Com a abertura da Avenida Presidente Castelo Branco, a praça desapareceu, restando apenas a igrejinha. Cronologia Ilustrada de Fortaleza

Fonte: Ofipro

21 comentários:

  1. ocelia maria pereira vieira22 de setembro de 2010 20:57

    Todos os dias da semana,passo em frente a esta igreja, tenho um grande sonho em conhecer-la por dentro a te mesmo em assistir uma missa...como faço? com quem me comunicar?
    Ocelia
    oceliavp@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Océlia, olha só, pelo o que eu sei, desde a
    inauguração da nova igreja,a de santa Edwirgens, essa igrejinha não tem mais função religiosa.
    Para visitá-la e conhecê-la por dentro, talvez só mesmo vc conseguindo falar com algum responsável lá na Igreja de Santa Edwirgens que fica próxima ao Marina Park Hotel.

    Beijinhos e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A IGREJINHA ESTÁ ABANDONADA E QUEM QUISER VISITA-LA, ELA FICA COM AS PORTAS ESCANCARADAS E VIROU LUGAR DE DROGAS E DE ENCONTROS AMOROSOS A NOITE. UMA VERGONHA PARA FORTALEZA!!!

      Excluir
    2. Infelizmente a igrejinha está abandonada e virou lugar de drogas e prostituição. Quem mora no bairro ver as portas estão escancaradas na lateral, os vândalos ficam por la à noite.

      Excluir
  3. ONDE POSSO ENCONTRAR FOTOS ANTIGAS DO BAIRRO MOURA BRASIL??? ANTES DA CONSTRUÇÃO DA AVENIDA LESTE-OESTE!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ql seu e-mail, Ápio?
      Eu te mando!

      Excluir
    2. Olá Leila, sou estudante de arquitetura e estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre os bairros Centro e Moura Brasil, gostaria de saber aonde posso encontrar fotos antigas (de antes da construção da Leste-Oeste) Obrigada!

      Excluir
    3. Oi Juliana, boa tarde!

      Essa primeira foto que vemos na postagem, é de antes da construção da avenida. :)

      Excluir
  4. Estou lançando a campanha abaixo pelo facebook para que a Igreja de Gortaleza retome essa capelinha na qual o Sangue de Cristo já foi muitas vezes derramado nas santas Missas! Divulguem!!!

    Absurdo: Capela Santa Teresinha na Av. Leste-Oeste Abandonada! Essa capela é patrimônio histórico e cultural da cidade! Iria ser demolida, mas por esforço da população, não foi! Agora o mais estranho: depois da construção da Igreja de Santa Edwiges, na Leste-Oeste, a Capelinha ficou abandonada! Não há mais atividade religiosa lá! E pasmem: o lugar sacralizado pelo Sangue de Cristo derramado em muitas santas Missas já realizadas no local hoje é profanado por ser ponto de drogas e prostituição!!!
    Se você é católico compartilhe essa campanha para que a Igreja de Fortaleza reforme a Capelinha Santa Teresinha e lá retome as atividades religiosas!
    Abaixo uma reportagem sobre a capela. Salve Maria!

    http://fortalezanobre.blogspot.com.br/2010/06/capela-de-santa-teresinha.html

    ResponderExcluir
  5. Olá Gente sou Geilson Cajui, e vice Presidente da Associação dos devotos de Santa Edwiges e nossa entidade após saber e constatar os absurdos existentes na Capela de Santa Terezinha, tomamos a responsabilidade pela administração do prédio.Agora a SECULTFOR no passou o comando e a nossa Presidente a senhora Ione, ja está tomando as providencias junto a Prefeitura de Fortaleza com o apoio da sociedade civil.

    ResponderExcluir
  6. Iremos realizar a limpeza da Capela, que encontra-se totalmente suja e cheia de lixo, como dejetos humanos, latas para uso crack e camisinhas usadas. Tudo está documentado em fotos reais. Também será realizada uma pintura e o retelhamento do prédio e na parte interna será reformulada como uma capelinha, onde colocaremos a imagem da Santa Terezinha que foi quebrada por vândalos. Mandaremos restaurar a imagem do Cristo na cruz do Altar e também adquirir umas imagens de Santos e Santas para as cantoneiras e uma via-sacra completa, alé de uma iluminação externa para o Natal deste ano. Se você quiser nos ajudar, ligue para (85) 87309684 - Geilson.

    ResponderExcluir
  7. Pedimos a todo que possam nos ajudar, na obra de recuperação da Capela de Santa Terezinha do Bairro Moura BrasiL. Por isso conto com vocês para que esse momento aconteca. Um abraço no coração de todos. Santa TEREZINHA do Menino JESUS - ROGAI POR NÓS. Dra. Ione Freitas.
    Contato: 85 87309684

    ResponderExcluir
  8. Vamos Juntos por Amor ao Patrimônio de Fortaleza, recuperar a Capela de Santa Terezinha. Contamos com todos os de bom coração para ajudarnos a recuperar a linda Capela.
    Associação do Devotos de Santa Edwiges.

    ResponderExcluir
  9. Com o esforço dos membros da Associação dos devotos de Santa Edwiges e com o apoio do Marina Park Hotel, do Vereador Alipio, Dona Célia, do jovem religioso Everton,Padre Ferreira, Professora Luiza Lins,SECULTFOR Fátima Mesquita e da nossa querida Prefeita Luizianne Lins e de todas as pessoas que de bom coração nos doaram ajudas colocando assim seus nomes no livro de ouro que fizemos em prol da recuperação da capela, hoje ela está totalmente restaurada e foi entregue a população de Fortaleza no dia 13 de Dezembro de 2012 dia de Santa Luzia, com a presença da Prefeita Luizianne Lins e de toda a comunidade.

    ResponderExcluir
  10. Hoje eu como presidente da Associação dos devotos de Santa Edwiges, quero agradecer a todos os membros da entidade que se esforcaram muito para ver a capela de Santa Terezinha recuperada, cito os nomes Felipe Tomás, Felipe Manin, Yasmine, Alex, João, Everton, Alipio, Angela, Célia, Breno, Edicarlos e um agradecimento especial para Ione Freire e Dona Geralda Serra, Ione que está fazendo um belo trabalho social com as familias do Bairro Moura Brasil e a Geralda por ser a sacristã da capela que cuida e zela pelo templo, agora aviso que a Capela estará aberta de Terça á Sabado das 16h ás 18h, todos convidados a visitarem e a rezarem na capela. Eu Geilson Cajui agradeço ainda as senhoras Elisa, Ana Judite, Cléia Monastério, Fátima Mesquita, Luiza Lins e Luizianne Lins pelo apoio dado a nós na recuperação da Capela.

    ResponderExcluir
  11. Graças a Deus! Eu não sabia que a Capela tinha sido restarauda! Muito bom! Deus ouviu minhas orações!
    Qual é o horário de funcionamento?

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, a vocês que contribuíram para a restauração desse lugar sagrado! Patrimônio histórico e cultural da cidade!
    Que os recompense!!! E Santa Teresinha interceda por vocês!
    Quais os horários e dias de funcionamento da Capela?

    ResponderExcluir
  13. Meus Pais nasceram, se criaram e se conheceram nessa geografia do morro santa terezinha, lendo essas história e vendo essas fotografias parece que estou passeando pelo meio das história que meus pais me contam desde de criança, Parabéns por deixar viva as belas história de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  14. sou um devoto de Santa Teresinha do Menino Jesus, e gostaria que alguém me dissesse onde tem uma igreja aqui em Fortaleza, aquela vizinho ao viaduto da leste oesta não funciona, eu quero fazer orações, se alguém souber de uma outra me avisa, meu wathsaap é (85) 9 8666 0702 ficarei muito agradecido.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Leila,sou um membro da familia Delmiro, gostaria de saber mais sobre o Delmiro que aparece na história da fundação da igreja de Santa Terezinha.Meu nome é Marcia Delmiro.

    ResponderExcluir