Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Fortaleza na Belle Époque III
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quinta-feira, 10 de junho de 2010

Fortaleza na Belle Époque III

Para fechar com chave de ouro nossa sessão sobre a Fortaleza na Belle Epoque, escolhi algumas preciosidades (fotos e postais), espero que vocês gostem!


Começaremos com uma vista rara, em meados de 1938-1939


Voltaremos mais ainda no tempo, agora para o ano de 1927


E que tal essa vista de 1905? Impressionante,né?


Essa é de 1911


Vista da cidade 1988 - Acervo raro de Tyrone Pontes


Uma das fotos mais antigas - Praia Formosa


Templo da Imaculada Conceição

Matéria publicada no Almanach do Ceará, de 1907

Por Soriano D´Albuquerque

"O Ceará ostenta em sua famosa capital um templo que é um verdadeiro primor de architetonica, sendo o estylo uma evocação de longinquas eras e a construcção o mais brilhante attestado do quanto pode o esforço que brota das almas persistentes.
E' o templo da Immaculada Conceição, erguido, simplesmente, á custa de donativos, por essas mulheres admiraveis - as Irmãs de CarIdade. (*)
Obedecendo seus delineamentos á symbolica architectura germinada do mysticismo medievo, representado pelas cathedraes gothicas. torna-se indispensavel associar á descripção do edificio o significado mystico das partes componentes, para ser melhor comprehendido e eontemplado.
Foi nesse tempo em que se procurava, por meio pratico, fazer entender a tradicção revelada de Christo, em que a architectura era um como livro accessivel a todos, suhstituindo o texto pela imagem, traduzindo em linhas, esculpindo em signaes a vida dos santos, os evangelhos apocryphos e lendarios; foi nesse tempo que appareceu o estylo gothico, muito embora os Godos nada tenham que ver com a architectura que se apoderou do seu nome.
Pelas expansões graciosisimas desse estylo foi que o espirito abandonou as cryptas escuras e tristes das igrejas subterraneas - de¬mandando as alturas luminosas ... E materializou sob attrahentes formas a sua ancia do infinito, ancia de luz, com esse "Mysterio petrificado" na expressão feliz de Michelet.
Exteriormente o templo cearense condiz com toda essa aspiração suprema, transmittindo-nos pelo conjuncto architectural-gracil e magestatico ao mesmo tempo- algo de ineffavel e tocante, a visão duma supplica de pedra! ...
O frontespicio todo um encanto de simplicidade, abrange o torrel. Este, com o coruclleu denticulado, alça-se imponente, sobre o telhado de ardosia, dardejando a flecha para este céo do Norte, muito azul, muito bello, ora bonançoso abrindo-se em bençãos, ora ardentissímo fechando desolações!...
Na fachada do templo vê-se uma Virgem de pedra anichada acima do portico, o que constitue ritual seguido pela maior parte das basílicas. Em volta do templo, columnas estão entranhadas nas paredes acafeladas de cimento, terminando em pequenas pyramides paTa além das cimalhas. Nos intercolumnios, portas e caixilhos em ogiva. A ogiva que tem a forma de triangulo é caracteristica do estylo gothico: duas de suas linhas são curvas, isto é, compostas d'um infinito de linhas rectas. Esta aspiração commum de linhas in­finitas em numero é o mysterio do triangulo ogival, pondera Mi­chelet.
E tudo o que acabamos de descrever encerra symbolos. Para o mystico Durand de Mende as columnas significam os dogmas divi­nos, o cimento exprime a caridade ardente pela cal que contem, a qual se une, por meio d'agua, que é o espirito, com as cousas da terra, representadas pela areia, que tambem entra em sua formação; as ardosias do tecto são os soldados, os cavalleiros que defendem o santuario contra os pagãos parodiados pelas tempestades; o campanario e o torreão personificam os pregadores e prelados, e seus corucheus são a anagogia da perfeição que estas almas procuram at­tingir, elevando-se.
O interior da egreja da lmmaculada Conceição deslumbra. O olhar abrange o recinto num extasis contempl3tivo, tal o encanto que offerece.
O altar é de estylo consoante com o do templo, apresentando em seus florões e rendilhamentos um trabalho finamente artistico. Ahi depara-se a Virgem, esculpturalmente linda, toda um esplendor de pureza, toda um sonho de piedade, com os braços estendidos ao longo do corpo, das mãos espalmadas despedindo feixes luminosos - symbolo suggestivo das graças que distribue...
Na parte anterior do altar existe um esplendido relevo repre­sentando a Ceia de Jesus.
O sol inunda o templo numa dealbação de côres, através dos vitraes das ogivas. E nessa incandescencia os vitraes como contras­tam com seu aspecto exterior! Vistos de fóra semelham-se a teias de aranhas cheias de pó; é necessario entrar na egreja afim de se poder descobrir o seu encantamento egual ao dos albores, o que não­ é o exterior sacrificado ao interior, e sim um symbolo da alma, como diz Huysmans, Illuminada nos seus arcanos, uma allegoria da vida intima.
No fundo da abside insta!lam-se quatro vitraes com pinturas que os raios do sol maravilhosamente animam. Um representa o mar­tyrio de Perboyre, missionario francez, suppliciado pelos chinezes, outr à Virgem da medalha milagcosa, o terceiro, Christo entregando nm escapulario a uma Irmã de Caridade, o ultimo o Bem aventu­rado Regis Clet.
A nave tem a abobada em fundo de barca, onde os doze apostolos estão pintados. Nas partes lateraes da nave, em supportes presos ás columnas que vão formar a arcaria do tecto, vêem-se duas ordens de santos magnificamente esculpidos.
Ainda de accordo com o estylo do templo, existe a um lado o pulpito que significa a montanha donde pregou Christo. O pavimento é de mosaico; e como nos templos gothycos tudo é um symbolo, o pavimento exprime o fundamento da Fé - a humil­dade. "


