Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Ruas de Fortaleza - Mudanças (Rua Pedro Pereira)
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



domingo, 13 de junho de 2010

Ruas de Fortaleza - Mudanças (Rua Pedro Pereira)


RUA PEDRO PEREIRA ESQUINA COM RUA FLORIANO PEIXOTO

Esta casa foi construída para residência, mas na época da primeira foto nela já estava funcionando o Instituto Brasil - Estados Unidos - IBEU, fundado em 9 de agosto de 1943, instalou-se no dia 25 de novembro do mesmo ano. Era a época da 2a Guerra Mundial e os Estados Unidos estavam em plena evidência. Mas a primeira sede do IBEU foi na esquina da rua Barão do Rio Branco com Rua João Moreira, passando depois para o prédio da esquina da rua General Sampaio com avenida Duque de Caxias, isto em 1945. Em 1951, no mês de julho passou para a casa da primeira foto e de lá só saiu em abril de 1956, mudando-se para a Rua Solon Pinheiro nº 58. Surgiu então na casa, a fábrica de gelo de Luiz Frota Passos, ex-proprietário do bar "O Jangadeiro", o mais famoso no tempo da guerra, na Praça do Ferreira, pioneiro em casas de empréstimo de mesas e cadeiras para festas, o Depósito OK.

Quando esteve em Fortaleza o escritor Érico Veríssimo foi nesse prédio que proferiu várias palestras.
Depois a casa foi demolida e em seu lugar foi construído o prédio que ainda hoje lá se encontra - esquina nordeste da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Pereira - onde funcionou primeiramente a loja "Cruzeiro Floriano", seguida da "Nordeste Confecções". Outras casas comerciais passaram por ali como a "Porta jóia ótica", tendo na parte superior a "Assistência Técnica Seiko".
Na foto antiga vemos os trilhos dos bondes elétricos. A placa indicadora da rua era bem grande e dizia: "Rua Marechal Floriano Peixoto". Na esquina da casa um cartaz de propaganda de um circo que estava na cidade, provavelmente no terreno que ficava na Rua do Rosário por trás da Prefeitura, onde hoje é o INSS, e, mais abaixo, uma propaganda, pichada, de Alísio Mamede.
A foto mais recente, colhida do mesmo ângulo pelo fotógrafo Osmar Onofre, mostra na esquina a "'Ótica Camila", "O Boticário" e outras casas comerciais. Por trás estão os prédios do INSS, que fica após a Secretaria de Finanças da Prefeitura e o edifício da Teleceará que fica na Rua Sena Madureira.
Fonte: Portal da história do Ceará e Arquivo Nirez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: