Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Hotel Central
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quarta-feira, 30 de junho de 2010

Hotel Central


Hotel Central - Em estilo neoclássico esta construção pertenceu ao comerciante Plácido de Carvalho

A foto antiga é de antes de 1908 e foi colhida do "Álbum de Vistas do Ceará - 1908" publicado por iniciativa da firma Boris Frères & Cia., que o mandou imprimir em Nice, França. Foram dois álbuns, um maior, vertical, e outro menor, horizontal.
O prédio ainda existe quase da mesma forma. Foi outrora o Hotel Central e depois abrigou várias repartições estaduais, entre elas o Departamento de Estatística, a Codagro - Posto de Revenda, a Febemce hoje no local, funciona o Casarão dos Fabricantes.

A foto antiga mostra à frente do prédio do hotel, o que serviu por muitos anos à Secretaria da Fazenda e que depois foi a Biblioteca Pública e que também, por muitos anos, deu abrigo ao Museu Histórico do Ceará. Depois foi demolido e em seu local, na administração Paulo Sarasate, foi levantado o Fórum Clóvis Beviláqua, já implodido. Em frente existia um posto de venda de gasolina que na década de 60 incendiou-se queimando toda a fachada do Fórum que teve de ser reformada.

Ao tempo da primeira foto, a Sé era a antiga, que foi demolida em 1938. A Segunda foto foi tirada de uma das escadarias da nova Catedral e vê-se a praça que rodeia o templo com suas palmeiras e cercado.

A foto mais recente, de Osmar Onofre, mostra as palmeiras já crescidas e a ausência do prédio do Fórum Clóvis Bevilaqua que foi implodido. A catedral nova, por ser bem maior que a antiga, ocupa o espaço da esquerda, onde também vemos uma guarita do estacionamento. A parte de cima do quartel do 9º Batalhão, depois 23º Batalhão de Caçadores e hoje sede da 10ª Região Militar, aparece na primeira foto e na segunda surge o Fórum Clóvis Beviláqua, mas a atual nada pode mostrar por ficar escondido.
As outras diferenças são de pavimentação, iluminação, urbanização e veículos.


Foto da década de 50/60 quando na época funcionou a Bolsa de Mercadorias do Ceará, tendo como primeiro presidente Jaime Machado da Ponte. Arquivo Nirez


Crédito: Portal do Ceará/Arquivo Nirez

Um comentário:

  1. parabéns pela página, é incrível, excelente conteúdo e acervo, resgata a história de uma forma inteligente e profissional, gostaria que houvessem outros assim!

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: