Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sábado, 2 de junho de 2012

Rua General Sampaio - Antiga Rua da Cadeia - 2º Parte



Casa do Barão de Camocim (Geminiano Maia) na rua General Sampaio nº 1632 - Arquivo Nirez

Em 1928, na Rua General Sampaio, funda-se a primeira emissora do Ceará, a Rádio Educadora Cearense, de vida efêmera, funcionando na esquina da Rua General Sampaio (nº 118) com Rua Meton de Alencar e que chegou a transmitir jogos realizados na Praça de Pelotas (atual Praça Clóvis Bevilaqua), que ficava em frente.
Tinha em seu quadro nomes como Pierre Pereira da Luz (Pierre Luz) que foi o primeiro locutor, Sebastião Coelho, Antônio de Alencar Santiago (Antony Santiago), Francisco Hill Odorico de Moraes (Hill Moraes), Augusto Mena Barreto, Tomás Marques Dias, Francisco José Odorico de Morais, Egídio Coelho, Luís Spíndola, Jeferson Braun, Achiles Arrais, Antônio de Oliveira Braga, J. Miranda Lopes, Renato F. Cardoso, Francisco Flósculo Barreto, Benjamin Falcão e Osvaldo Fernandes. Ouve anteriormente a Rádio Clube Cearense, mas não chegou a ir ao ar.



Em destaque, o prédio da Rádio Educadora Cearense - Arquivo Nirez

No dia 28 de março de 1931, o Cine Luz surge na Rua Castro e Silva nº 47 (antigo), esquina com Rua General Sampaio nºs 4 a 10 (antigos), na Praça Castro Carreira (da Estação), numa dependência da antiga Fábrica Proença, com o filme "A dama escarlate", da Columbia Pictures.
Era de Bernardino Proença Filho e José Bezerra da Silva

Cine Luz, na Rua General Sampaio 526, esquina com Castro e Silva, na Praça Castro Carreira (da Estação). 
Foto de janeiro de 1943, quando estava em cartaz - 'Blackout - Nas Sombras da Noite' (Contraband - Blackout), produção inglesa, de 1940, dirigida por Michael Powell, com Valerie Hobson e Conrad Veidt. O filme foi lançado no circuito Ribeiro no dia 3 de janeiro de 1943. No ano anterior tinha sido exibido outro, produção de 1938. "Sombras da Noite" (While New York Sleeps). Arquivo Nirez

Em 27 de junho de 1933, é reinaugurado o Cine Luz, na Praça Castro Carreira (da Estação), na Rua Castro e Silva esquina com Rua General Sampaio.


No dia 20 de julho de 1938, acontece um acidente na esquina da Rua General Sampaio com Rua Meton de Alencar, na Praça Clóvis Beviláqua, às 8h do dia, quando o bonde nº 137, do Benfica, guiado pelo motorneiro nº 146, José Pereira Costa abalroa com uma camioneta placas 17-59 dirigida pelo "chauffeur" Antônio de Sousa que recebeu pequenos ferimentos. 

Acidente de 20 de julho de 1938, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Meton de Alencar, na 
Praça Clóvis Beviláqua - Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Nirez

Em 25 de janeiro de 1939, é inaugurada, em prédio na Rua General Sampaio nº 439, na Praça Castro Carreira, a Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo, de Medeiros & Soares Ltda., firma formada pelos médicos Juvenil Hortêncio de Medeiros e A. Otoni Soares. Anos depois se transferiu para a esquina da Avenida Barão de Studart nº 790, com Rua Pereira Filgueiras, passando depois sua entrada para a esquina da Rua Pereira Filgueiras com Rua José Lourenço nº 777.


No dia 10 de agosto de 1940, a Empresa Clóvis de Araújo Janja inaugura, na Rua General Sampaio nº 1263, o Cine Rex, com o filme A Enfermeira Edite Cavel, da RKO, com Ana Neagle, Edna May Oliver e May Robson, no local onde esteve, por muitos anos, a Serraria Rodolfo e sua fábrica de pregos.

No mesmo ano, em 29 de junho, é inaugurada a Casa de Saúde e Maternidade São Pedro, pelo Sindicato dos Marítimos Cearenses, na Rua General Sampaio nº 441, na Praça Castro Carreira (da Estação).

Em 09 de agosto de 1943, é fundado, em Fortaleza, o Instituto Brasil-Estados Unidos - IBEU, no Palácio do Comércio e instalado em 25 de novembro do mesmo ano.
Faziam parte da sua primeira diretoria Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda), Omar O`Grady, Jorge Moreira da Rocha, tenente P. Wandsworth, José Ramos Torres de Melo e Fausto Augusto Borges Cabral (Fausto Cabral).
Sua sede ficava na esquina da Rua João Moreira com Rua Barão do Rio Branco.
Em novembro de 1945, mudou-se para prédio na esquina da Rua General Sampaio nº 849 com Avenida Duque de Caxias; em 04/07/1951, foi para prédio na esquina da Rua Pedro Pereira nº 258, com Rua Floriano Peixoto; em 21/04/1956, passou para prédio próprio na Rua Solon Pinheiro nº 58. Hoje tem filial na Rua Nogueira Acioli nº 801, na Aldeota.



 
Bar Americano, de Pedro Benício Sampaio. "A foto interna data de 14 de janeiro de 1951, onde se vê algumas pessoas e coisas interessantes. Na porta, visão da Praça José de Alencar que ficava em frente. O bar era localizado na esquina da Rua General Sampaio com Rua Guilherme Rocha. Era uma espécie de mercearia de primeira ordem misturada com bar. Próximo à porta vemos um juke-box (máquinas que tocavam discos). Das pessoas presentes apontamos, da esquerda para a direita de quem olha: Iran Benevides, Assis Ibiapina, Bruno Maia, Arnolfo Fontenele, o locutor Aderson Braz, Carlito Costa, Luiz Cândido Costa Filho (o Rei Momo Luizão I e único), Pedro Benício Sampaio - proprietário do bar - e alguns fregueses. Nirez

Em 06 de julho de 1944, encontra-se ainda em Fortaleza a cantora Zilá Fonseca, apresentando-se no Ceará Rádio Clube. Ela posa, despida, para os pintores na sede do Centro Cultural de Belas Artes - CCBA, nos altos do Bar Americano, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua General Sampaio, em frente à Praça José de Alencar.

 
Edifício Fenix Caixeiral, na esquina da Rua General Sampaio - 
Álbum Fotográfico de Propaganda Bilingue (Português e Italiano) - 1925

Em 01 de maio de 1953, com a presença de numerosas autoridades, entre as quais o Stenio Gomes, vice-governador em exercício, Paulo Cabral de Araújo, prefeito de Fortaleza, realiza-se, às 10 horas, a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Edifício Fenix Caixeiral, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Guilherme Rocha.
De início, Armando Aguiar, presidente da Fenix Caixeiral explicou as finalidades da brilhante reunião.
Logo em seguida foi assinada a escritura do contrato de financiamento da construção por José Jereissati e José William Frota, ambos pelo IAPC e Armando Aguiar, pela entidade caixeiral.
Sobre a significação do ato falaram José Leão de Alencar Oliveira, membro do Conselho Administrativo da sociedade, e José Jereissati, que se congratulou com a família fenixta pelo empreendimento.
Stenio Gomes da Silva fez rápido discurso, congratulando-se com os fenixtas.
Hoje no lugar, se encontra o prédio do CEMJA.


No dia 16 de junho de 1956, surge mais uma emissora de rádio em Fortaleza, a Rádio Uirapuru de Fortaleza, ZYH-25, de Aécio de Borba Vasconcelos, José Pessoa de Araújo e José Júlio Cavalcante, já extinta, surgiu no 11º andar do Edifício Arara (IAPC), mudando-se depois para prédio próprio ainda existente na esquina da Rua Clarindo de Queirós com Rua General Sampaio em formato de um rádio, olhando para a Praça Clóvis Bevilaqua, passou pela Rua Quintino Bocaiúva, Avenida Desembargador Moreira nº 2055 e por fim foi vendida e desapareceu.

Em 09 de dezembro de 1957, o jornal Gazeta de Notícias muda-se para sua nova sede, o porão do prédio da Rádio Uirapuru, na esquina da Rua Clarindo de Queirós com Rua General Sampaio na Praça da Bandeira (atual Clóvis Bevilaqua). 

Praça Clóvis Bevilaqua, na época Praça da Bandeira, vendo-se a fonte e ao fundo a Rua General Sampaio. Década de 40/50 - Arquivo Nirez

Em 14 de setembro de 1971, instala-se em Fortaleza a Empresa Cearense de Turismo - Emcetur, funcionando no antigo prédio da Cadeia Pública, quadrilátero entre a Rua Senador Pompeu nº 360, Rua João Moreira, Rua General Sampaio e Rua Senador Jaguaribe. O primeiro diretor foi Eliezer Teixeira de Sousa.

Em 12 de julho de 1973, em reunião com os secretários Júlio Rego, da Saúde, e Ernando Uchoa Lima, da Cultura, o governador César Cals de Oliveira Filho determina que o Centro de Saúde que na época já era denominado Unidade Sanitária Nº 1 Barca Pelon, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Liberato Barroso, na Praça José de Alencar, seja demolido, para ceder espaço para a construção de jardins para o Theatro José de Alencar

No dia 29 de junho de 1973, ladrões assaltam, de madrugada, a loja A Esplanada, na Rua General Sampaio nº 1003, na Praça José de Alencar, usando um pé de bode e um alicate que deixam no local.

Casa do poeta Cruz Filho na Rua General Sampaio. José da Cruz Filho foi o Príncipe dos Poetas Cearenses. Sua casa ficava quase vizinha ao Theatro José de Alencar. Hoje em dia, não existe mais a casa, o Cruz Filho já é falecido e o local hoje está em negociação, pois a Secretaria de Cultura pretende desapropriar algumas casas ali entre o Theatro José de Alencar e a Casa de Juvenal Galeno.  Arquivo Nirez

Em 26 de outubro de 1973, o príncipe dos Poetas Cearenses, José da Cruz Filho grava depoimento para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), em sua residência, na Rua General Sampaio, sendo o momento registrado também em fotografia de Osmar Onofre

Loja Mesbla na Rua General Sampaio, nº1065 - Arquivo Nirez

Em 25 de janeiro de 1993, irrompe, às 18h30min, violento incêndio que devora em poucos minutos o Armazém Paraná, na Rua General Sampaio, na Praça José de Alencar, que atinge várias lojas na Rua Guilherme Rocha, entre elas Sapataria Sônia, Minna Discos, Micheline Baby e o magazine Calçados Populares.
O fogo foi debelado após quatro horas de intenso trabalho do Corpo de Bombeiros.


Outro incêndio aconteceu em 26 de dezembro de 1999. Ocorreu à noite e foi de grandes proporções, causado por um curto-circuito no Sukatão Amazonas, loja de confecções e miudezas na Rua General Sampaio nº 1159/1212, que foi destruído completamente. 

Mais um incêndio ocorreu em 10 de setembro de 2000 e destruiu a loja de calçados Petipé, localizada na Rua General Sampaio entre Rua Castro e Silva e Rua Senador Alencar.


 
Solar Carvalho Mota - Foto Ricardo Sabadia

Em 24 de outubro de 2003, às 19h30min, durante as comemorações dos 94 anos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, é apresentado o Projeto de Criação do Centro de Referência e Documentação do Semi-Árido em parceria com o IPHAN e o lançada a revista trimestral Conviver Nordeste, com as presenças do Ministro da Integração Nacional, Ciro Ferreira Gomes (Ciro Gomes) e da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral.
O local da solenidade foi no Solar Carvalho Mota, na Rua Pedro Pereira nº 741, esquina com Rua General Sampaio.


Rua General Sampaio - Foto de José Alberto Ribeiro

Rua General Sampaio sentido praia - Foto de Geonm40

Rua General Sampaio vendo-se o Centro de Turismo do Ceará. Antiga casa de detenção de Fortaleza.
Foto de Francisco Edson Mendonça Gomes



x_3ba0e942

Crédito: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo

3 comentários:

  1. nossa! Como era diferente!
    Sem o comércio ambulante, muito diferente de hoje!
    Agora, a cada dia no trabalho, não me esquecerei das imagens que você me deu de presente!
    Parabéns! Você é show :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! :)

      Fiquei muito contente em saber q vc gostou, q valeu muito a pena fazer essa pesquisa sobre uma rua tão histórica!

      Abraços

      Excluir
  2. Espetacular, parabéns!

    ResponderExcluir