(*) Foi começado em 1896 e inaugurado em 1903.
O custo total da obra montou á quantia de duzentos e oitenta contos de "réis' (280,000$000) o que é incontestavelmente digno de nota dada as condições da obtenção de tão avultado capital.
Texto original com grafia da época


Sobrado do Dr. Jose Lourenço, fotografia rara


Sobrado do Comendador Machado, hoje substituído pelo Excelsior Hotel


Três belos cartões postais - Seminário Episcopal, Instituto Epitácio Pessoa em 1927 e as jangadas do Mucuripe


Sede da Padaria Espiritual


Santa Casa de Misericórdia


Rua Major Facundo -1928


Restaurante Iracema do Álbum de Vistas do Ceará, em 1908


Restaurante do Clube Iracema 1924


Raro postal da véspera de Natal, em 1920, Majestic Palace


Rua Formosa, sentido Passeio público, uma das mais importantes de Fortaleza, num postal editado de 1909. Escrito: As ruas de Fortaleza são todas desta largura, com poucas exceções.


Rua Sena Madureira, início séc. XX


Rua Sena Madureira


Rua Major Facundo, inicio do séc XX


Rua Floriano Peixoto, postal de 1905


Rua Barão do Rio Branco, fins do séc XIX, início do séc XX


Rua Barão do Rio Branco, antiga Rua Formosa, postal de 1925


Prédio da família Albano em Fortaleza - 1910


Praia do Meireles, em primeiro plano as dunas (que existia no Mucuripe) Final déc de 30


Praia de Iracema, 1920 - Arquivo Gerard Boris


Praça do Ferreira, o coração da cidade, em 1952


Postal da Praça da Sé


Postal Praça Bárbara de Alencar


Postal da Praça José de Alencar na Belle époque


Praça General Tibúrcio, raro postal editado em 1900


Outro postal da Praça General Tibúrcio (conhecida como praça dos Leões) séc. XX


Postal da Praça Fernandes Vieira


Praça do Ferreira início do séc XX


Postal, meados de 1917-1920; destaque o Majestic Palace


Postal Solar Carvalho Mota, 1918


Postal Sobrado de Joaquim da Cunha Melo (Barão da Ibiapaba)


Postal raro, Passeio Público, 1907


Postal raro, Mercado Público, 1910


Postal raro do Passeio Público na Belle Epoque


Postal raro da Rua Guilherme Rocha, anos 20. Loja Trianon


Postal raríssimo de 1881, enviado em 1906, jangada do Nascimento. Dragão do Mar.


Postal praça do Ferreira final de 1920


Postal por volta de 1900, Escola Normal; o Teatro José de Alencar ainda não existia


Postal Ponte Metálica


Postal jangadas


Postal início do séc. XX - Faculdade de Direito


Postal de 1926 - Estação Ferroviária João Felipe


Postal antigo Palácio do Plácido


Passeio Público, 1905


Palácio Plácido


Mucuripe


Interior do Cine Magestic


Igreja do Patrocínio, postal 1910


Igreja do Carmo


Hotel de France, 1905, hoje Associacão Comercial do CE


Hotel de France


Faculdade de Direito, 1910


Ex-prédio da Intendência Municipal


Cine Theatro Majestic Palace, inaugurado em 1917


Chauffers do Posto Peixoto


Centro Literário


Casa Bóris, 1908


Café Fênix, na antiga praça José de Alencar, hoje Largo do correio. 1908, Arquivo Nirez


Banco Frota & Gentil, postal de 1925


Atual Praça José de Alencar. 1908, Arquivo Nirez


Antigo Hotel de France


Antiga Rua da Palma e Casa Plácido


Antiga Catedral da Sé


Anos 20, Jacarecanga


1904. Praça do Ferreira - Rua Major Facundo


1889 - Centro Repúblicano Cearense
Crédito: Fortal

5 comentários:

  1. Sensacional este site, muito bem feito os comentarios.
    Parabéns.
    Obs. Gostaria que me tirasse uma duvida, com relação uma foto que aparece a Igreja do Rosário, e uma outra proxima, que eu acho que ficava onde hoje é uma ag. CEF, pela rua Sena Madureira.

    ResponderExcluir
  2. Oi Francisco José, muito obrigada pelo elogio!!!
    Quanto a sua dúvida, eu tenho quase certeza que é isso mesmo, hoje nesse prédio encontra-se uma agência da Caixa. Olhando pelo Google Earth, depois da Igreja do Rosário, tem a Academia cearense de letras e logo mais atrás a Caixa Econômica agência Praça do Ferreira. Espero que eu tenha entendido sua pergunta rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Leila, poderia postar Fotos de Escolas e Liceus no Período da Fortaleza Belle Epoque é para um seminário! Agradeço a atenção!!!

    ResponderExcluir
  4. Se vc procurar nos marcadores, irá encontrar postagens sobre o Liceu do Ceará, Escola Normal, Escola Jesus, Maria, José, Imaculada Conceição e muitas outras, inclusive com várias fotos de época.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso site...muito bom, mesmo! mas não tinha o que eu procurava. Sabes onde posso encontrar algo sobre a cultura musical e danças na Fortaleza da Belle epoque...? se tiver alguma referência fico muito grato.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: