Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Aderson Moreira da Rocha - Um brilhante engenheiro [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aderson Moreira da Rocha - Um brilhante engenheiro


O Dr.  Aderson Moreira da Rocha, nasceu em 12 de abril de 1911 em Fortaleza. Filho do ex-Deputado Federal Dr. Manuel Moreira da Rocha e de Amália Moreira da Rocha.

O Professor Aderson Moreira da Rocha era formado em Engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro e foi professor catedrático da Escola de Arquitetura e da Escola de Engenharia da hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Era cearense de nascimento, filho de uma tradicional família do Ceará, inclusive muito ligada à política local. Seu pai, Dr. Manoel Moreira da Rocha, foi Deputado e chefe político do Ceará durante muitos anos. Era um homem que tinha uma grande bravura pessoal e recebeu a alcunha, pela qual era muito conhecido no Ceará, de "Manuel Onça", justamente pela sua combatividade. 


O pai (Manuel Onça) - Acervo de Angelo Moreira da Rocha

O professor Aderson tinha irmãos que militaram na política, como, por exemplo, Crisanto Moreira da Rocha, que foi Deputado Federal em várias legislaturas e fundador da Casa do Ceará, uma benemérita instituição em Brasília, que presta um grande serviço às pessoas mais necessitadas; Acrísio Moreira da Rocha, Prefeito de Fortaleza por dois mandatos e interventor do Ceará no período do Estado Novo; Péricles Moreira da Rocha, que foi Deputado Estadual em várias legislaturas no Ceará; e outros irmãos que se destacaram em várias atividades profissionais. 


Altair Bittig Borges Moreira da Rocha - Acervo de Angelo Moreira da Rocha

Casou-se pela primeira vez com Altair Bittig B. Moreira da Rocha com quem teve três filhos.

Aderson com a esposa Altair e o filho mais velho - Acervo de Angelo Moreira da Rocha

O professor Aderson Moreira da Rocha foi, ainda, professor honoris causa de várias universidades estrangeiras, ajudou a organizar o curso de Engenharia da Universidade de Brasília, fundou várias revistas técnicas que difundiam artigos, principalmente sobre cálculo estrutural e sobre concreto armado, formou grande contingente de calculistas que dele receberam segura orientação técnica e profissional e foi um dos responsáveis pela massificação do uso do concreto armado no Brasil. Inclusive, em Brasília, o cálculo da primeira ponte sobre o Lago Paranoá foi de sua autoria.

Aderson Moreira da Rocha teve quatro meninos: Aderson, Angelo, Zé Mauro e Claudio, fruto de seu segundo casamento.

Foi o único irmão de Acrísio, Péricles e Crisanto que não foi político mas teve uma CARREIRA BRILHANTE e, até hoje, é conhecido por TODOS OS ENGENHEIROS CIVIS que se formaram até o final da década de 90 (em particular), principalmente por seus livros didáticos que, por muito tempo eram os únicos especializados e vendidos para o exterior. Seu extenso Currículo já foi publicado em várias revistas especializadas, no CREA e no Clube de Engenharia onde era homenageado quase todo ano. 

Foto de uma das homenagens a Aderson Moreira da Rocha na sua terra natal, Fortaleza, dos professores universitários que lhe deram o título de DOUTOR HONORIS CAUSA na Universidade do Ceará - Acervo de Angelo Moreira da Rocha

Um dos inúmeros títulos recebidos no Rio, provavelmente o de PROFESSOR EMÉRITO da Universidade Federal do Rio de Janeiro Acervo de Angelo Moreira da Rocha

Em 20 de abril de 1934, informam telegramas do Rio que, vitorioso num concurso, foi nomeado Engenheiro da Prefeitura do Distrito Federal o Dr. Aderson Moreira da Rocha.

No dia 09 de Setembro de1967, ocorre reunião do Conselho Universitário, tendo o reitor Fernando Leite proposto os nomes de Aderson Moreira da Rocha e Tarso Dutra para Doutor Honoris Causa pela UFC.

O irmão Acrísio com os sobrinhos Acervo de Angelo Moreira da Rocha


A mãe Amália Moreira da Rocha, pouco tempo antes de falecer – Década de 70 - Acervo de Angelo Moreira da Rocha


Aderson Moreira da Rocha em sua casa em cerimônia religiosa com os três filhos e suas noras na década de 80 - Acervo de Angelo Moreira da Rocha



Aderson Moreira da Rocha no escritório de sua residência, trabalhando em seus cálculos de estrutura, com o filho Angelo aparecendo ao fundo. Década de 80 - Acervo de Angelo Moreira da Rocha


Aderson Moreira da Rocha, faleceu no dia 25 de janeiro de 1996 na cidade do Rio de Janeiro.


[angelo5.jpg]
Agradeço ao querido amigo e filho do homenageado, Angelo Moreira da Rocha, por várias informações e pelas maravilhosas fotos pessoais que ele me enviou.

Fontes de pesquisa:
http://www.senado.gov.br, Multiply Família Moreira da Rocha e Revista do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) -1958 e 1986

7 comentários:

  1. Leila, de vez enquanto volto a esta página para mostrar para um engenheiro conhecido que foi aluno de papai ou estudou em seus livros. É a matéria mais completa a respeito dele que se poderia fazer. Já curti no Face, agradeci etc. Agora pediria que você a enviasse por e-mail - anjosmr@terra.com.br - para que eu possa copiar e ter comigo para quando encontrar na rua algum outro amigo ou conhecido dele. Um forte abraço. Angelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querido Angelo!

      O amigo não pode mensurar a alegria e satisfação que sinto ao saber que o filho do homenageado, gostou tanto assim do trabalho, isso não tem preço!:)

      Já enviei o artigo para o e-mail do amigo.

      Forte e caloroso abraço

      Excluir
    2. Me formei Engenheiro Civil em 2011 e tive o prazer de estudar pelos livros do professor Aderson Moreira da Rocha. É uma pena que não podemos mais comprar seus livros nas livrarias, e não encontro em qualquer sebo em bom estado de conservação. Ainda assim foi muito bom conhecer um pouco de seu passado o que me dá mais entusiamo para crescer profissionalmente.

      Excluir
  2. \prezado senhor, hoje, movido pela curiosidade, sobre a familia de minha avó paterna, encontrei no site da Biblioteca Nacional, oa proclams de seu casamento, que correram no RJ. Através de seu tio e padrinho Frederico Borges verfiquei ser ssa minha avó era filha de Manoel do Nascimento Moreira e de Carolina Borges moreira. Essa Carolina, por sua vez, era filha de Vitoriano Augusto Borgrs e Umbelinda Moreira da Rocha, Será que desse resumo posso concluir que teríamos um ponto de conexão no passado?
    Grato pela atenção
    Geraldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geraldo, boa tarde!

      Talvez vc tenha razão!
      O primeiro comentário dessa postagem, é do professor Angelo Moreira da Rocha, que é filho do Dr. Aderson Moreira da Rocha, o homenageado desse post. Clique no perfil do professor e exponha essa dúvida no blog do próprio Angelo, talvez ele possa lhe ajudar a desvendar esse passado! :)

      Abraços

      Excluir
  3. Não creio, que eu saiba o nome Moreira da Rocha foi inventado por meu avô,pois brigou com parte da família e retirou de seu nome a parte que não lhe agradava. Mas como homem notável, seus irmãos ficaram com o sobrenome criado.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai Jose Marinho Pinto Ferreira foi aluno do Prof. Aderson Moreira da Rocha, na turma de - 1951. Faculdade Nacional de Arquitetura.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: